2.26.2017

Como assim "fraldas, não!"?

Sabem quando nos enervamos quando estamos num momento em que queremos que a criatura se acalme e há sempre alguém que nem se lembra que são horas de ir dormir e acha que aquele é o momento adequado para fazer corridas ou lhe dar uma prenda? 

Esse alguém fui eu na sexta-feira. Parecemos todas prós e infalíveis a quem costumamos "sugerir coisas" mas depois, sem ninguém saber (no meu caso agora toda a gente fica a saber - menos o meu marido que ele não lê o blog, diz ele) cometemos esses erros também?

Na sexta-feira, com a Irene extremamente cansada do Carnaval da escola (onde não houve lugar para sesta e, portanto, fui buscá-la drasticamente mais cedo), mostrei-lhe que lhe tinha comprado três pares de cuecas giras. Era só isso. Queria só ter as cuecas para quando fosse apropriado para ela experimentar. Não foi para pressionar, não foi para negociar, não foi mesmo. Eu dir-vos-ia. Ao Frederico talvez não, mas a vocês diria. 

Cheia de sono saiu-lhe algo como uma birra enorme para vestir as cuecas e aí pus as mãos à cabeça: "toda a gente diz que é um processo que quando se começa, não se pode voltar atrás", "é inverno e quando ela fizer xixi pelas pernas abaixo vai ser mais complicado", "ela odeia a sanita", "ela só faz cocó na fralda nunca aceita sanita", ... 

Depois pensei: "ela quer, Joana!". Péssimo timing, claro, mas assim foi. Desde sexta-feira que a Irene a par de estar novamente com uma virose qualquer (deitei-a agora com uns 38º) está a experimentar o que é ter o pipi menos almofadado. Estou toda contente por agora ela ter aquilo mais ao ar. Sempre me meteu um pouco de impressão o possível micro-clima das fraldas. Blergh.

Imagem We Heart It


Como tem um alergia qualquer à sanita, pus o penico (o Frederico e a minha sogra odeiam "penico" e dizem "bacio", vocês também?) na sala e sugeri que ela se despisse sozinha para fazer xixi quando quisesse para eu não estar sempre a martirizá-la para fazer xixi. Ficando, claro, calmamente em pânico por ela poder estar a segurar o xixi por algum motivo e ficar com uma infecção urinária. É uma maravilha a minha cabeça, não é? 

Correu bem a primeira e a segunda. A terceira nem por isso, mas sem ralhetes. "Não faz mal" - dizia ela. 

Não, filha. Não faz. Claro que não faz. A nossa vizinha tem é de ter o fato do Marshall de volta sem xixi, mas a mãe trata disso (sorry, Ana <3).

Dorme com fralda à noite, dorme com fralda à tarde. E agora estou para ver com vai ser na escola com tantas distracções. Segui o timing dela (com uma oferta inesperada de roupa interior à mistura, é verdade). Vamos ver como corre. 

Fala-se muito dos bitaites da malta em relação à amamentação e ao desmame, mas olhem que com as fraldas é a mesma coisa. A miúda faz 3 anos em breve e desde o primeiro ano que sinto pressão de todos os lados apesar da minha crença ser "ninguém vai de fraldas para a faculdade" (a não ser se calhar aquelas universidades geriátricas, aí acho que há quem vá e agradece-se). 

Agora... se adoro vê-la de cuecas? E aqueles rabinhos de quem já se acha pessoa? 

.................

Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

29 comentários:

  1. Nós dizemos pote :) Boa sorte para o desfralde, é um descanso quando eles deixam a fralda!

    ResponderEliminar
  2. *sesta
    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  3. Deixa a Irene ao seu ritmo. Mais tarde ou mais em breve vai deixar de usar a fralda. E nunca ouve ninguem, incluindo os pediatras que me aconselharam zangar com o meu filho por rejeitar ir a sanita...(Ja agora, o que se passa com os pediatros?! Precisam de um pouco actualizacao...Grr...)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que primeiro tinha de ter perguntado a Irene quando é que ela queria tirar a fralda, ou seja, pedir-lhe autorização, só depois de ela a autorizar é que começava o processo. O mesmo serve para o desmame. Não nos podemos esquecer que ela já tem 3 anos e é perfeitamente capaz de saber o que é melhor para ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela ainda não tem noção temporal mas é um óptimo Conselho. Em relação à mama acho que ainda não sabe que o normal será fazer o desmame um dia. Tudo a seu ritmo como diz 😊😊

      Eliminar
    2. Isto é a gozar, não é? Autorização para tirar fraldas? OMG!
      Não se esqueçam de pedir autorização para por os filhos no primeiro ano aos seis anos.... e vejam lá se eles concordam com os programas escolares...
      Ah, é verdade, as criancinhas autorizam a divulgação pública das suas fotos?

