3.03.2019

As 5 piores coisas que já me disseram


Quando nos tornamos mães, ouvimos muitos, mas mesmo muitos comentários, vindos até de onde menos esperamos. Nem sempre são mal intencionados, às vezes são de pessoas que nos querem bem e apenas não percebem que, naquele momento, queremos apenas desabafar. As crianças "são do mundo" e toda a gente acha que pode mandar um bitaite para o ar, sem que isso afecte ninguém.
E, caso seja tudo uma novidade, estejamos cansadas e estejamos a viajar bastante entre baby blues e uma magia absolutamente aterradora (sim, é mesmo isto), pode cair muito mal.
Há quem seja absolutamente confiante e se esteja a marimbar para o que ouve, mas há também quem fique um bocadinho melindrado ou, ainda, que essa opinião confirme mais suspeitas e medos dessa mãe.

Eis as coisas mais estranhas que me disseram e como reagi perante elas:

#05
"Tem tanto pelinho, parece um macaquinho"
Foi na maternidade, acabadinha de nascer. Então... sim. Eu já tinha reparado que a minha filhota tinha muito pelinho que, felizmente, o acto de parir não me arrancou os olhinhos (só o pipi, quase). O que fazer com essa informação? Pô-la numa jaula? Pedir à Sparkl para passar pelo Hospital da Luz para  lhe fazer uma depilação completa? Sorrir e agradecer o carinho? Chorar? 
Falámos sobre o que fazer nas visitas à maternidade neste vídeo. Se calhar algumas pessoas deviam ver. :) 


#04
"Está tão magrinha, não está?"
Desabafei sobre isso aqui, na altura. Houve uma fase em que a saga começou: "oh! perdeu as bochechas", "a minha com essa idade pesava o dobro", "tão levezinha!", "está magrita, não está?", "ainda dás mama?". Ora, para uma pessoa que é mãe pela primeira vez, isto é das piores coisinhas que lhe podem dizer. Até eu chegava a duvidar de que ela estivesse bem, tal é pressão para os bebés serem gordinhos e obedecerem ao padrão dos percentis. Mas a pediatra sempre disse: ela está óptima, não se preocupe, é normal eles oscilarem nas curvas dos percentis. Mesmo assim, na hora da balança eu já estremecia, com medo que me sugerisse começar com as papas para a engorda e dar leite de fórmula. Logo eu, que comecei a tirar leite com máquina desde o segundo mês todo o santo dia para garantir que ela tivesse sempre do meu leite enquanto estava a trabalhar, não queria ouvir que a minha filha andava a passar fome! Felizmente uma pessoa acaba por ganhar confiança. Está óptima.  Vai fazer 5 anos e pesa 16 kgs. É dela e sempre foi <3.



#03 
"Eles não sabem educar a filha"
Esta foi daquelas que me fez sentir uma raivinha misturada com vontade de rir, apesar de, claro, não me ter sido dirigida. Vindo de quem vinha, dava-me até pena. Alguém sem filhos, claro, e alguém que estava a falar de uma miúda de dois anos. Com zero conhecimento de psicologia e muito menos de pedagogia. E, pior ainda, sem bom senso. Uma criança com dois anos dificilmente será "mal-educada". Tem uma rebeldia própria, está numa fase de enorme confrontação com o mundo, com a frustração, e não é por acaso que essa fase é chamada de "terrible two". É o período das birras por excelência. E, muito provavelmente, ainda há muita gente que espera que todos os pais resolvam tudo com umas boas palmadas. Essa pessoa era uma delas: "Coitada, pensei". 


#02 
"Ela vai ser muito anti-social depois"
Isto relativamente à decisão de ficar em casa com a minha segunda filha nos primeiros tempos. Fiquei 1 ano e meio. É das crianças mais felizes, dadas e simpáticas com as quais se poderão cruzar (sim, muita baba, o que é que querem? ahah). Quando não se estava a adaptar nada bem à primeira creche, essa frase descia até mim e dava-lhe razão. "Foi muito tempo comigo, apegou-se muito..." Mas eu, no fundo, sabia. Não, o problema foi mesmo da forma como a escola funcionava: não nos deixaram fazer adaptação. Tinha de estar lá as horas definidas (bastantes) e os pais não podiam entrar na sala nem lá ficar uns minutos. Mudámos de escola e foi o que se viu: em menos de uma semana estava a adaptação feita, com muita calma e amor.

