10.24.2016

Hoje é um dia triste

Hoje é um dia triste. O meu avô morreu. O pai do meu pai. Morreu-me mais um avô {e estremeço só de pensar que só cá está a minha adorada avó Rosel e caem-me lágrimas só de pensar que um dia também ela não estará cá}. 

Talvez não lhe tenha dado tudo o que uma neta deseja dar ao seu avô. Nem recebido. Era um amor à antiga, daquele que não se expressa por abraços, por beijos, por palavras cheias de ternura. Era assim que ele era. Mas não foi sempre. Lembro-me, já adulta, de o ver pegar ao colo os meus primos, bem mais novos, brincar com eles, beijá-los. Não tinha ciúmes, muito pelo contrário. Ficava radiante por saber que ele tinha conseguido quebrar esse gelo e que estava a criar laços com os netos. Fico a pensar se eu não me poderia ter esforçado mais para lhe roubar todo esse amor que ele aprisionava dentro dele. Os abraços não nos eram naturais. Mantínhamos uma distância entre nós que raramente transpúnhamos. No Natal, punha-nos o envelope com a nota, que amealhava com custo e com carinho, num dos bolsos ou à pressa, numa das mãos, desculpando-se. 
Choro. Já tenho saudades. Do que vivemos e do que não vivemos juntos. Daquele natal em que resolveu declamar poemas da sua autoria e que nos brindou com um fado. Cantava mal (ele não o sabia), mas aquele raro momento encheu-nos o coração. Ficou de olhos cheios de lágrimas quando lhe contei que estava grávida da Isabel, comovido e de voz embargada. Nunca o tinha visto assim. Por isso, sei-o hoje {e no fundo sempre o soube} que os sentimentos estavam lá, o amor, o carinho e o orgulho estavam lá, mesmo que as palavras se calassem. 

Até sempre, avô. Um beijo e um abraço demorado, por todos os demos e pelos que ficaram por dar

16 comentários:

  1. Um beijinho muito doce, minha querida...
    Força e sorri, como os avós gostam de ver os netos: a SORRIR!!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Beijinhos grandes Joana.
    Para te alegrar um pouco pensa que agora tens lá em cima mais uma estrelinha para olhar pelas tuas princesas :-)
    Muita força.

    ResponderEliminar
  3. Ó minha querida, parece a minha história com p meu avô materno... Sinto o mesmo. Já so tenho a minha avó materna. Pensa que tens mais uma estrela a brilhar para ti. Beijinhos grandes e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Same here... O meu avô materno faleceu o ano passado com a bonita idade de 93 anos... Também já só tenho a minha avó materna.. A grande matriarca da família, à boa maneira das famílias de lavradores do Norte. O meu avô, como o da Joana, era reservado e não muito dado a exibições de afecto. Mas do que mais me marcou foi a forma como estudou o meu marido, então namorado, numa clara demonstração de protectorado, e como no dia do nosso casamento disse do alto do seu orgulho que a sua querida neta estava linda como uma rosa a desabrochar :) Sei que agora toma conta de mim e dos meus filhos a partir de onde quer que esteja. Bem-hajam todos os avós de coração...E para si, Joana os meus sentidos pêsames :'(

      Eliminar
  4. Olá Joana sinto muito. Um beijinho grande e muita força... Ele está lá em cima a olhar por vocês... Também já só tenho a minha avó materna e minha madrinha de batismo. O meu avô materno e meu padrinho de batismo também faleceu no ano passado depois de muito sofrimento. Custa muito ve los partir mas acredita q de onde estão vão olhar por nós. A nossa família ficou mais unida e a minha avozinha agora é a nossa rainha. Acredito que alguns atritos familiares que existiam se resolveram por intermédio dele. Avós paternos já não tenho há muitos anos.Era muito miúda quando partiram. Hoje realmente é um dia triste mas vais ver que te vais sentir protegida... Beijinho grande!Mariana

    ResponderEliminar
  5. Estou com lágrimas nos olhos!! O meu avô paterno tb morreu este mês! E só me resta a avó paterna!! Sinto que também não dei o melhor como neta.. e tão pouco que conviveu com a unica bisneta!! Mts saudades... ja foi na idade dele (93anos) mas custa sempre mt!! Um beijinho apertadinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu já só tenho o avô materno, com quem tenho uma relação com parecida com a tinhas com o teu avô. O avô dos abraços e das brincadeiras perdiu-o há quase 10 anos. A saudade fica para sempre, mas o importante é nunca esquecermos os momentos bonitos que vivemos com eles. Muita força. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Força.
    Tb estremeço de pensar nos meus

    ResponderEliminar
  8. Rita Oliveira10:59 da tarde

    Força..eles olham por nos!!

    ResponderEliminar
  9. Pronto já me puseste a chorar...

    Eu já perdi o meu pai quando tinha 18 anos... custou e continua a custar muito... depois disso, passei a relativizar um pouco a questão...

    O meu mais importante já se foi :(

    Um beijinho muito grande e um abraço muito apetado pois nestas alturas não há palavras que nos aqueçam

    ResponderEliminar
  10. sinto muito :( muita força beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Mt força Joana! Custa tanto vê los partir... <3 beijinho

    ResponderEliminar
  12. Muita força Joana! Ele vai ficar para sempre nas vossas memorias. Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Muita força Joana :( nestas alturas não há muito a dizer, fuça sempre essa sensação de que não os aproveitamos o suficiente. Já só tenho 1 avô, o materno, e tenho muito poucas memórias com ele, circunstâncias da vida, apesar de em miúda estar lá em casa deles muitas vezes. E tive a sorte de ter uns avós extra, os paternos do meu marido. Já só temos a avó infelizmente :(

    ResponderEliminar
  14. Não há nada que se possa dizer que alivie ou acabe com essa dor, mas desejo que tenha muita, muita, força para enfrentar tudo. E que o amor que a rodeia ajude a superar. "Entre as estrelas vens, ensinar-me a sorrir"
    Beijinho Joana

    ResponderEliminar