6.17.2016

Assustei-me para xuxu!

... mas eu sou uma exagerada hehehe.

Num destes dias, reparei que a Irene não parava de se coçar no pescoço. Tínhamos ido recentemente a uma festa de aniversário onde a maior parte dos miúdos tinha acabado de ter varicela e, apesar de saber que são precisos 40 dias de incubação ou lá o que é e que a fase de contagio já tinha acabado, ficamos sempre preocupadas, digo eu. 

Fiquei. Lá enviei mensagem à pediatra e ela explicou-me que, de acordo com a descrição, o mais provável é ser do calor e a Irene fazer uma reacção chata ao seu próprio suor. Faz todo o sentido. Quando era pequenina e chorava, ficava com riscos vermelhos na cara do caminho que a lágrima tinha percorrido e também me lembro (só agora, que chatice) de ter panicado  no Verão porque estava cheia de borbulhinhas pelo corpo todo. Associei, nessa altura, a alergia alimentar ou algo do género. 

Depois de ter falado com mais pais no fim-de-semana que passamos em Santiago do Cacém e de ver vários posts de mães em grupos de mães aqui no Facebook, começo a aperceber-me que não é assim tão raro quanto isso. O que é facto é que ajudou imenso deixá-la mais à fresca e usar creme hidratante para peles atópicas (usei um meu, mas secou as borbulhas tão rápido que fiquei com medo de usar outra vez). 

Se os vossos filhos estiverem assim, esta é uma das hipóteses, mas não se ponham muito confortáveis apesar da minha partilha, porque já aconteceu haver mães que achavam que era isto e, afinal, era a 5ª doença, aquela dos pés, boca mãos (não sei qual é a ordem e acho que não interessa muito, digo eu). 

O melhor é sempre falar com o pediatra, mas poderá ser isto. Especialmente se as borbulhas estiverem nos sítios onde eles suam mais. A Irene tinha muitas mais nas linhas das fraldas, no rabito, no pescoço...  

3 comentários:

  1. Joana, se disse varicela ou "mãos, pés, boca" também não era assim tão grave. São doenças quase inofensivas nas crianças e a Irene ficar já despachada desse assunto melhor 😉 Obrigada pela dica para o suor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho esse tipo de alergia e é uma chatice... já foi bem pior quando era criança. Tinha bolhinhas nos joelhos, cotovelos, mãos a pés... ah e braços! Hoje tenho muuuito menos, apenas nas mãos mas em pouca quantidade. Nós pés como ando sempre de sandálias também não tenho. Se vires que ela tem nos pés começa a deixar os pézinhos apanhar ar.

    ResponderEliminar
  3. Os meus dois filhos também têm, do primeiro também fiquei apreensiva, mas do mais novo já sabia o que era. É realmente uma chatice porque dá comichão, os bebés não coçam portanto choram. É uma aflição.

    ResponderEliminar