10.09.2016

Não usa chucha!

A Luísa não usa chucha. [Já lá vamos.]

A Isabel acostumou-se a usar chucha. Não levei chucha para a maternidade, a fim de não comprometer a amamentação, mas ao fim de umas duas semanas senti necessidade de a acalmar com uma chucha. Não estava disposta (nem devidamente informada) a fazer livre demanda e não gostava de a ver chorar por tudo e por nada e lá me rendi. Experimentámos umas 4 diferentes e só aceitou razoavelmente uma da Avent. Ao fim de uns dias já eram grandes amigas. Funcionava como rolha para as moinhas, para satisfazer a necessidade de sucção, para dormir, para se acalmar. Às tantas - sem que eu me fosse apercebendo - passava a maior parte do dia de chucha. A partir do momento em que fez um ano e picos, passei a dar-lhe chucha só em casos de necessidade, choro mais inconsolável, para dormir ou para viagens. Confesso que me fazia impressão vê-la sempre de chucha, quando nem sequer estava carente, e comecei a reduzir mais e mais (porque ela também não se mostrava reticente) e passou a usar só para dormir a sesta e o sono da noite. Levava para a escola, mas já nem a punha com uma fita pregada à roupa - as educadoras tinham-na lá para caso de SOS, na mala. Com um ano e meio - até menos, mas não consigo precisar quando - largou, de um dia para o outro. Já tinha reparado que as chuchas apareciam mordidas, mas naquela noite foi diferente. Pus-lhe a chucha, peguei-a ao colo para a embalar e ela tirou a chucha e mandou-a para o chão. Achei que tinha sido sem querer. Fui passar por água e voltei a dar-lhe. Mordeu um bocado e voltou a mandá-la fora. "Ok, não quer." Nessa noite adormeceu sem chucha. No dia seguinte, na escola, pedi-lhes para lhe darem a chucha só caso ela pedisse. Não pediu. Nunca mais pediu. Foi o "desmame" de chucha mais simples do mundo, sem choros, sem dramas, sem pressões e ainda bem. Se ela mostrasse necessidade, ter-lhe-ia continuado a dar chucha, claro, até ela querer. Aliás, guardei uma chucha menos mordida para o caso de tudo aquilo ter sido um engano. Não foi.

A foto é da Isabel, com sete meses <3


Desta vez, optei por não dar chucha à Luísa. A ideia até era não lhe dar nunca, "logo se via". Digo-vos já que é uma decisão difícil, não tanto por ela mas pelos outros. Todos, à nossa volta, esperam que um bebé use chucha. No primeiro mês ela não precisava de mais do que mamar. Depois, houve ali uma fase em que me parecia que ela queria fazer sucção não nutritiva (aquilo a que chamamos "fazer da mama chucha", o que está errado porque a chucha é que foi inventada para (tentar) substituir a mama), mas não conseguia "chuchar" na mama sem que saísse leite [parêntesis para dizer que desconfio que produzo leite em excesso, daí, nas minhas análises nada científicas, claro, achar que a Luísa queria apenas confortar-se na maminha mas sem leite]. Ela já estava a rebentar de leite, já se bolçava toda e queria continuar a mamar mas aquilo causava-lhe um desconforto enorme. Nessa altura, tentei que usasse chucha. Fervi as que me tinham oferecido e tentei, durante coisa de uma semana talvez, oferecer-lhe. Odiou. Cuspia, chorava, enfurecia-se, engasgava-se, provocava o vómito, chorava ainda mais e eu desistia. Nada daquilo me parecia natural. E não é. Depois, voltei a tentar nas viagens de carro. Tudo o que fosse viagens mais compridas, era um suplício, chorava muito. Houve uma vez que até me debrucei sobre o ovo para lhe dar mama e tudo. Aceitou umas três vezes chucha, durante uns 5 minutos talvez. Uma ou duas vezes adormeceu no carro com a chucha. Mas, depois, voltava a oferecer-lhe e nada. Nunca aprendeu a gostar. E, na verdade, eu também nunca tentei muito, porque sabia que ia estar (quase) sempre à disposição dela para ter maminha (entretanto aprendeu a fazer sucção não nutritiva e fica tão calminha que até adormece na mama e tudo).

