5.03.2018

A Irene tem pulgas...

Ah... Já há duas coisas que a Irene herdou de mim e que me deixam algo descontente: as convulsões febris (já vos contei aqui os vários episódios que foi tendo e, até agora, pararam, mas também não tem estado doente) e "isto das pulgas". 

Era ela muito pequenina quando decidi ir à dermatologista com ela. Não só me pareceu que tinha herdado a minha rosácea (oh, nooo!), mas também parecia ter a pele das pernas muito áspera. Algo se passava. Uma manchinha também no peito em que a pele parecia mais sensível e, nos braços, algumas zonas mais ásperas também e avermelhadas. A dermatologista desvalorizou e seguimos caminho, aplicando algumas pomadas da farmácia nas zonas mais críticas quando aparecia alguma coisa. 

Desde há uns meses para cá, ela diz que está cheia de pulgas. E, como às vezes decide ser um cão, desvalorizei também. É um cão, logo tem pulgas, mas afinal não. Afinal a Irene tem mesmo pele atópica. E, tal como a mãe, de vez em quando tem áreas que lhe dão uma imensa vontade de coçar ou, até mesmo, praticamente pelo corpo todo, parecendo que comeu algo que lhe fez alergia. 

Ah, ok. As pulgas são pele atópica. 

A Irene ao longo do dia tem momentos em que se coça ou quando estou a adormecê-la e está parada (e está mais relaxada e por isso se concentra mais no desconforto), coça-se mais e diz que tem pulgas. Como mãe, fico enervada pela questão da hereditariedade da coisa mas, por outro lado, feliz por haver uma solução em que confio. Há várias, até, mas a mais prática, para estes momentos em que já estamos "embaladas" para adormecer ou a meio do dia ou até mesmo durante uma brincadeira: 




É tão fácil que ela consegue usá-lo sozinha e temos dois: um que fica na mala dela e vai todos os dias para a escola e outro que anda sempre comigo para o caso de a ver desconfortável. Vejo-o como tão essencial quanto um baton de cieiro ou um pacote de lenços na mala. 




O que ela não sabe é que o uso também :) Ao longo do dia, quando dou por mim desconfortável, rapidamente resolvo o assunto e fico mesmo com muito menos vontade de me coçar. Os meus colegas agradecem que fique de melhor humor já que resolvo o assunto rapidamente.



Se vocês também têm filhos com peles especiais (a Irene começou logo com a história da crosta láctea, mas resolvermos rápido, também), aproveitem para terem este link perto de você: a Plataforma Guia dos Pais. Têm tudo o que precisam de saber sobre os problemas de pele mais frequentes nos nossos filhos e as melhores recomendações para o seu tratamento e conforto. 

Também fazem parte da família atópica? 😠

Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:

16 comentários:

  1. Por aqui desde cedo... Diagnosticado por volta dos 2 meses. Depois de muitos cremes, incluindo o que recomendas e com o qual não vi efeitos, melhorou significativamente com o Childs Farm

    ResponderEliminar
  2. O meu filhote não chega à comichão mas ficava áspera e com muitas borbulhinhas, e passou com o Eucerin AtopiControl Loção para o Corpo, depois do banho, e na cara o Eucerin Aquaphor, tem sido tão com que ainda não me resolvi a experimentar outro, mas já apontei para o caso de algum emergência de pulgas :-)

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A minha filha desde que nasceu que descobrimos ter pela atópica. Usamos o creme e gel banho da Aveeno Dermexa e sempre se deu muito bem. Para já só temos usado esse.
    Vania O.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa a solução é a gama Nutratopic da ISDIN: creme de rosto, creme de corpo, gel de banho e protector solar.

    ResponderEliminar
  5. Família atopica acusa-se... e é tão difícil ver o descontorto...

    ResponderEliminar
  6. Felizmente não mas a dica é boa! Há imensas crianças com o mesmo problema.
    Eu sempre ganhei bolhinhas nas mãos e até pés, joelhos e cotovelos quando o tempo fica mais quente. A comichão é horrível!

    ResponderEliminar
  7. Joana, nota que a comichão é mais frequente no início da Primavera? No calor? Há quase 2 anos que a minha filha coça imenso uma coxa e o local onde coça fica encaroçado. Já foi vista por vários médicos, o último foi o Dr. Fernando Ribas, que é uma autoridade basicamente! Ele descartou eczema imediatamente e diz que é um sinal piloso. Passou um ano e a coçadeira e o caroço regressaram!! Raisparta!

    ResponderEliminar
  8. Ola Joana. O meu filho de 3 anos também tem pele atópica e vai não vai também esta constantemente a coçar-se. Desde bebé que usa cremes para pele atópica e nas zonas mais criticas elocom. Nao conhecia ainda este stick mas acho que vou experimentar. Começo também já a notar que a irmã de 3 meses também tem o mesmo problema 😞 sempre com a pele demasiado seca e vermelha em algumas zonas por mais creme que meta. Beijinhos Iolanda

    ResponderEliminar
  9. olá... olha que há coisas curiosas... de ha uns dois anos para cá, curiosamente desde que engravidei, que há alturas, mais frequentemente no verão tenho comichão e mais comichão nas pernas, braços e zona do pescoço... além de até bolhas criar nos dedos! Será que pode ser pele atópica? Já a minha pequena vai na volta e tem a pele seca e as faces parece que ficam queimadas! será algo desse genero? Agora fiquei com a pulga atrás da orelha! bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal ir ao médico especialista da pele? De nada.

      Eliminar
  10. Por acaso não sei se já experimentaram óleo de coco mas recomendo! É um produto natural e sem químicosnque estabiliza o ph da pele. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E que tal nao porem mil e um creme nos bebes recém nascidos??? Aposto que nem metade dos que aqui comentaram tinham problemas de pele. Sim estou falar daqueles da mustela, uriage, corinne não sei das quantas etc,etc... Só quimicaria e depois admiram se...um bebé recém nascido deve de ser lavado com agua e só.. Só que ate existem pessoas que usam perfumes neles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade verdadinha!! Já dizia a minha avozinha: na pitinha e no bebé só água e sabão macaco!

      Eliminar
    2. Desculpe discordar a fica filha teve e tem e coko era bebé a médica mandou colocarvp Dermexa e dar banhos de aveia. Ou seja colocar aveia em um pano fazer uma trouxa molha, ela larga uma água branca resultante de estar a demolhar e lavar a criança com essa mesma água. Mas depois epkicar o creme por causa da comichão.

      Eliminar
  12. EU sou adulta e tenho pele atópica desde que me conheço. Chegava mesmo a fazer eczemas e feridas nas dobrinhas dos braços, pernas, costas e peito. Conheço quase todos os cremes e agora com os pólens no ar pior ficamos. A minha filha também sofre do mesmo mas é pena que os cremes sejam tão caros e que o estado não compartecipe principalmente em casos graves e severos ou pelos menos os que estão diagnosticados. Enfim... mas o creme que indica é muito bom existem mais mas tive bons resultados com o Lipikar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha pediatra passa todos os anos uma declaração com os cremes que o meu pequenote precisa e assim posso pelo menos pôr as despesas para o IRS como despesas de saúde..

      Eliminar