8.29.2016

Vou deixá-la ir (ou a importância de ter primos)

Quem diz primos, diz filhos de amigos, diz vizinhos. É tão bom vê-los brincar, zangarem-se, fazerem espectáculos, brigarem, abraçarem-se, alinharem nos mesmos disparates, comerem gelados até ficarem com bigodes, nadarem juntos, aventurarem-se... 

Brinquei muito com os meus primos, briguei muito com eles também. Única rapariga na família, nem sempre adorava juntar-me aos Wrestlings e às brincadeiras parvas que eles inventavam, mas às vezes lá tinha de ser. Compensava depois com as amigas da escola, da ginástica, das danças de salão... com as vizinhas do rés-do-chão, com os amigos do bairro. 

Fico sempre com um braço amputado quando a Isabel vai com as primas para casa dos sogros um ou dois dias, mas tenho plena consciência de que lhe faz bem e, mais importante, ela gosta. Foi a terceira vez que isso aconteceu e o feedback é sempre óptimo. Adoro vê-la nas fotografias ao colo do avô, a brincar com a Alice, a tomarem banhos de espuma e a fazerem barbas. Gosto que cresça a saber que a família não são só os pais e que pode confiar também nos avós, nos tios, e que construa esta cumplicidade com os primos pela vida fora... Sinto sempre que me falta algo, quando ela não está, mas acho também que estas experiências lhe acrescentam algo. Por isso, vou deixá-la ir...










Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

21 comentários:

  1. ai joaninha eu ca nao consigo me separar do meu ..ja tem tres anos e mesmo se estou umas horas sem ele começo a preocupar.me...nunca conseguiria ir dormir sem o ter a dormir ope de mim (na mesma casa)...mas quem sabe um dia mais tarde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que quando não se está preparada, não vale a pena forçar! Já se falou hipoteticamente em ir de férias (mais do que uma noite ou duas, portanto) e eu não estava/estou preparada! Hei-de estar, um dia! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Quando for ele a pedir pensarei nisso... ate la nao e ponto final... tenho tempo demais para me separar dele...

    ResponderEliminar
  3. Também ainda não me sinto preparada para isso... Talvez quando um dia ele pedir...

    ResponderEliminar
  4. Mas vocês têm quem família que pode ficar com eles uns dias nas férias?
    Avós/tios/padrinhos/whatever não se importam de ficar com eles (mesmo pequenos com 1-2 anos) uns dias? A sério, que o vosso problema é "vamos ter muitas saudades", "é muito pequeno", etc, etc
    Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
    Mandem para aqui a morada, que se não querem aproveitar há muito quem não tenha essas mariquices e queira.
    Quem me dera. ´Familia que pode ficar com eles uns dias nas férias! Nem imaginam a sorte que têm.
    Temos avós e tios (e muitos primos) mas ninguém que possa ficar um dia que seja com os meus.
    Toda a gente se queixa que é muito trabalho, que é difícil, que estão cansados.
    Nunca consegui que os meus filhos ficassem um dia que fosse com a familia (e passar a noite então nem se fala).
    Já eu... este verão tivemos os primos a dormir cá várias vezes (e os pais agradecem). Os primos adoram estar juntos e, por muito trabalhoso que seja gosto muito de lhes poder proporcionar isso.
    Mas gostava também que alguém ficasse com os meus (uma noite que fosse). E tenho a certeza que eles iam adorar.
    Quem nos dera...
    Por aqui não há essas mariquices da idade, da saudade, de muito tempo longe.
    Se têm essa enorme sorte e bênção, aproveitem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mandem para aqui a morada, que se não querem aproveitar há muito quem não tenha essas mariquices e queira" lol adorei a brutalidade. Mas concordo, por aqui também é assim. No outro dia aconteceu um milagre e a avó perguntou se ele queria dormir lá e ele, por não estar nada habituado (nunca dormiu fora de casa) não quis ficar. Nem sei bem se algum dia vai querer (boneco a chorar copiosamente), a nós sabia-nos tão bem (e faz falta).

      Eliminar
    2. Não poria as coisas nestes termos...achei o comentário um pouco rispido, mas concordo com tudo. Primeiro percebo o quão difícil deve ser não ter essa opção. Segundo tenho alguma dificuldade em entender este argumento do "morro de saudades / não estou preparada". O meu filho tem mais ou menos a mesma idade que a Irene e a Isabel. Só este ano no verão já passou 1 semana com os meus pais + outra semana com os meus pais + 1 semana com os meus sogros. Pelo meio esteve connosco obviamente. Se tive saudades? Sim. Se adoro a ideia do meu filho ter outros referenciais, ter uma forte noção de familia para além dos pais, se acho que lhes faz mais do que bem sair debaixo das nossas asas, terem mimo sem fim, não estarem em creches em Agosto? Sim, sim, sim, sim e sim. Pelo menos analisem se eles estão preparados... talvez eles estejam e vocês não, mas isso é um bocadinho egoísta. Eu tenho as melhores recordações de férias passadas com avós tios e primos e nunca vou impedir o meu filho de criar essas recordações "porque eu não estou preparada"

      Eliminar
    3. eu honestamente não percebo como conseguem estar uma semana inteira longe das crias tão pequenas. Para mim, mais de um dia é tortura. Morro mesmo de saudades, é esse o termo. Sabe bem um dia esporadicamente, mas uma semana inteira?? Enquanto ela não for bem mais crescida e eu tiver a certeza q ela n vai sentir a minha falta, nem um fim de semana...