Desisti definitivamente. Há coisa de um mês e meio, a minha mãe comprou-lhe a última chucha, uma de um material qualquer xpto de borracha 100% natural, tentámos umas quatro vezes e ciau, ciau. Finito. Vozes fizeram-se ouvir de que era preciso insistir, insistir e insistir mas eu não quis submeter a minha filha à tortura da chucha. Também não gostaria que me impingissem uma porcaria que ainda por cima não é nada parecida com o original. Tenho - felizmente - toda a disponibilidade do mundo para a minha filha e ela lá se vai safando de vez em quando com a mão, dedos, polegar, mangas da camisola, pano, camisola do pai (ahah) quando eu não posso naquele exacto momento dar-lhe maminha.

É um descanso quando assumimos isto e paramos de tentar subverter o que lhes é natural. A minha filha não usa chucha. A minha filha odeia chucha. Ponto final. Podia ter ficado só pelo "a minha filha não usa chucha porque eu nunca lhe dei chucha", mas assim até tenho uma desculpa - estupidamente - mais compreensível para quem nos rodeia.



Sigam-me no instagram @JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

49 comentários:

  1. Os meus dois também nunca quiseram e, sinceramente, nunca insisti muito.

    ResponderEliminar
  2. O meu filho,hoje com 8 meses,nunca aceitou chucha.Nos primeiros tempos após a saída da maternidade ainda a tolerava uns 10 minutos, mas depois disso cuspia a dita cuja,literalmente . Mas explicar aos avós que ele,e muito ênfase no ele, é ainda hoje do mais complicado que existe. Explicar que não é por ser da marca A,B ou C que ele vai querer chucha é um trabalho inglório.
    Também o meu filho gosta de "chupetar" na mama e quanto eu conseguir vai ter total acesso a ela!

    ResponderEliminar
  3. Joana..por aqui... igualzinho..
    Mais igual é impossível.. posso dizer que tenho em casa 15 chuchas.. 7modelos diferentes..
    E nada.. a pequena Mar so pegou realmente durante uma viagem de carro.. às vezes acalma só com a chucha pendurada na boca..
    Mas serve-lhe de muito a maozinha ..o punho os dedinhos dela!!por um lado é bom que à noite não acorda à procura da chucha..
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  4. A minha pequena tb não usou chupeta durante os primeiros 5 meses apesar de tentarmos várias marcas e modelos. Com a ida para a creche a história foi outra :) duas semanas depois e a moça adora a chupeta para adormecer... Joana, concordo que não vale a pena chatearmos os bebes para gostarem de chupeta. Quando eles quiserem e se quiserem eles adaptam-se a ela.. Acho que foi isso que aconteceu com a minha pequena. Como não tinha a maminha da mãe lá se agarrou à chupeta para adormecer..

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual. 1a filha usou chucha para acalmar mas largou muito fácil com 2 anos! Foi precisamente quando nasceu a irmã. Esta N tem chupeta, sempre tão calminha... Mas tem um grande senão: não pega em nenhuma tetina, é só maminha ( 8 meses). Talvez tivesse biberão se tivesse insistido na chupeta!

    ResponderEliminar
  6. A Maria de 3 meses também não quer nada com a chucha mas confesso que, não insistindo muito, vou tentando algumas vezes. Adormece a chuchar no polegar.

    A Lara de 2 anos e meio, não larga a chucha por nada. Tento que use só para dormir e quando está muito aborrecida e pede (normalmente durante uma birra).
    Não faço ideia de como é que lhe vou tirar a chucha de uma forma suave. Ela é mesmo muito apegada à chucha. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, o meu filho também era e um dia disse que já não queria mais chucha e atirou com ela para o vão de escada. À noite choramingou, eu disse que já não estava lá e que foi ele que deitou fora (claro que tinha uma escondida para o caso das coisas descambarem) e ele lá adormeceu. Tudo tem o seu tempo, e se eles ainda estão muito agarrados é porque não chegou a altura deles, fomos nós que lhas demos, não está certo tirá-las com muito sofrimento.

      Eliminar
    2. Sim, vou deixar a Lara decidir quando não quer mais chucha. Nem teria coragem de lha tirar assim de repente. Mas vou tentar que use só para dormir ou em caso de "crise". Oxalá não demore muito. :P

      Eliminar
    3. é bom ir conversando com ela pedindo pra que ela mesma jogue fora. diga q dará um presente quando ela o fizer. ela logo vai querer jogar fora.

