10.01.2016

A primeira reunião de pais.

A Irene entrou este ano para a escola e claro que quis ser a encarregada de educação. Digamos que o pai também já estava para aí virado. Tive um modelo muito bom do que é ser encarregada de educação em casa. A minha mãe além de ir a todas as reuniões (que me lembre), fazia sempre questão de ser participativa (aposto que ainda hoje alguns de lembrarão dela). É algo de que sempre me orgulhei na minha mãe. Se tinha algo a dizer sobre a escola, sobre os professores ou sobre a filha (não pensem que eu me escapava), dizia. 

Ainda hoje, se há algum problema, ela não tem receio de se chegar à frente - claro que acho que também gosta muito. Afinal de contas é "malta de direito" e o que mais gostam eles que não se enervarem com problemas que possam resolver com argumentação, não é? 

Ontem fui eu a encarregada de educação. O Frederico também foi e diz que faz questão de ir a todas as reuniões de pais (fiquei toda comovida, claro, mas quero ver se dura até ela fazer 18 anos). Começamos por ter uma reunião de boas vindas por parte da direcção do colégio em que se explicou "por alto" os pontos mais importantes do regulamento para o funcionamento quotidiano e da relação escola/pais. 

Depois tivemos uma reunião com a educadora de infância da Irene que desde o primeiro dia me conquistou. Claro que ela não sou eu e não faz tudo como EU faço, mas a adaptação não é só para os filhos. 

No final da reunião, depois de vermos imensas fotografias dos nossos filhos, a sugeriram-nos que plantássemos uma Tulipa por bebé e que, em conjunto com a educadora e auxiliar, fossemos tratando dela ao longo do ano para ela florescer e crescer vivaça. Foi um momento típico para o meme "I see what you did there". 


Foi uma metáfora para o trabalho que vamos fazer juntos, claro. Isto depois de uma citação de Augusto Cury e da leitura de um poema adaptado de alguém que apelava à compreensão e empatia pelos nossos filhos. Que, quando se sujam, é porque gostaram da sensação da "lama" nas mãos, etc. 

Vim de lá a sentir que a Irene está no segundo melhor sítio possível, sendo que o melhor seria em família e podendo conviver com os amigos, claro. 

Também foi giro saber que é normal serem todos muito determinados nesta idade... Pensei que a Irene saia à mãe no feitio, mas afinal pode ser que lhe passe. 

Já tiveram a vossa? 

Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

Update: Mudei a Irene de escola, dois meses depois... 

7 comentários:

  1. Olá joana o meu filho tem a mesma idade da tua filha. Mas na reunião a educadora nem falou, só a direção... O que falaram com a educadora? Como é a primeira vez nem sabia bem com o que ia ouvir mas achei medíocre... Das ne às dicas para voltar a conversar com a educadora? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo! Sou nova destas andanças da creche! Certamente que se só falou a direcção, deverá ser porque terá dito tudo o que será necessário. Porém, se há alguma coisa mais que queira saber, o ideal era sentir-se à vontade para falar com a educadora. A mim foi-me apresentado o plano pedagógico para o ano inteiro, quais as estratégias para cumprirem com as indicações da segurança social para o respectivo ano em que estão! Força!

      Eliminar
  2. Também já tive a reunião. São sempre muito parecidas. Com a educadora não tivemos direiti nem a fotos nem a poemas loool foi só mesmo uma conversa formal sobre certos aspectos da dinâmica da sala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jantaram mais cedo que nós, então ;) hahaha

      Eliminar
  3. Comovida porque o pai faz questão de ir a todas as reuniões?!

    ResponderEliminar
  4. Sou muito experiente em reuniões de pais, ehehe! O xuxas já têm 7 anos...O pai vai sempre e o ano passado eu estava fora e foi só o pai e tratou de tudinho (não lhe mandei fazer mais nada). Acho que os professores/educadores são sempre muito assertivos mas normalmente o que me dá cabo dos nervos são os pais/mães. Querem ir à escola dar comida aos filhos, querem que tirem fotos ao almoço, querem que filmem o dia, querem leite sem chocolate, querem leite com chocolate, querem, querem, querem...e Falam com as educadoras a ralhar (voz e entoação de quem está a ralhar). Em suma saio sempre nervosa e com fome!

    ResponderEliminar