      Eliminar
    4. Vendo o ar de felicidade dess cria quando está nesses momentos. Sabendo que parimos os filhos, mas eles são de facto do mundo. Dando-lhes confiança, muita, para que não tenham medo do mundo quando não estamos por perto... e o aproveitem!

      Eliminar
    5. A questão é essa... o importanto não é se está preparada, é se seu filho/a está. Tente não privar o seu filho do mundo só porque a mãe morre de saudades.

      Eliminar
    6. A questão é essa, eu não estou preparada e tenho a certeza que ela também não está, tem quase 3 anos, mas mais que uma noite também não quer ficar. É o nosso limite. Ela tem tempo para ser do mundo, quando já for crescida e quiser ir sair com os amigos e já não quiser nada connosco. Enquanto quer saber de mim e do pai, e acha que somos as pessoas mais formidáveis do mundo, é de aproveitá-la até à última. Atenção q eu não condeno quem deixa os miúdos, mas não consigo identificar-me minimamente com isso :)

      Eliminar
    7. Isso mesmo! Anónimo das 21:11, vejam o lado da criança. Há muitos pais que conheço que nunca estarão preparados

      Eliminar
  5. Ai, Joana, é que é mesmo isso. Já o escrevi aqui: http://27andcountingstars.blogspot.pt/search/label/amor%20maior

    "Sempre com o coração sereno de quem sabe que permitir a felicidade do meu filho, mesmo que seja longe de mim durante uma semana ou duas, é fazer o que é melhor para ele. Para ele crescer, para ele viver, para ele ganhar asas. Eu estarei sempre aqui para o receber no regresso de cada voo!"

    E vê-se que a Isabel adora estes momentos! Um dia a Luísa também irá adorar! :D
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  6. Somos todos diferentes e eu aprendi, nesta coisa da maternidade, a respeitar todas as opiniões, mesmo que completamente diferentes do que eu penso. Mas já pensaram do que estão a privar os vossos filhos? das memórias que vão ficar para sempre, das guerras com os primos, do mimo dos avós, de dormir numa casa diferente, de não ter os pais sempre "em cima", de poderem ter saudades nossas? Acho fundamental que as crianças saibam que a família é muito mais que os pais, que há uma rede de pessoas com quem podem ficar em segurança, que os ama profundamente e que merece ter os netos/sobrinhos perto de si, sem os pais sempre a mandarem bitaites...
    Hoje estamos a falar de férias mas se precisarmos de ficar internados num hospital é bom que os nossos filhos saibam que há outros lugares seguros, para além do nosso regaço!

    ResponderEliminar
  7. Concordo consigo. O nosso filho foi habituado desde cedo a ficar com os avos. Ele fica bem, eles adoram.no e ele também. Achamos importante esta convivência e acaba por funcionar também como uma espécie de medida de prevenção caso surja algum imprevisto e não possamos ficar com ele, como já aconteceu. Assim,nao ha choros e fica bem.

    ResponderEliminar
  8. Eu fui criada que os filhos são para os pais tratarem, uma coisa é no caso das férias terem de ficar com os avós/tios/primos enquanto os pais trabalham,outra e colocar os filhos na casa de familiares para terem "descanso", ser pai não é só quando eles se portam bem,dão boas noites etc.Eu não ponho a minha filha em lado nenhum,anda comigo por onde for,convive com os primos e com os avós durante o dia em almoços ou jantares familiares.Quando for crescida e quiser dormir na casa de alguém,aí será ela a fazer a escolha,e não eu a " obriga-la" a ter de ficar com alguém ou em algum sítio que ela não esteja preparada. Os filhos são para cuidarmos,não para os outros cuidar.Mas é a minha opinião é o modo como vivo.Cada um tem o direito de fazer o que acha melhor para si e para os seus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito totalmente a sua opinião, mas e quando os avós QUEREM e GOSTAM e FAZEM QUESTÃO que os netos fiquem? O seu comentário dá a entender q a criança é um fardo para os avós, que está a dar-lhes uma responsabilidade e um peso, e não é esse o caso, pelo menos na minha família. Os avós adoram tê-la lá, ela adora ficar (e a maioria das vezes é ela q pede). Não consigo estar mais de um dia longe dela, mas esse dia q ela esporadicamente passa com uma avó ou outra, sabe-nos lindamente a todos. :)

      Eliminar
  9. Adoro deixar os meus filhos nos avós. Faz bem a todos e das minhas melhores recordações de infância são os verões com os meus avós no Minho.

    ResponderEliminar
  10. Ainda há pouco tinha estado a ver as fotografias do fim de semana... e sorria ao ver a felicidade estampada naqueles rostos pequeninos.

    ResponderEliminar
  11. Falta agora o post da Joana Gama 'eu nunca a vou deixar ir nunca nunca nunca!'

    ResponderEliminar