      Eliminar
    4. Sim, vou começar a preparar a conversa... Confesso que tenho andado a adiar o momento. :P

      Eliminar
  7. A minha filha tem 14 meses e também não usa chupeta. Dei-lhe no inicio mas ela nunca quis ela nem sabe para o que aquilo serve, se vê algum bebé com chupeta ela quer logo tirar-lha e se consegue roi-a mas nunca na parte que é suposto meter na boca,e sempre na outra parte (não sei porque,mas é assim que ela faz)
    A mim também me disseram que tinha que lhe dar chupeta e que tinha que insistir porque era bem tinha que ser.. mas claro que eu nem quis saber da opinião dessas pessoas, a mãe sou eu e a mãe é que sabe e a minha filha não usa chupeta porque ela não quer e também não vejo necessidade nisso.. Para dormir usa o doudou, para as viagens no carro também tem o doudou..

    ResponderEliminar
  8. Com o meu é igual Joana, manda tudo fora e quer continuar na mama, mas claro sai leite na mesma mas ele insiste em dormir na mama faz um berreiro incrível se o tento adormecer sem a mama até se engasga e tudo! Também gostava que ele aprendesse a fazer a sucção não nutritiva pois ele tem 3 meses e isto de estar sempre a mandar leite fora pois quer adormecer na maminha não me agrada nada, não por mim atenção mas por ele que fica muito incômodo com tantas mudanças de babetes, bodies, fatos, como vejo que também fica incomodado da barriga do bolçar! Enfim é torcer para que ele aprenda a fazer a sucção não nutritiva :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou exatamente igual. Faz hoje três meses mas parece-me "cada vez mais agarrado à mamã. É um berreiro para adormecer sem ela...nao sei o que deva fazer....

      Eliminar
  9. Este texto poderia ser escrito por mim.O mais velho pegou logo na chucha. O mais novo nada...tal e qual o que descreveu...hoje comprei mais uma diferente, ainda con alguma esperança,mas em vão...assim será!!

    ResponderEliminar
  10. Que giro! ;) Esta impossição de dar chucha... eu nunca dei á minha pequena, nem sequer a experimentar. Não existe sucção não nutritiva quando se mama em livre demanda. Toda a sucção é nutritiva.... ;) Parabens! ;)
    Quem precisa de chucha somos nós, não eles. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento. Posso não ter usado bem os termos, nem sequer me ter explicado bem, mas - tenho a certeza - a Luísa às vezes não queria mesmo mais leite e queria mamar (só e apenas) pela necessidade desse reflexo, pelo conforto, pelo quentinho, para estar perto de mim. "Azar" dos azares, a minha mama era - e é ainda - um poço sem fundo (nem 4 meses e meio depois isto regulariza, só para ter uma noção, ela não mama durante a noite entre 10 a 12 horas, há quatro meses, e eu ainda continuo a "sofrer horrores" com mamas a
      rebentar) e ela chegava a bolçar em jacto com tanto leite... Agora já aprendeu a estar na mama praticamente sem engolir (ou engolindo quantidades mínimas, pontualmente) e sem estimular tanto a mama. Dorme sestas assim, muitas vezes. Daí lhe ter chamado "não nutritiva", não sei que outro termo se poderá usar, sendo na mama, mas com funções diferentes eheh

      Eliminar
    2. Como diz uma anónima num comentário mais acima, a Luísa só quer chupetar na maminhas!!

      Eliminar
  11. Por aqui um menino de 2anos e 10meses e outro de 4meses e zero chupeta! E eu agradeço, menos uma chatice para depois lhes tirar!

    ResponderEliminar
  12. Por aqui, só aceitou chucha aos 4 meses, até porque inicialmente estava reticente por causa da confusão de bicos que poderia causar problemas na amamentação. Hoje vejo que quase lhe impingi a chucha, em parte porque toda a gente achava anormal que não tivesse e que "fizesse da mama chucha" (chorei que nem uma desalmada quando a aceitou pela primeira vez num dia em que não o consegui acalmar). Aos 7 meses começou a recusar e eu, como não gosto nada de ver bebés de chucha e já tinha metido na cabeça que quem manda sou eu, retirei-a completamente. A partir daí, às vezes (tipo para dormir todos os dias) faz da mama chucha, para mim não é problema :) No segundo já vai ser diferente, não vão existir chuchas cá em casa, desde que eu esteja disponível, não será preciso mais nada!!

