5.02.2018

Deve levar todos os bonecos que quiser.

No outro dia, a Joana Paixão Brás fez um post a dizer que lhe custava imenso que a Isabel e a Luisinha levassem os brinquedos para a escola e que voltassem meio destruídos

A Irene enche a mochila todos os dias com os "brinquedos preferidos dela" e são mais do que muitos são: o Tiggy, o ursinho da rosa, o coelhinho da música, o macaquinho, o urso o iogurte e o Tidi. A juntar a isto ainda leva o brinquedo preferido da manhã que, em princípio, vai na mão. 

Além dos brinquedos, às vezes, como já falei por aqui também vai mascarada. Tanto eu como as pessoas da escola com quem já falei do assunto vêem estes objectos como uma "continuidade de casa", uma forma de se sentirem mais seguros na escola, mesmo que depois sejam "retirados". Acho que, no caso da sala da Irene, têm o cesto dos brinquedos de casa em que, quando passa o momento da exibição de cada boneco, poem-nos ali. 

Já aconteceu uma amiga levar um grilo, por exemplo. A Irene levou uma aranha no dia seguinte... Ou mesmo os brinquedos novos do fim-de-semana que querem mostrar aos amigos.

Os bonecos podem ser (e diria que na maior parte das vezes serão) mais do que "apenas bonecos". Não é só o dou-dou que é importante e que transmite segurança, poder levar algo de casa com eles para a outra casa também pode fazer com que vejam a fluidez entre "uma instituição" e outra. Depois, na escola, tratam dos bonecos como acharem que devem e nenhum boneco da Irene alguma vez voltou estragado ou partido, mas também não costuma levar bonecos frágeis para a escola. Os mais pequeninos ou mais vulneráveis, tento negociar com ela que fiquem logo dentro da mala ou, então, que sejam trocados por outros.



Claro que tudo depende de muita coisa: da escola, do brinquedo (ahah), da criança, da mãe... 
Mas, no nosso caso, fazemos assim. 


Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:

7 comentários:

  1. Eu acho que assim é que deve ser. Por acaso o meu filho nunca quis levar nenhum mas a educadora também não é apologista disso.

    ResponderEliminar
  2. A minha filha todos os dias leva um brinquedo e as vezes mais e sou apologista disso acho que é o prolongamento de casa, por vezes diz mesmo que é para mostrar aos amiguinhos e brincarem...

    ResponderEliminar
  3. A minha filha todos os dias leva um brinquedo e as vezes mais e sou apologista disso acho que é o prolongamento de casa, por vezes diz mesmo que é para mostrar aos amiguinhos e brincarem...

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei a posição do JI do meu filho mas eu não o deixo levar. Não por estragar ou perder mas porque acredito que deve ser um espaço neutro onde brincam todos com o que é de todos. Não quero que o meu filho “exiba” os seus brinquedos porque não sei se os outros meninos ficam tristes por não poder ter igual (embora não lhe compre coisas caras). Também não quero que seja motivo de guerras de empréstimo ou não aos colegas. Assim ninguém fica triste. A única coisa que deixo levar são livros para a professora lhes ler.

    ResponderEliminar
  5. A minha filha tem quase 2 aninhos e todos os dias leva 1 ou mais brinquedos dela para a escolinha..ainda hoje saiu de casa com o seu bebé (nenuco) e um carrinho 😁😁

    ResponderEliminar
  6. Pois o meu simplesmente recusa levar brinquedos para a escolinha... penso que te medo de ficar sem eles ou não quer partilhar... Tenho pena, mas é mesmo uma questão de personalidade.

    ResponderEliminar