10.05.2016

Primeiro dia a sós.

Fizemos (ou fiz) várias escolhas desde que a Irene nasceu - das quais não me arrependo - que nos levaram até aqui. Até ao facto de em dois anos e meio não termos estado mais do que umas três horas sozinhos. 

Cada casal terá o seu ritmo, as suas prioridades e, acima de tudo, as suas necessidades. Eu sou aquele "clássico" caso de quem se focou na filha. A amamentação era (e é) muito importante para mim, ter ficado um ano e tal em casa fez com que não introduzisse o biberão, ela só adormece comigo, por isso tranquilamente chegámos até aqui. 

E, pelo meio, houve muitas conquistas: a primeira vez que ficou com os avós, a vezes em que fomos almoçar só os dois, a minha ida para o trabalho, o pai ficar sozinho com ela, etc. 

Por alguma razão - que não interessa contar aqui - achei que a escola estaria aberta hoje e começamos a planear coisas. Depois vim a saber que, afinal, não estava. Porém, pus um dia de férias para o Frederico e eu irmos passear amanhã. Ela adormece optimamente na escola com a educadora e com os outros meninos e isso dá-nos para aproveitar a manhã e a tarde até a irmos buscar. E para ela? É mais um dia normal. 

A legenda mais desnecessária do mundo, mas é do aniversário da Irene :)

Para nós, vai ser como um dia qualquer há 3 anos e tal. 

Provavelmente passaremos 70% do tempo a falar da Irene, mas e então? Estar a dois, não é negar a existência dos três. E a existência dos três também tem de dar lugar a estar a dois. 

Porém, sem pressas. Tudo a seu tempo. Cada uma de nós tera o seu ritmo, as suas prioridades, as suas necessidades. Cada coisa que sentimos tem um motivo. 

Sinto que amanhã é o dia perfeito para irmos namorar os dois, enquanto a Irene está na escola. 

Depois conto-vos... "tudo"? ;) Há coisas que não deverão querer saber, digo eu. 

AH! Se houver sugestões para um dia a dois (sem noite), apitem! ;)


Sigam-me no instagram @JoanaGama
                                         e o @aMaeequesabe e o Canal também ;)

9 comentários:

  1. Marta Branco11:27 da manhã

    Compreendo. Eu e o meu marido ainda não tivemos o nosso dia a sós. Lá chegaremos :)

    ResponderEliminar
  2. Joana, tenho várias. O Martim faz três anos este mês e nós, neste tempo, o tempo que tivemos a dois foi exactamente ou quando ele estava na escola ou quando pagamos -à melhor babysitter do mundo - (nem sempre podemos) para nos ficar com ele. Na escola, está tudo bem, para ele é só um dia igual aos outros. À noite, ele fica a dormir, depois da rotina do costume, e nunca se chegou a aperceber que os pais tinham saído. Cada casal tem as suas necessidades e nós não conseguimos (nem quisemos) perder os momentos a dois. Mas vamos lá ao que interessa: h2on, ao pé do ikea de Loures. Podes pagar 4 horas, é lindo, não é nada vulgar e ainda da para aproveitarem o resto do dia. Existem diversos rooftops em Lisboa onde vale a pena ir e fazer um almoço romântico (o park, o rooftop ou o entretanto são óptimas opções - e verdadeiramente românticas). Para passear, eu sou suspeita porque, para mim, Lisboa é linda. Do cais as docas. No parque da nações. Na baixa e no Chiado, etc etc.... Mas, no final o que interessa é que vão ter essa liberdade de estar juntos e se dedicarem um ao outro e, acredito, independentemente do sítio, isso é o melhor de tudo.

    ResponderEliminar
  3. Casa casal sabe o que funciona para si, e importa respeitar. Eu sempre precisei de estar também, só, com o amor da minha vida. O miúdo, é/era, tão exigente que não tínhamos um momento para nós e eu/nós temíamos que passássemos a ser apenas cuidadores de uma criança (como eu via à minha volta) e deixássemos de ser um casal apaixonado com o filho que amamos. Face a isso e a uma família maravilhosa, muito cedo começamos a ter momentos para nós, um jantar, uma manhã, um almoço e depois uns fins de semana. Resulta com esta família, e isso é que importa.
    Quanto a vocês ser turista na nossa própria cidade pode ser maravilhoso, basta estar junto.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo..
    Tenho 2 filhos (10 e 6).. e posso te dizer que uma mão chega e sobra para os dias que passámos sozinhos!
    E sim.. passamos o tempo todo a falar deles.. a rir e chorar que nem tolos das peripécias de cada um..
    Eu sou assim.. e ele tb! Somos criticados por amigos por vivermos em função deles.. mas se não fosse assim para nós não fazia sentido!
    Agora que já estão mais independentes.. ando à procura de um fim de semana para nós.. romântico.. tranquilo..spa.. tudo o que tivermos direito.. mas os euros nao abundam.. o que torna a escolha mais difícil!

    ResponderEliminar
  5. E o pai como é que se tem sentido com essas escolhas?

    ResponderEliminar
  6. Tão bom ter lido isto!! Todos falam que eu agora só me foco no meu filho, que fez domingo um aninho!! Haverá a altura em que ele quererá estar longe dos pais! Por enquanto, estou bem assim e não sinto necessidade de ter a minha "outra" vida. Tudo a seu tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei de ler isto. Acho que cada um sabe de si. Por aqui também não tem sobrado muito tempo só para os dois, e não nos apetece pagar a babysitter (nao temos muitas mais opções) para irmos fazer coisas os dois (como jantar fora por exemplo). Agora como eu também não censuro quem o faz - porque haveria de censurar?! - também não gosto que me estejam sempre a dizer que não alinho, que sou isto e aquilo.. Temos estado bem assim (certifico-me que não sou só eu a pensar assim, mas o meu marido também ), que haveremos de voltar a tempo para outras coisas, que há o resto da vida para outras coisas e cada um saberá o seu tempo! E o tempo a 3 também sido muito bom :) o melhor da vida :)
      Anónima Catarina

      Eliminar