    ResponderEliminar
  13. A minha filha com 3 meses também não quer, e já já foram 2 chupetas compradas!! :)

    ResponderEliminar
  14. O meu filho mais novo também não quis chucha e eu só tentei no primeiro mês. Ele era um bebe sossegado e eu nunca mais pensei no assunto, até que um dia já com seis meses e com uma grande telha pegou na chucha da irmã e começou a chuchar, e durou até aos dois anos.

    ResponderEliminar
  15. Por aqui é maminhas e chucha. :) Já lá vão 22 meses! :D

    ResponderEliminar
  16. Não sabia que existia essa pressão da sociedade em se dar chucha. Que parvoíce. A mãe dá experimentar se quiser e se achar necessário. Se achar que o melhor é não dar, não dá. Qual é o problema? Nem percebo, juro. No meu caso dei, porque como ia ficar pouco tempo em casa com o bebé, queria que ele tivesse um consolo. E ele agarrou bem, então lá usou.
    Mas acho zero obrigatório, e a chucha tem coisas boas claro mas tb coisas muito más, além de não ser o natural, mas isso hoje em dia é complicado, porque as nossas vidas não são naturais (temos de ir trabalhar e afastarmo-nos do bebe muito cedo por exemplo) e temos de arranjar mecanismos de defesa.
    Enfim..

    ResponderEliminar
  17. Fiz isso com a minha primeira filha. Não lhe dei porque simplesmente eu não queria que ela experimentasse a chupeta. A alternativa que ela arranjou foi usar o dedo até aos sete anos. Quando nasceu a segunda nem quis saber de teorias. Saiu da maternidade com chupeta, um dia o malandro do pai natal levou a chupeta para sempre. Podia ser sempre diferente,podia! Porque cada família e dinâmica são diferentes e cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  18. O meu também nunca quis chucha. Comprei dezenas de marcas diferentes, de silicone, de borracha, nada... às vezes até agarrava a minha mão para não lhe pôr aquilo na boca. Usa o dedo para se acalmar mas estranhamente só o faz quando tem a fraldinha de pano com ele. Se a fraldinha não estiver, ele também não chucha no dedo.

    ResponderEliminar
  19. Não percebo esta mania de teorizar tudo o que envolve maternidade, até dar chupeta ou não parece um tratado de física quântica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chatice isto das mães agora pararem um bocadinho para pensar, reflectirem, ouvirem os seus bebés, perceberem as suas necessidades, voltarem atrás e repensarem. Seria tão mais fácil se fossemos todos robots. ;)

      Eliminar
    2. Eu até concordo um bocadinho com a anónimo das 10:50. A pressão que eu sinto é para as crianças largarem a chucha. Ainda de chucha, tão crescido? Nunca ouvi: não usa chucha? Agora se a criança se acalma com a chucha acho normal que lha dêem. Também acho normal que não dêem se encontram outras alternativas ou se lidam bem com o choro. Depois umas crianças pegam na chucha outras não. Simples. Tenho gémeos um foi de chucha o outro é com o dedo (infelizmente!!!!).

      Eliminar
    3. Pois eu ouço todas as semanas - desde a velhota no centro de saúde, assim que começou a chorar "a tua chuchinha?" a familiares (acho que todos hehe). Nada que me incomode por aí além, claro. ☺️ Só achei motivo de reflexão.

      Eliminar
    4. Se a criança chora é normal que o primeiro reflexo para as outras pessoas seja perguntar pela chucha. Quando lhes é dito que a criança não usa/não gosta não acho normal que fiquem surpreendidos ou achem anti-natura. (Se é ou não normal as pessoas se intrometerem no choro da criança é outra questão)

      Eliminar
  20. Eu gostava de perceber se também é saudável a dependência dos bebés da mama da mãe, quando não é para comer. Eu sei que a mama é material natural, mas a constante sucção na mama da mãe será saudável? Há algum estudo de pediatras que o confirma ou desminta? Temos mesmo que estar sempre de mama em riste quando eles choram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém "tem de" nada. Cada uma fará o que entender, de acordo com o que melhor resultar para a sua família. ☺️ Que estudos são esses que procura? Parecem-me um bocadinho descabidos - tal como se fizessem um estudo sobre os perigos de pegar ao colo quando caem, de dar beijinho quando se aleijam, de dormir com eles quando têm pesadelos... as alternativas que cada mãe encontrará para suprir necessidades dos filhos serão sempre as melhores para essa família, sem que os pediatras e estudos tenham de ser metidos ao barulho. Dei mama enquanto a minha filha era vacinada - acalmou imenso, foi a melhor solução que encontrei para ela. Há quem diga que se podem engasgar. Eu farei como me parece melhor, dando maminha quando bem me apetecer 😉

