1.28.2019

Não têm actividades extracurriculares!

Nenhuma das minhas filhas tem actividades extracurriculares. Nunca teve. [Ainda]. Tive fases em que pensei que era um disparate sobrecarregá-los mais com calendários e horários, que precisavam era de ter tempo para não fazerem nada e para estarem com os pais. Que uma hora no parque ou na floresta com a mãe ou até a fazer o jantar, juntas, era mais útil para ambos do que uma hora num outro qualquer sítio. Também pode ter sido a preguiça a falar. A falta de horário ou de disponibilidade. Ou tudo junto. Mas agora... agora que tenho horários mais flexíveis, se calhar devia. A Luísa adoraria ter ballet (já me fez duas birras enormes por não poder fazer ainda na escola) ou alguma coisa a ver com ginástica, música, expressão corporal. A Isabel mostrou tanta resiliência a andar de patins no gelo (e já me pediu mais vezes) que talvez pudesse experimentar a patinagem artística. Ambas deviam andar na natação e sempre protelei. 

Está na hora? Há hora para começar? (A natação sim, claro, por todos os motivos e mais alguns). 

Eu acho que comecei com dois ou três anos na música, no conservatório em Santarém, e depois fui tendo de tudo: natação, danças de salão, ginástica, basquetebol, música (guitarra, solfejo e canto coral) ténis, até cardiokickboxing fiz, já na adolescência. Andei nos jovens cantores de Lisboa e nos Onda Choc. Fazia parte dos meus dias. O meu irmão tinha outras tantas. Os meus pais andaram um bocado "escravos" dos filhos (lembro-me de irmos ver jogos do meu irmão e aos domingos havia ensaios em Lisboa das minhas cantorias). Tem de ser? Dará para dosear melhor? Ou faz parte?

Contem-me. O que fazem os vossos? Se é que fazem...

Boquinha com restos de papa de aveia mas expressão mais querida <3


Sigam-nos também no Instagram:
👯👯      www.instagram.com/amaeequesabe.pt

13 comentários:

  1. A minha filha tinha piscina incluída no colégio quando ainda andava na pré. Quando entrou este ano para o 1.º ano fiz questão de a inscrever na natação, não só porque ela adora mas também porque acho que lhe faz bem (claro que aprender a nadar é uma forte motivação). Também com 5 anos pediu para ir ao ballet, que continua a ter. Agora ele também pede para aprender piano, mas como só tem uma tarde livre durante a semana (livre, após as 15h30), achamos melhor não a inscrever já na música.
    Acho que se for a pedido delas e se de facto elas gostarem de frequentar essas actividades, só lhes faz bem. E a felicidade delas é a nossa, certo? <3

    ResponderEliminar
  2. Me separei recentemente, muito recentemente. Vim conhecer seu blog pois preciso aprender a facilitar a vida agora que na teoria estou sozinha de verdade, digo teoria pois na prática já estava sozinha, havia apenas um enfeite. Tenho duas filhas, a de 11 anos é muito tímida e por isso procuro envolvê-la em atividades como teatro e outras que ela gosta. A menor de 5 anos irá começar esse ano no ballet. Espero que dê tudo certo com os horários delas. Adorei esse blog, voltarei com certeza!

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem quase 3 anos e zero actividades extracurriculares. Tem música, ginástica, inglês e zumba! na creche e por agora acho mais do que suficiente. Para o ano estou a considerar a natação e mais para frente outra coisa numa área na qual mostre interesse mas para já está óptimo assim.

    ResponderEliminar
  4. Os meus têm natação desde os 2 anos. A mais velha (com 7) não tem mais nada porque não quer, o irmão (6) entrou em Outubro para o futsal depois de mais de um ano a pedir para ir. Fomos adiando porque queremos que eles tenham tempo para brincar ou fazer nenhum mas ele tanto insistiu que deixámos.