      Eliminar
    3. É claramente a gozar. Eu percebi a ironia à primeira.

      Eliminar
    4. Obrigado Anonimo das 11:23 por ter percebido a ironia, espero que a resposta da Joana ao meu comentário também tenha sido irónica...
      Beijinho

      Eliminar
    5. Óbvio que foi. Podemos não concordar com a abordagem à maternidade mas não tenho a Joana por uma pessoa pouco inteligente.

      Eliminar
  5. Epa vestiste-lhe as cuecas sem as lavares?
    (A minha cabeça também é uma maravilha, com os pormenores que se lembra num post destes ;)
    Anónima Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa blergh. Toda a razão.

      Eliminar
    2. Hehe opah,a miuda cheia de sono preparada para fazer uma birra e super interessada em experimentar tirar a fralda?percebo perfeitamente o esquecimento da lavagem das cuecas :)

      Eliminar
  6. Nádia Martins12:25 da manhã

    Cada criança tem o seu ritmo. Nas minhas costas diziam que a minha filha com 2 anos e ainda a usar fraldas que era culpa minha que não queria saber, etc. Ela deixou as fraldas com 28 meses desde o primeiro dia nem para dormir usava. E quem falou hoje em dia tem um filho com 4 anos e meio e ainda usa fraldas. Por isso não adianta atirar para o ar, criticar. Tudo a seu tempo.

    ResponderEliminar
  7. bitaites das fraldas... ainda nem 2 anos tinha e ja ouvia os parvos dos avos com "tira essa merda", "ainda andas com a merda da fralda?" .. n ha paxorra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que falam nestes termos em família???

      Eliminar
  8. Bacio... sempre bacio... lol.

    ResponderEliminar
  9. Cá dizemos penico :p O fundamental é que os pequenos estejam preparados. A minha filha começou a usar o penico aos 18 meses e aos 21 escolheu cuecas numa lojinha; daí em diante nunca mais quis usar fralda, de dia e de noite (há meses que acordava com a fralda seca). Na primeira semana os acidentes foram vários mas depois ficou pro na coisa. E tudo correu sem dramas.
    Foi cedo, por isso não senti essa pressão de que falas, mas em contrapartida ainda mama (tem quase 2,5 anos) e nesse departamento sim, sinto ENORME pressão de todo o lado. Porém, como na fralda, espero seguir o ritmo dela e aguardo o dia em que ela decida que não quer mais maminha (e a seguir vou beber um mojito gigante!! LOL).
    Boa sorte nesta etapa!!

    ResponderEliminar
  10. Tudo a seu tempo ou seja no tempo deles... O meu Martim deixou a fralda de dia tinha 3 anos e 4 meses mas não o pressionei. cá por casa é pote lol
    Óbvio que a família achava um horror o menino andar com fralda mas paciência...
    Beijinhos e boa sorte ��

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que mesmo por ela não ter noção temporal é que se pode incentivar a ir ao bacio, as cuecas giras e divertidas são um ótimo incentivo. E as fraldas tornam se desconfortáveis. É uma menina tão inteligente vai ser tranquilo.
    Nós por cá usamos o bacio única e exclusivamente na casa de banho nunca o levamos para outra divisão da casa.

    Mas para mim.... A mãe é que sabe. Um grande beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe diz que eu era das mais novitas da sala e só porque os outros meninos já estavam na fase de ir ao bacio (aqui dizemos bacio também), eu vi e quis tirar a fralda. Fui rápida e eficaz porque pelo que consta não houve grandes deslizes. :) (e mesmo que houvesse era perfeitamente normal!)
    Por isso, é ir seguindo o ritmo da Irene e está tudo bem! Beijinhos e um especial à Necas que é uma menina linda e doce* (adoro a voz dela, tão meiguinha!)