* Foto: Isabel Saldanha
#01 
"A sua filha é feia!" e "Assim só se estraga uma casa".
Não tem sequer piada e só seria desculpável se dito por uma criança de 5 anos. Adultos não podem expressar tanto ódio, muito menos relativamente a crianças, e nem mesmo atrás de um computador. Foi algo que me fez pensar se deveria manter o blogue, imaginem. Tanta violência, totalmente gratuita. Uma coisa é atacarem-me a mim, como já o fizeram, outra, muito diferente, é dizer mal de crianças, os seres mais puros e inofensivos à face da terra. Nunca se deseja mal a uma criança, nunca se diz coisas feias acerca de uma criança. Se se sente necessidade de dizer, psicólogos poderão ajudar a controlar esse impulso. 
Começámos a moderar comentários e, engraçado, as haters deixaram de sentir que tinham tanto protagonismo. Problema resolvido.

Mas uma coisa é certa: aquilo que nos dizem ou que dizem sobre nós, revela mais de quem diz do que nós.

E vocês? Quais as coisas mais idiotas que já vos disseram dos vossos filhos ou de vocês, enquanto mães, e como as ultrapassaram?
Coragem. Já só faltam 60 anos para nos livrarmos dos opinanços. :)



Sigam-nos no instagram em @amaeequesabe.pt
Subscrevam o  nosso canal de youtube aqui: /amaéquesabe

15 comentários:

  1. "Ah é tão magrinho" dito pela bisavó quando o viu a segunda vez (já tinha uns 8 meses). Passei me claro. Até porque a criatura nunca foi gorda. "Ele só quer andar, tomara que comece logo a andar, blabla" também a bisavó . "Você está cheia de pressa, quero ver quem é que vai andar atrás dele depois! Você a coxear assim não deve ser". Pronto, ficou arrumada a conversa do andar. Ah e a mama, como ainda mama, com 15 meses, de vez em quando já vêm umas pérolas. Pachorra.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Que a minha filha de 4 anos precisa de apanhar... dito por uma pessoa que tem um filho que não lhe fala. Pq a minha filha n lhe diz "olá " porque não gosta dela. Tento sempre que ela diga bom dia e olá a todos! Mas ela detesta esta pessoa e diz a toda a gente, mas a ela não. Vá-se lá perceber porquê. Fico sempre com vergonha e a sentir que estou a fazer alguma coisa mal. Mas estou a fazer o melhor que sei e espero que quando for mais velha as minhas filhas continuem a querer a minha companhia. E isso n quer dizer que n lhes dê educação.
    Que a minha filha mais nova é gorda de mais e que tem uma cabeça enorme... que n lhe devia dar tanta comida. Cada um diz o que quer!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana. Começo pelo fim. Essa da filha ser feia já mo disseram a mim, comentários maldosos, feitos pelo Facebook, de pessoas que, não tendo argumentos para expressar as suas ideias, atacam as fotografias que colocamos no perfil. Foi remédio santo; retirei logo a foto de perfil, nõ porque a filha seja feia, mas porque de facto os meus filhos não têm de ser alvos fáceis para as mentes deturpadas e doentes. Há muita maldade no mundo. Quanto ao resto, creio que comentários bem ou mal intencionados, todos ouvimos, o pior mesmo é quando ouvimos comentários da parte de quem menos esperávamos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A que mais me irritou e de que até hoje nunca mais me esqueci: "O Zezito é muito hiperativo"... Entenda-se que o Zezito, o meu mais velho devia ter na altura ano e meio, dois anos, corria, brincava, virava a casa do avesso(como qualquer bebé saudável!!!), mas desde os quatro meses que dormia hoooooooras a fio e se lhe dessem entretenimento que o desafiasse(puzzles, construcões, "tarefas", ele fazia tudo!)
    "Se fosse a si, ia pesquisar o que é a hiperatividade, senhora, e engolia a parvoíce que disse, que o seu neto é um bebé normalíssimo!" :)
    PS:As tuas filhas são lindas, têm a quem sair :)