      Eliminar
    2. Joana Paixão Brás estou completamente de acordo consigo, eu prefiro mil vezes andar de mama em riste do que vê-lo e ouvi-lo chorar nada melhor do que o sorriso de uma criança para nos alegrar o coração :)
      Ao sr. Anónimo os bebes não choram só por fome, o choro é a fala deles, eles choram por:
      fome
      fralda suja
      aconchego
      calor ou frio
      dores
      ou simplesmente porque sim
      parte de nós saber identificar esses mesmos choros e saciar todas as suas necessidades. Por isso é que somos Mães.

      Eliminar
    3. Qd estava gravida do meu primeiro filho, tinha uma ideia de amamentacao como sendo um momento so de mae e filho e jamais pensaria amamentar num sitio qq que nao fosse mesmo em privado...vai na volta o miudo saiu chorao chorao chorao, nao gostava de chucha, experimentei muitas mas nada, so a mama o acalmava, adormecia td... dava a maminha em qq lado sem olhar a nada, so queria acalma lo fosse como fosse... o mau veio depois, a entrada na creche, ai sim a chucha fazia muita falta, chorava compulsivamente pra dormir:( a segunda bebe tb nao quer nada com chuchas, actuo da mesma forma, mas como e mais sossegadinha nao sofre tanto, mas custa lhe adormecer na creche...

      Eliminar
  21. "desconfio que sou hipogalacta, ou seja, produzo leite em excesso"

    Nesse caso seria "hipergalata". Hipo = diminuição (pouco, pequeno); hiper = aumento (muito, grande).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, obrigada. Fiei-me no "hipopótamo" grande LOL vou corrigir 😜

      Eliminar
    2. Já eu sou mesmo hipo! E além disso pareço um hipopótamo

      Eliminar
  22. Todos os bebés xuxam:
    Na mama, no dedo ou na Xuxa!

    ResponderEliminar
  23. Joana, como a compreendo e concordo! :) tenho uma bebé da idade da Luisinha e também decidi desde cedo que não ia dar chucha!! Mas de facto a pressão é ENORME! Nunca pensei, acerca de uma coisa tão simples... Até mesmo a minha mãe que habitualmente não interfere na minha forma de agir, com esta questão ela não consegue... É mais forte que ela, e aborda-a com bastante frequência. Realmente se calhar só tem noção desta pressão quem não dá a chucha por opção. Mas é realmente isso, desde o centro de saúde, ao supermercado, em qualquer lugar é recorrente ouvir essa questão, e quando respondo que não usa porque não lhe quis dar sinto ser olhada como uma ET 😜
    Mas cá continuamos sem chucha, felizes da vida :)
    Beijinhos
    Joana Santos

    ResponderEliminar
  24. Elisabete Mendonça4:01 da tarde

    A minha pequena Sofia ainda teve contacto com a chucha nos dias em que teve que ficar na neonatologia logo a seguir ao nascimento. Lá lhe deram a chucha com um pouquinho de sacarose e pegou... chegada a casa e com o passar dos dias cada vez menos chucha e mais polegar. Toda a gente critica eu a deixar chuchar no dedo, "tira-lhe o dedo da boca, põe a chucha, tens que insistir" Não vou insistir, ela gosta do dedo, é capaz de se acalmar e adormecer sozinha... mais tarde logo se vê!