    ResponderEliminar
  13. Penico, Penico é tão sonoro e combina com a sua utilidade. 😋

    ResponderEliminar
  14. Segundo consta eu disse um dia "não quero mais fraldas". Desde esse dia foi sempre em bem, sem ter havido algum deslize (nem de dia nem de noite!). Já o mano mais novo tirou as fraldas super tarde e com MUITOS deslizes pelo meio. Faz parte! Cada criança é diferente

    Filipa

    ResponderEliminar
  15. Nós dizemos pote :) O Dinis não anda na escola, vai só em Setembro. Completou os 3anos em Dezembro e tirou as fraldas um mês antes. Confesso que foi um bocado porque eu insisti, mas desde que ele tem ano e meio que me estavam sempre a sugerir que o miúdo não era normal, que os meninos da idade dele já não usavam fraldas. Claro que não, nos infantários é tudo a eito, todos tiram, não respeitam o ritmo deles, enfim. Até que falei com uma vizinha que me disse que o filho quis largar as fraldas já tinha os 3 anos feitos. E eu deixei de me sentir mal por ter um miúdo "grande" de fraldas. Em novembro tentei e foi logo sucesso à primeira (já tinha tentado no verão e tinha xixis e cocos todos os dias).
    Claro que agora ouço bocas dele "ainda" dormir de fralda. Senhoras, se não estão dispostas a vir cá a casa mudar camas a meio da noite não opinem! ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho tem quase 3 anos, anda no infantário desde os 6 meses e usa fralda. Acho que depende das escolas. Nunca senti pressão deles para tirar. E concordo com esse último comentário, a não ser que pretendem vir lavar roupa e mudar camas de madrugada estou a dispensar comentários.

      Eliminar
  16. Aqui dizemos pote :p
    Mas resulta bem.
    A minha filha era super presa dos intestinos e aos nove meses compramos um pote / penico / bacio quase como brincadeira e sentamo-la lá. Correu tão bem que nunca mais fez numeros dois na fralda.
    Com um ano e meio iniciamos o desfralde de dia e ao fim de umas três semanas a coisa estava feita. É mais fácil no veráo sem dúvida. Ela tem dois anos e quatro meses e queria fazer o desfralde da noite mas ainda está frio (e ela continua a ter a fralda cheia de manhã). Quando vier o calor :)
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  17. Unico concelho que dou: bacio sp e só na casa de banho. Penso que é até mais facil p eles interiorizarem a rotina de ir à casa de banho, fazem como o pai e a mae.

    ResponderEliminar
  18. Aqui usamos o potinho :) A pressão do desfralde tem piada... Se há fraldas à venda nos hiper para 5 anos ou lá o que é, é porque há mercado!!

    ResponderEliminar
  19. Vou contar a minha experiencia
    A minha mais velha tem 15 anos e há 13 anos atrás, 2003, infelizmente já havia internet, e fóruns e blogs etc.
    Por volta dos 2 anos da miúda, comecei a ver coisas sobre o desfralde. Erro, erro enorme!
    As mães e mãezinhas de blogues, fóruns etc tinham tantas técnicas, dicas, informações sobre o desfralde que era de ficar em pânico. Parecia a tarefa mais difícil de todos os tempos...
    Enfim, aos 2 anos e quase 3 meses a miúda mostrou interesse e largou facilmente a fralda (dia e noite). E aí percebi o erro gigante da nossa era. Acharmos que tudo é um bicho de sete cabeças, e que é preciso partilhar todas as ideias, ver todas as opiniões, ir a todos os workshop, etc para conseguir sermos mães.
    Há muitos anos que as crianças deixam as fraldas, e tirando situações muito particulares de casos de saúde, sempre se fez naturalemente, sem ser preciso arranjar um explicador ou o que quer que seja.
    Sim, já sei é a tal "parentalidade positiva", bla, bla , bla wiskas saquetas...
    Pois, parentalidade é igual para todos, é fazer o melhor que sabemos para os nossos filhos serem saudáveis, felizes e boas pessoas.

    Ah, e quanto às pessoas da família, amigos, etc que opinam sobre tudo... essas causam muito menos ruído de fundo que os blogues.

    Ana R.

    ResponderEliminar
  20. Aqui em casa eu digo penico, o pai diz bacio.
    Não tenhas pressa Joana, qd deres conta ela já não quer que ponhas a fralda. E agora quando vier o solinho é que vai ser bom para ela largar. A minha foi a fralda durante o dia e à noite praticamente ao mesmo tempo. Como não usava de dia, já não deixava por para a sesta nem à noite. Fiquei com medo que fizesse na cama, mas nunca fez xixi na cama :)

    ResponderEliminar