6.19.2016

Enroladinha

Já vos tinha falado do swaddling (aqui). Usei pouco esta técnica com a Isabel e agora uso e abuso com a Luisinha. Não terá só a ver com isso, claro, mas chega a fazer 7 horas de sono seguidas durante a noite (e mais faria, se não a acordasse). Fica muito tranquila ali aninhada e é um prazer vê-la assim.








Este swaddling deixou muito a desejar (não a enrolei como devia), porque a mão dela conseguiu escapar desta espécie de colete de forças fofinho, mas ela não se atrapalhou e ainda conseguimos tirar estas fotos amorosas.






Tinha 1 semana aqui. 


Fralda de pano nuvens, 100% algodão orgânico: Gloop
Ninho: Agu agu


Sigam-nos no instagram @aMaeequesabe
E a mim também;) @JoanaPaixaoBras

17 comentários:

  1. Que bebé gostosa! :)
    O meu namorado era apologista desse método também mas a mim fazia-me confusão a bebé ficar tão apertadinha.

    ResponderEliminar
  2. Sabe tão bem vê-los a dormir assim, tranquilos :)
    Muitas felicidades *

    ResponderEliminar
  3. Marta Almeida9:59 da manhã

    7 horas?
    Não são muitas horas sem comer para um bebé recém nascido?
    O meu bebé faz duas semanas amanhã e se eu deixasse acho q dormia o dia todo no swaddle, mas como tenho receio q os níveis de açúcar baixem acordo-o para mamar de 3 em 3 horas, pelo menos até ganhar o peso q tinha qd nasceu...
    Nunca me passou pela cabeça deixá-lo tantas horas seguidas a dormir, mas vou perguntar à pediatra :)
    O pai qd voltar ao trabalho vai agradecer! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que eu faço auto-gestão, façam os horários que acharem melhor e que os médicos vos recomendarem. Eu optei - com a aprovação da médica - por fazer livre-demanda, a partir da primeira consulta, pesando semanalmente e acompanhando a evolução. Ao 6 dia já tinha mais peso do que quando nasceu, é muito mamona durante o dia (a Isabel adormecia imenso e tinha de a acordar durante as mamadas), ganha óptimo peso semanalmente, enche fraldas, etc, daí não me preocupar com desidratação nem com hipoglicemia.
      Beijinhos!!

      Eliminar
    2. recuperou o peso com essa idade?? nesse caso é mesmo deixar dormir! :) que bom, um bebé que mama bem e dorme bem é um sonho! Marta, no seu caso eu tb não deixaria dormir à vontade.. como a Joana disse, se o bebé for muito sonolento e não mamar que chegue de dia (demorando a recuperar o peso), a história é diferente :)

      Eliminar
    3. Marta Almeida12:26 da tarde

      Nós só temos a primeira consulta amanhã, mas tb faço livre demanda durante o dia, o q dá mamadas quase d hora a hora em certas alturas do dia, mas como não tenho a certeza se está a ganhar peso, durante a noite como é dorminhoco contínuo a acorda-lo.
      Aproveito para dizer q o meu comentário não era d modo algum uma crítica mas sim uma dúvida :)
      Obrigada

      Eliminar
    4. O meu filho saiu do hospital na segunda-feira e na quinta além de ter recuperado o peso, já tinha engordado, por isso o pediatra também foi apologista do deixar dormir.

      Eliminar
  4. Já vi vários sítios a alertar para eventuais problemas de se enrolar assim os bebes.. O meu nunca gostou de ficar com os braços presos, por isso eu mesmo tentando nunca o enrolei como deve ser.. Mas se funciona e os pais estão por perto para se aperceberem de algum problema, então força! :) sempre com um tecido leve e pouco vestidos para não sobreaquecerem, claro ;)

    ResponderEliminar
  5. Não querendo ser,mas já sendo, aquela pessoa que dá bitates atenção à posição para dormir. Deitar um bebé de costas é umas das melhores maneiras de prevenir a morte súbita do recém nascido. Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver... não quer, mas já deu. A título de exemplo: o meu filho esteve pélvico durante os 9 meses. Uma das primeiras coisa que o médico disse foi para o por a dormir de lado durante alguns períodos e com supervisão. Nem é o caso da Luísa, mas claramente está com supervisão ou entao não havia fotos.

      Eliminar
    2. pois é.. e quando o bebé só dorme de lado, como o meu? :) fiquei sempre bastante alerta, e dormia mesmo ao meu lado, felizmente correu bem.. o pediatra na altura disse-me que desde que o bebé não se vire para baixo nao há problema.nunca se virou, os braços e as perninhas ficavam mesmo em posição fetal, por isso.. optei por seguir as dicas/preferências dele, tendo sempre muita atenção por questoes de segurança, claro.

      Eliminar
  6. Sofia Henriques10:29 da manhã

    Que bebé mais amorosa!! Parabéns Joana :)
    Nunca apliquei a técnica à minha filha mas se voltar a ter outro filho, certamente que experimentarei ;) É bom para eles que se sentem aconchegados e para nós mães que aproveitamos para dormiiiiiir!!
    Felicidades mamã babada <3

    ResponderEliminar
  7. Não vos incomoda tanto julgamento? Se os miúdos estiverem a aumentar de peso a maioria dos médicos deixa dormir. Existem alguns motivos médicos para os bebés dormirem de lado. A Joana deve dispensar bem tanta opinião... a sério, relaxem e levem o título do blog mais a sério. Acordem as crianças de 3h/3h se isso vos deixa mais descansadas. Ponham-nos sempre de barriga para cima e just in case acordem de h/h para verificar, mas não queiram que todas as mães/ pais façam o mesmo e por amor da santa não se achem melhores por causa disso... e por último larguem esse tonzinho consdescendente nos comentários.

    Esta linda a gaita Joana 😊

    ResponderEliminar
  8. Adoro os ninhos da Agu Agu, estou tentada a comprar um para a Carolina.

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Confesso que me faz alguma impressão ver bebes assim tão presos... Pode ser giro e fofinho é bom ver os bebes tranquilos e a dormir muito. Mas a posição que se pensa actualmente ser de segurança e barriga para cima. Mas como tudo teorias há muitas... Eu não teria coragem de por a minha bebe assim, mas isto sou eu e não é qualquer crítica a ti. Muito pelo contrário. Quanto aos horários de mamar e tempo de dormir estou contigo. Livre demandar vigiar peso. A minha dormia também umas 5/6h de noite e eu não a acordava porque ela estava a evoluir bem de peso. Beijinhos e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  10. Começei ontem a noite a utilizar esta "técnica" e o que é certo é que a Sofia andava super agitada e acordava de 3h em 3h horas e esta noite foram 6:30h
    Como tem muitas cólicas o facto de estar nessa posição e aninhada penso que ajudou imenso

    ResponderEliminar
  11. Olha que coisa mais linda mais cheia de graça :) linda bebe, parabéns Joana.
    Também nunca acordei os meus filhos para comer, desde as duas semanas de vida que eram noites santas para todos cá em casa e assim continuam. Se aumentam bem de peso para que acordá-los de noite e mais tarde ter uma trabalheira para que comecem a dormir toda a noite?

    ResponderEliminar