7.21.2015

O nosso livro (#01) - Vamos a isto?

A ilustração que a Sara-a-Dias fez da Irene e de mim. 
Olá mamãs, papás, adolescentes que me ouviam na rádio e/ou viam na televisão e que não sabem muito bem o que fazem por aqui. Ah! E outras pessoas que nos leiam, tipo todos os milhares de amigos da Joana Paixão Brás e que fazem com que este blogue seja um sucesso. 

Muito pouco provavelmente nos acompanharão mesmo mesmo desde o início e, por isso, sinto que vos estou a dar uma novidade. Logo no primeiro mês, se não estou em erro, foi-nos feita a proposta de editarmos um livro. E iremos fazê-lo. Temos é de o escrever. Temos milhares de ideias, mas queríamos mesmo apalpar-vos à grande para construirmos algo mesmo à vossa imagem e que se sintam incluídas também neste projecto.





Pode ser frase feita, mas é verdade que nós não seríamos nada sem vocês. Quer dizer, seríamos quase tudo "sem vocês", menos isto do blogue, que é a isso que me refiro. Bem, vocês percebem. 

Para já posso só avançar que vão estar tão envolvidas neste projecto quanto quiserem estar (menos na parte das receitas, acho que, quanto muito, os livros - se não formos o Dr. Mário Cordeiro - só dão para pagar um donut). 

O que gostariam que fizesse parte deste livro da MEQS? 

Vou dar algumas ideias para haver mais gente a participar e terem que pensar menos (mas não se inibam de dar sugestões que não estejam na lista, ok?): 

  • Os nossos melhores posts
  • Reflexões sobre o blog (o que nos levou a começar, a continuar, a continuar e a continuar)
  • Respostas a perguntas vossas (uma espécie de best of de "A mãe desbronca-se")

  • Fotografias inéditas em que até eu estou com um ar lavadinho e quase podia ter "Paixão Brás" no BI (ou cartão de cidadão, pronto)
  • Posts inéditos sobre assuntos à vossa escolha ou sem ser à vossa escolha (para descansarem um bocadinho)
  • Entrevistas a algumas das nossas leitoras
  • ... 
Podemos fazer tanta coisa, já repararam?

Venham daí as vossas sugestões. Vamos fazer isto juntas para que fiquemos com um "recuerdo" giro e também para que outras mães fiquem a sentir-se mais acompanhadas e se sintam menos "malucas". ;)

14 comentários:

  1. Olá Joana,

    Os vossos melhores posts;
    A mãe desbronca-se;
    Fotografias das I's;
    Entrevistas a Leitoras

    ResponderEliminar
  2. The sky is the limit :) tudo o que quiserem colocar, certamente vai ser um sucesso!!! Força!!! E ansiosa que chegue esse livro. Beijinhos as três*

    ResponderEliminar
  3. posts inéditos, entrevistas a leitoras, respostas a perguntas

    ResponderEliminar
  4. Comentários "fora do normal" aos vossos posts...

    ResponderEliminar
  5. Cm tem leitoras a volta do mundo, seria giro ter uns capítulos dedicados às "mães é que sabem à volta do mundo" com as diferenças e semelhanças que existem na experiência de maternidade em outros países.

    ResponderEliminar
  6. Coisas da Marta! Se a proposta de livro foi logo no princípio, ela ainda aí estava! Será que está aberta a isso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é a Marta?
      Pensava que tinha acompanhado o blog desde o inicio mas pelos visto, não :-(
      Também participava no blog?