    ResponderEliminar
  25. ola boa tarde
    A minha filha mais velha usou chucha (forçada por mim, e influenciada pelas bocas alheias) mas sempre me deu uma camada de nervos vê-la com plástico na boca, acho inestético e nada saudável, se alivia e se os acalma?? Claro que sim. mmas fora isso não lhe encontro mais nenhum benefício. quando ela fez um ano e meio passou não a rejeitar mas sim a andar com uma na boca e outra na mão (brrrrrrrrr) tudo porque as avós acham sempre que não há problema... vi-me perdida para que ela a larga-se (o que só aconteceu por volta dos cinco anos). Do meu segundo filho quando me ofereciam ou perguntavam se eu já tinha chupeta eu simplesmente: "não tenho, não quero, e nunca a irá usar" deixei meio mundo escandalizado e ainda se viravam contra mim, "Mas afinal quem é a mãe? quem decide esse tipo de coisas sou eu todos os outros e vocês só teêm de aceitar!" e lá ficava eu com o título de ovelha ranhosa (não me incomodo nem um pouco) neste momento ele tem cerca ano e meio, e não sinto necessidade nenhuma de que ele a use. Agora as mesmas pessoas que me criticaram, agora até me aplaudem.... há que ser um bocado durona (ou mesmo rude) pois só assim as pessoas deixam de dar opinião e de se meterem onde não devem, se bem que não deve ser regra :)

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde, estou grávida de 9 semanas do meu primeiro filho, pelo que ainda não tenho experiência na maternidade. No entanto, tenho ouvido falar e lido cada vez mais de alimentar os bebés em livre demanda. Quando leio relatos reais, como o seu, reparo que quase sempre relatam aquilo que conta, ou seja, muitas vezes os bebés acabam por querer mama também para se acalmarem, adormecerem, etc. Então eu fico com a seguinte dúvida: como será quando a mãe tiver de regressar ao trabalho por exemplo? Se o bebé está habituado a mamar pouco, de meia em meia hora, por exemplo, como será numa creche? Terão disponibilidade para alimentar assim tão assiduamente todos os bebés? E nos casos em que eles querem apenas estar no "mimo"? Dou por mim a pensar em todas estas coisas, e não me leve a mal, pergunto por pura ignorância, porque todas as mães que conheci no passado alimentavam sensivelmente de x em x horas, e, pelo que tenho visto ultimamente, o mais aconselho é a tal livre demanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bebes muito pequeninos mamam muitas vezes, e também quando estão nos picos de crescimento. Mas à medida que crescem mamam menos vezes, porque são maiores mas também mais eficientes a mamar. E também já são mais curiosos e têm outros "afazeres"! Não se preocupe que quando regressar ao trabalho não vai ter de levar o bebe pendurado na maminha :)

      Eliminar
  27. Joana, o meu filho tem 16 meses e nunca gostou de chucha apesar de, estranhamente, ma terem exigido no hospital onde ele nasceu, logo no primeiro dia! :o Mamou até aos 12 meses, até o meu leite acabar, nunca gostou de biberão. A chucha dele, quando tem sono, é o dedo. Há quem goste muito de criticar e dizer que é muito mau, que faz mal aos dentes e tal e coiso... mas a chucha não fará ainda pior? Afinal, ele sempre precisa das mãos para fazer outras coisas, já se usasse chucha... Nunca insisti muito, tal como a Joana. Estou tranquila. ;)

    ResponderEliminar
  28. O dedo é muito pior, pois não se pode deitar fora! Digo na primeira pessoa pois chupei no dedo até aos doze anos e tive que usar aparelhos dentários horrorosos!

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana...como ensinar a minha menina a fazer a tal da sucção não nutritiva e com que idade é a sua bebê aprendeu! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, ela aprendeu por ela, talvez aos dois meses e tal. Fica com a mama na boca mas não está a mamar-mamar. ;)

      Eliminar
  30. quando meu caçula nasceu veio a discussão -dar ou não a chupeta? eu e meu marido tinhamos opinioes diferentes, eu era a favor e ele contra, pois um sobrinho dele usou chupeta até os 7 anos e prejudicou a dentição totalmente. já meus 2 primeiros filhos (de outro relacionamento) usaram e largaram sem sofrimento antes de 1 ano e meio porém a 3° não usou de jeito nenhum, mas chupa dedo até hj aos 6 anos e não consigo fazê-la parar e isso foi o que fez meu marido mudar de opinião e concordamos que iremos tirar o mais breve possível. entendo que é mais uma necessidade nossa do que das crianças mas também serve de conforto e ajuda a criança a dormir. Mesmo assim a mama está sempre a disposição do pequeno de 3 meses.

    ResponderEliminar
  31. Diana Pereira6:25 da tarde

    O que eu sofro por não insistir com o meu bebe para usar chupeta. Mas já desisti é uma tortura para ele. E s3 ele não quer não vou insistir mais.

    ResponderEliminar