    ResponderEliminar
  6. A minha filha tem 3 anos e meio e usa chucha. E desde os 12 meses que ouço comentários sobre esse facto. Mesmo de perfeitos desconhecidos. Coisas como "as meninas lindas não usam chucha", "tão crescida e com chucha?!?", "de chucha?!? que coisa feia". Eu sempre opto por não dizer nada. Seguimos caminho e, agora mais crescida, eu digo à minha filha "não te sintas mal por usar chucha. Vais deixar de usar quando estiveres preparada para isso".

    ResponderEliminar
  7. "A tua barriga ficou muito grande"...depois de uma cesariana...toda a família ficou preocupada com o tamanho...ninguém se conseguiu abstrair...sou bem resolvida mas é chato ouvir sp a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  8. Uma que não me esqueço foi a minha melhor amiga (na altura) me ter ido ver à maternidade e ter dito: “Ah! Tens a barriga tão grande (um dia depois de ter tido o meu filho)! A minha não ficou assim!”
    e...
    Depois de saber quanto pesava o meu filho (3,560kg): “Afinal a tua barriga não era grande por causa dele!”
    Wtf?!?!?! Escusado será dizer que já não é minha amiga! Lol

    ResponderEliminar
  9. Uma que não me esqueço foi a minha melhor amiga (na altura) me ter ido ver à maternidade e ter dito: “Ah! Tens a barriga tão grande (um dia depois de ter tido o meu filho)! A minha não ficou assim!”
    e...
    Depois de saber quanto pesava o meu filho (3,560kg): “Afinal a tua barriga não era grande por causa dele!”
    Wtf?!?!?! Escusado será dizer que já não é minha amiga! Lol

    ResponderEliminar
  10. A minha filha faz 6 anos em Junho e pesa 15,5kgs, tranquilo ;-)
    É saudável por isso estou tranquila :-)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. A minha filha nasceu com uns olhos azuis lindos iguais aos do meu avô. Dava para ver que iam ser azuis logo desde que nasceu. À minha sogra insistia em dizer que os olhos dela eram "azuis leite"! Eu já farta daquela conversa um dia perguntei-lhe "Mas o leite é azul?". Foi remédio santo!

    ResponderEliminar
  13. "está tão gordo. Tens que lhe dar menos leite." yup, ele tem 4 meses e está gorduchinho. Saudável, lindo de morrer, ora muito sério ora muito risonho. É não, não lhe vou dar menos leite. Também senti alguma pressão por introduzir o leite de fórmula. . Como se não estivesse a ser boa mãe. Mas amamentar não foi uma grande experiência para mim e no momento em que introduzimos a fórmula senti um peso a sair me de cima. Mas ainda fico envergonhada de dizer que já não amamento em exclusivo

    ResponderEliminar
  14. Quatro dias depois do meu filho nascer: "ah,mas parece que ainda está grávida..." ora f@d@-se. Na altura não respondi porque também não me afectou por aí além, mas mais tarde comecei a pensar como teria sido se eu estivesse mais fragilizada e tivesse ligado ao comentário..

    ResponderEliminar
  15. O meu filho na altura com um ano e pouco estávamos no jumbo , e ele tirou um carrinho de bebê e pos.se a andar com aquilo pelo corredor , um senhor que não conhecia de lado nenhum virou.se para o menino e disse.lhe ISSO é brinquedo de menina os meninos não brincam com carrinhos .... ������ ele ficou a olhar para o senhor com umaos carinha, e eu ignorei o homem e disse.lhe para ele brincar com o que ele quiser que não faz mal nenhum ! Ha pessoas que ganham mais em estarem calados.

    ResponderEliminar