      Eliminar
    2. Sim, a Marta Vale Cardoso participava no início. Sem desprimor das Joanas, foi pôr ela que comecei a seguir o blog, porque foi minha colega de faculdade. :)

      Eliminar
    3. A Marta esteve connosco no primeiro mês. Para ela um grande beijinho e um grande obrigada por ter estado connosco no arranque deste projecto, foi fundamental!
      Sou muito amiga da Marta, falamos quase todos os dias, mas quando o Sporting tira a fotografia dos 11, antes de entrar em campo, não mete lá ex-jogadores. Neste momento, não nos parece fazer sentido, depois de 8 meses e de 734 posts, que a Marta faça parte do livro. Mas obrigada pela sugestão! Não é a única a ter saudades, a minha mãe também adorava os textos dela! Um beijinho

      Eliminar
  7. O post "Karma is bitch", ri me tanto! Fez me rir como já não me ria há muito tempo.. Chorei de tanto rir! Até a minha filha que só tem 1 ano e meio se "partiu" a rir, só de me ver as gargalhadas!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Antes de mais quero felicitar-vos pelo vosso blog (que para mim é um sucesso!) Ainda não sou mãe mas um dia chegará a hora.. E convosco tenho aprendido imenso! :)
    Isto de escrever no telemóvel é uma treta.. Publiquei e não apareceu nada.. Vamos tentar outra vez
    Ora bem ideias para o livro que é para isso que me pagam.. Wait what? :P
    Acho que deviam incluir, nos posts que seleccionarem para publicar, comentários de uma ou outra (se calhar uns balõezinhos onde a Joana que não escreveu o post comentaria o que a outra Joana escreveu); podiam também incluir alguns comentários de algumas leitoras a esses post, ou, quem sabe, os melhores comentários para vocês das leitoras, e podiam também comentá-los (fazer anotações, mandar uma piada, tão à estilo Joana Gama). Fora disso podiam dar sugestões (tanto como fizeram aqui com a mala de maternidade e sítios para ir com os filhos como outras coisas.. Não me ocorre ideia nenhuma neste momento.. Também têm de puxar pela tola :P), fazer listas, do's and dont's, contar histórias inéditas e publicar fotos inéditas também (no fundo deixar-nos espiar a vossa vida, como exemplo fotos do quarto onde dormem [as miúdas, não vocês, que ninguém tem interesse em vos ver a dormir, digo eu :P]), partilhar artigos e, sempre no contexto pessoal e de opinião, comentar esses artigos que acham pertinentes, como tantas vezes fazem aqui no blog (se calhar a Joana Gama iria chocar mais as pessoas nessas suas opiniões e a Joana Paixão Brás iria tentar pôr água na fervura :P).
    Escrevam dentro do mesmo estilo, sejam vocês mesmas :) (e todos os clichés possíveis!)
    Boa sorte e beijinhos para os 6! (Não entendo porque é que nunca deixam beijinhos aos papás.. Ok se calhar fica esquisito.. Oh well..)
    P.s. Se resolverem seguir alguma das minhas sugestões aceito o donuts de bom grado :P

    ResponderEliminar
  9. Qualquer um desses temas me fará, certamente, ler o livro. A minha sugestão seria um mix desses temas todos, mas acho que aí iria originar uma enciclopédia :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Joanas.
    Um livro? Bora lá a isso.
    Sugestões...
    Então:
    - talvez os posts mais lidos, com comentários das leitoras que vocês mais tiverem gostado;
    - Alguns posts inéditos;
    - Fotos inéditas;
    - Opiniões sobre assuntos pertinentes;
    - O que achavam que seria o blog quando iniciaram e o que acham agora que o continuam;
    - O que mais gostam por aqui
    - As cartas do AFINAL HAVIA OUTRA que mais tocaram ou que foram mais lidas.
    - Entrevistas a leitoras

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá sigo-vos há pouco tempo. Decalcar porque também sou mãe há 3 meses de um menino lindo, Dinis. No outro dia pus-me a pensar e perguntei para mim mesma: será que devo fazer com que o meu filho acredite no Pai Natal, nas fadas dos dentes, no coelho da Páscoa? Será que vale a pena criar a ilusão para depois mais tarde ter de lidar com a desilusão? Visto que são figuras do fantástico.. Mesmo assim acho que a magia que se envolve é tão boa.. Parece estupidez mas a verdade é que não sei como irei lidar com a desilusão de esses seres não existirem ou secalhar estou a fazer um grande filme porque simplesmente ele vai se borrifar para isso LOL. Mesmo assim gostava de saber a vossa opinião. Beijinhos Rita

    ResponderEliminar