    ResponderEliminar
  5. Ai as atividades extracurriculares....dasse que chaga! Sinceramente não lhes vejo grande utilidade antes dos 6/7 anos. A minha foi para a ginástica e ao fim de 2 sessões quis vir-se embora. Tem 6 anos feitos há semanas. O irmão tem 2 anos e também não tem. Passeamos muito com eles. Quando chegar a altura, irão para algo que queiram. Talvez no próximo ano lectivo inscreva a mais velha no Conservatório. Logo se vê. Está nos Escuteiros, o que não encaramos como "atividade extracurricular", mas mais como um complemento à formação pessoal e de valores que lhe queremos incutir. Creio que o período da adolescência é determinante neste campo. Logo se verá 😊 beijinhos às Joanas e às meninas

    ResponderEliminar
  6. Os meus filhotes, hoje com 15 e 11 anos, nunca frequentaram nenhuma atividade extracurricular. Por todos os motivos, da parte dos pais, que a Joana enumerou e porque eles nunca pediram nada, muito pelo contrário, queixam-se que tem pouco tempo para, simplesmente, não fazer nada.
    A natação foi uma das atividades nas quais cheguei a pensar mas acabei por não os inscrever e desde os 5 anos que ambos nadam muito bem, com algumas dicas dos pais e muita vontade de se atirarem para a agua, aprenderam a nadar sozinhos.
    Na minha opinião, hoje em dia sobrecarregam-se demais os miúdos e os pais tambem, só para parecer bonito e poder dizer "o meu filho anda nisto ou naquilo". O importante e poder dizer os meus filhos são felizes e nós pais também. ��‍��‍��‍��

    ResponderEliminar
  7. As minhas duas filhas iniciaram a natação antes dos 12 meses e continuam. Na minha opinião quanto mais cedo melhor pois não têm medos e aprendem a "safar-se" dentro de água (e esquece a questão das otites). A mais velha (com 4 anos)tem ginástica, inglês musica (tudo obrigatório na escola) como opcional anda no ballet e na dança (ambas escolhidas por ela). A mais nova (com 2 anos) também tem inglês, ginástica e música (obrigatório na escola) e yoga (escolhido por mim). Como as atividades são desenvolvidas no colégio e estão dispersas ao longo do dia e da semana, não vejo problema. Apenas a natação implica alguma Logistica pois sou eu que as levo. Eu concordo com as actividades e dá (neste momento) para conciliar tudo. A mais velha ainda quer acrescentar mais uma actividade - equitação! Acho que deveras decidir sem ligar às idades mas sim ao que elas poderão retirar de bom. Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. A minha filha de 5 anos tem natação ginástica e clube de corrida. A minha filha bebé de quase 10 meses tem natação. Acho muito importante fomentar o gosto pelo desporto e a natação é uma capacidade necessária e essencial. Eu sempre tive muitas extra-curriculares e ela é que me pediu para se juntar a sras actividades e adora. A ginástica e a corrida são as 7.45 da manhã antes da escola começar!

    ResponderEliminar
  9. Dos 3 aos 5 anos a minha filha fez ioga no colégio. Era no horário normal, por isso não nos "roubava" tempo. Agora que entrou para o 1º ano tem patinagem na escola (só "rouba" tempo ao ATL), dança e catequese, uma vez por semana. E acho que já está em imensas coisas. Mas está a dar-se bem e gosta tanto que é o mais importante.

    ResponderEliminar
  10. A minha filha tem 2 anos. Nem sequer penso nisso, talvez natação vá...

    ResponderEliminar
  11. A minha filha desde que entrou no. Pré escolar começou a ter aulas de dança e Yoga, que ocorrem dentro do espaço escolar. Ela às vezes pede para ficar na escola no prolongamento para poder brincar com as amigas, assim à espera das aulas sempre tem a "desculpa" para ficar bBrincar mais. No final do ano lectivo passado (com 4 anos) pediu para ter aulas de ballet e este ano lectivo começou, e ainda bem que o fizemos, ela fica feliz e nós orgulhosos de estar a concretizar algo que ela queria. Agora já fala em ter aulas de natação e graças a uns desenhos animados que anda a ver, até já quer equitação, mas para o ano logo se vê...

    ResponderEliminar
  12. O Santiago tem quase 3 anos e tem natação desde os 12 meses. Por agora está bom assim. Gostava de o colocar nos escuteiros quando chegar a altura, mais pelos valores que incutem, mas se ele gostar claro. Mais para a frente veremos o que pede e claro, se está dentro das possibilidades da familia.

    ResponderEliminar