10.12.2016

Já começa...

Ai o Outono... as castanhas assadas, cozidas e de todas as formas e feitios, a batata doce acabadinha de sair do forno quentinha, as romãs, as folhas no chão amarelinhas e que fazem crack! ao serem pisadas, ouvir chover lá fora enrolados em mantinhas... A PORCARIA DAS CONSTIPAÇÕES! 'Ca nervos!

Não se fiem no ar lavadinho da minha boneca. A verdade é que está entupida em ranho até aos cabelos. Ela e eu. Já não sei que mais fazer. Muito soro, algumas aspirações e... ela, que até é daqueles bebés raros que dormem a noite toda, não tem conseguido fazê-lo em condições. A elevação da cama não é suficiente, ela anda ali a engasgar-se em ranho e com imensa dificuldade em respirar. Esta noite, depois de vomitar secreções, dormiu 3 horas no colo do pai, quase de pé. Fiz uma nebulização com soro hoje de manhã e parece-me ligeiramente melhor, mas já sei que não se deve abusar (aliás, o homeopata onde fomos uma vez com a Isabel, depois da bronquiolite que evoluiu para pneumonia, era bastante contra). 

Bem, a ver se tudo isto não passa de ranhoca [ela já esteve assim há duas semanas, fez febre um dia e tudo, melhorou imenso, mas ontem teve uma recaída].

Uma foto publicada por Joana Paixão Brás (@joanapaixaobras) a



Uma foto publicada por Joana Paixão Brás (@joanapaixaobras) a


A roupinha da Luísa é Tutão. Adorei!
 

Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

11 comentários:

  1. Joana...o meu pequenino esteve igual estive 3 dias a fazer nebulizações com Mucoclear 3%. 3x dia. é um soro mais concentrado q ajuda a diluir a ranhoca! Ficou otimo! As melhoras! ;)

    ResponderEliminar
  2. Fala com o pediatra, vê se para além do soro ou água do mar (que eu prefiro) não tens de lhe fazer umas.gotas de neosinefrina 3dias para as secreções ficarem mais moles e ver se não evolui para bronquiolite.
    A nebolização não é sempre aconselhada, porque pode encharcar os pulmões e dar origem à pneumonia.
    Se vires que mesmo assim não chega o soro, chama alguém, um fisioterapeuta, e faz ginástica respiratória, ajuda muito mesmo.
    Sou pró nestas coisas, a minha cria teve algumas bronquiolites até eu ter apanhado os truques todos :p
    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ginástica respiratória nem sempre é necessária, acho que só faz sentido se as secções estiverem 'alojadas' nas paredes dos pulmões, por assim dizer, sem se conseguirem libertar e sair. O meu filho tem 4 anos e um histórico de bronquiolites desde os 3 meses de idade e nunca precisou de ginástica respiratória porque o quadro clínico dele não pedia isso, a inflamação era de outro tipo. Eu não sou contra a pratica, atenção, só queria dar o testemunho de alguém que também lidou com bastantes bronquiolites (no inverno passado 'só' teve duas ligeiras) e a quem esse técnica nunca foi receitada.

      Eliminar
  3. A minha tem exactamente o mesmo tempo da Luísa (nasceu a 26.05) e está igual... é tão bom limpar vomitado de ranho às 4 da manhã!!! As melhoras😉

    ResponderEliminar
  4. Ginastica respiratoria! Chegou a resolver bronquiolites, sem recorrer a medicação. Experimente, que vale a pena. Deitam cá para fora a ranhoca e expectoraçao toda, e ficam muito mais aliviados.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Tenho uma Leonor com 3 anos e problemas de asma!
    Quando vem este tempo é um pesadelo mas devo dizer que ela tem andado maravilhosa ��
    Quando fica assim, acumulando com os seus ultra mega sensíveis brônquios, cá por casa costumamos fazer uma "lavagem" como me ensinaram num dos internamentos por causa de problemas respiratórios!
    Cá por casa fazemos assim...
    O papá segura nela deitada de bruços sobre o braço dele com a cabeça para dentro do lavatório, eu pego numa seringa de 5ml e vou injetando dentro das narinas um pouco de soro de cada vez intercalando com palmadinhas nas costas e de narina em narina!
    A medida que vamos injetando de um lado, a ranhice vai saindo na outra narina!
    Ela chora horrores, é doloroso pensar que somos capazes de o fazer a nossa filha enquanto ela esperneia como uma louca, mas a verdade é que fica limpinha e dorme muito melhor! Até aqueles ranhiços verde/amarelados vem cá para fora e quando esta mais atacada acaba por vomitar o que fica solto!!
    Resulta!! É difícil emocionalmente de se fazer mas resultada!!
    Espero ter ajudado!
    As melhoras para as duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fazia isso também, era a forma de sair sempre mais ranho.

      Eliminar
  6. Olá Joana,
    A malta aqui do trabalho também anda como as mesmas questões por causa dos mais pequenos.
    Ouvi uma sugestão que me fez recordar de algo que a minha mãe sempre fez comigo: colocar meia cebola ao lado da cama durante a noite.
    Sei que pode parecer pouco fidedigno, mas não custa tentar e a sabedoria popular sempre costuma ter um fundinho de verdade.

    As melhoras :)

    ResponderEliminar
  7. A sério que ela fica vestida assim em casa??? Meu Deus que coisinha mais fofa!!!! Melhoras pras duas!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá.. Olha para mim o melhor remédio e mesmo a moda antiga.. usa o Vicks vaporud coloca nas plantas dos pés e no peito e costas.. nada de exagero ou ela e pequena e em poucas quantidades.. vais ver que ele melhora da noite pro dia.. eu faço assim e resulta.. primeiro deita muita porcaria e fica logo a respirar melhor..

    ResponderEliminar
  9. Cinesioterapia (ou ginastica respiratoria) é o que ainda faz efeito na Laura. Bronquiolites de semana a semana, asma entretanto diagnosticada... A pediatra mandou sempre a cinesioterapia. E soro!!! Muito soro!!!
    A neosinefrina é preciso ter algum cuidado... A pediatra nunca recomendou...

    ResponderEliminar