10.26.2016

Estão a ver este rapazinho que era "mau aluno"? Ganhou uma estrela Michelin!

Havia um rapazinho na nossa turma que, apesar de pequenino, se sentava nas carteiras lá de trás. Era falador, desestabilizador, gozão, a custo fazia os trabalhos de casa, tinha negativas. Na primária, levava não raras vezes estalos e carolos da professora (sim, isto acontecia nos anos 90). Era, diziam, "indisciplinado" e "mau aluno".

Acontece que esse menino, de sorriso fácil, recebeu agora uma Estrela Michelin, no restaurante Adega, em San José, nos Estados Unidos. O meu orgulho nele é enorme e fico também contente pela chapada de luva branca que isto significa. O nosso sistema de ensino não está feito de acordo com as necessidades, interesses, ritmos das crianças. Prepara-nos, aos que conseguem apanhar o comboio a alta velocidade, para os exames, mas não necessariamente para a vida. E ele, que não conseguia estar sentado na carteira, tinha bicho carpinteiro, porque era simplesmente uma criança! Hoje esse desassossego traduz-se num profissional de mão cheia, criatividade, talento, humildade, vontade de aprender, resiliência... imaginem então se tivesse tido um ensino que o estimulasse desde o início! O caminho teria sido tão menos doloroso... Felizmente a força interior (e o incentivo da família, principalmente do irmão mais velho, a quem seguiu os passos) foi superior a tudo isso e ele conseguiu, não um canudo, mas um dos maiores feitos na área que desbravou.



Parabéns, David! Pelo reconhecimento que só os grandes alcançam, mas principalmente pela audácia e por teres ido à luta [parabéns à Jéssica também, claro].

Notícia do DN, aqui.


Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

9 comentários:

  1. Tao bem que soube ler este, nao sei bem pq, mas pq sim...
    Porque nao ha receitas para nada nesta vida, apenas ingredientes soltos que se misturam e chegam a um resultado brilhante..
    Parabens a quem consegue dar uma chapada de luva branca desta ou de outra forma.
    ( gosto muito de "te" ler joana! Beijnhos

    ResponderEliminar
  2. PROUD! Espetacular mesmo.
    Eu que sou uma pessoa com bom ouvido, apenas por ter voz grossa, nas aulas de música atiravam-me lá para trás para não lidarem. O ensino portugues parece-me um pouco diferente hoje em dia (e ainda bem), mas ainda assim, promove muita insegurança nos miúdos. Cabe aos pais transmitir-lhes a confiança necessária. Depois claro, há os pais exagerados que mandam os filhos para concursos de voz, sem eles terem a minima noção de cantar. Calma.......LOL

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado nada disso é mentira mas no meio disso tudo passamos bom momentos de escola foi pena no verão não termos conseguido fazer o jantar de turma mas espero conseguir em breve e gostei muito de ler o que escreveste beijinhos e continuação de sucesso para ti também beijinho para as princesas

    ResponderEliminar
  4. Parabéns David, é sempre um orgulho ver portugueses a vencer, e lá fora então tem outro sabor!

    ResponderEliminar
  5. Lindo!Até me arrepiei ao ler, o esforço e talento foram reconhecidos:)Adoro ler-vos, não costumo comentar, mas hoje não resisti.

    ResponderEliminar
  6. Espectacular!
    Adorei ...

    ResponderEliminar
  7. Muito bom.
    Adoro quanto os patinhos feios viram gansos, aqui não se trata de beleza, mas sim de sucesso ao fazer bem aquilo a que nos propusemos. Parabéns ao David e à sua noiva, e não me venham dizer que Portugal também está de parabéns porque se o conseguiram foi por mérito próprio, que de resto as ajudas devem ter sido poucas. Parabéns é a eles :-)

    Ah e agora uma dúvida, JPB estás nesta foto? Tenho ali uma suspeita, mas sem certeza, eheh.

    ResponderEliminar
  8. Ser cozinheiro é dar uma chapada de luva branca?? penso q será de luva de forno lolol...

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto, para um excelente miúdo. Parabéns David

    ResponderEliminar