9.11.2015

Prometi e não cumpri!

Mais uma vez, não cumpri. Sinto-me uma fraude.

Já desabafei convosco várias vezes. Não sou a melhor amiga do exercício físico. Fui, quando era criança e adolescente. Fiz, desde que me lembro de existir, natação, basquetebol, ginástica de trampolim, danças de salão, cardiokickboxing, rugby, ténis. Adorava mexer-me e era uma das primeiras raparigas a ser escolhidas nas equipas de futebol e voley na escola. Não que tivesse grande jeito, mas era grande e fussona (esta palavra existe?).

Quando vim para Lisboa viver (sou de Santarém) e estudar abandonei a prática desportiva. Ainda andei a enganar-me num ginásio, mas dei cabo de um tendão ou algo do género numa aula do demónio de cycling. A desculpa perfeita.

Depois de ser mãe, comecei a querer cuidar mais de mim, a ter uma vida mais saudável. A alimentação foi das primeiras coisas a alterar (ainda não é perfeita, mas já está muito melhor). Perdi bastante peso com uma dieta seguida por nutricionista, que se mantém. Não a dieta, mas o peso e alguns bons hábitos.

Mas prometi que ia fazer exercício. Fiz este post: Não quero ter a barriga da Carolina Patrocínio e disse que dali a 3 meses mostrava resultados de um treino continuado. Pois, pois. Nem três meses, nem cinco. Fui ao ginásio mais duas vezes depois daquela. Numa delas corri 5km e tal na passadeira e pensei que no dia seguinte lá iria correr ainda mais. Foram vocês, fui eu. Nunca mais lá pus os pés. Entretanto fiz uma biópia, fui operada e tive desculpas para mais um mês e tal (reais, vá). Mas depois puseram-se as férias e o cansaço depois das férias e desculpas e mais desculpas. Sempre que vejo fotografias da Carolina a treinar, fico motivada dois minutos e meio. Depois passa-me e ponho logo outras prioridades à frente dessa. Sempre que vejo fotografias de dois amigos que estão loucos e treinam quase todos os dias (e eram como eu, não mexiam uma palha), pergunto-me "do que estás à espera Joana Patrícia?". "Não tens tempo para o ginásio, fazes um treino de 30 minutos em casa!" Mas depois passa-me.

Não quero ser assim. Não quero estar à espera que um médico me diga que poderia ter evitado uma doença qualquer se tivesse feito exercício físico. Eu sei disso, não preciso que mo digam. Quero sentir-me enérgica, queria precisar da sensação do banho depois de transpirar e a sensação de dever cumprido. 

Do que é que eu estou à espera afinal? Por que não me consigo auto-motivar, se sei que exercício físico é das melhores coisas que posso dar ao meu corpo, às minhas células? Se quero viver muitos anos saudável? Se quero dar o exemplo à minha filha? Não sei, não tenho respostas. Tenho vergonha até. Lembrei-me das promessas que fiz a mim própria e senti-me uma fraude.

Não prometo mais nada. Só isso não chega, não vale a pena. Continuo sem saber do que estou à espera.

10 comentários:

  1. Como me revi no teu texto... volta a meia decido que vou fazer exercício, porque preciso, porque quero ser saudável, quero que, quando o meu filho crescer, olhe para mim e veja uma mulher "nova" e não uma velha gorda que se cansa de subir umas escadas, porque sei que me fazia bem... durante 2 ou 3 dias fico motivada, levanto-me mais cedo de manhã para ir caminhar ou caminho à noite, digo que vou fazer exercício em casa porque para ir para um ginásio não consigo arranjar o tempo, mas depois quando me apercebo já me esqueci de tudo e está tudo igual... depois digo que vou fazer dieta e desta vez é mesmo a sério e vou levar até ao fim, mas depois volto ao mesmo....e repito isto vezes sem conta :( não sei porque não me consigo motivar, porque conheço todos os motivos lógicos e conscientemente sei o que devia fazer, mas nunca faço. E sinto-me frustrada com isso, com não ter mais força de vontade para ser melhor para mim, para o meu marido, para o meu filho, para a minha família...

    ResponderEliminar
  2. É um mistério, realmente! Eu treinava na faculdade, vôlei, e nunca faltava! Nem por ter exames, nem por estar doente, nem porque chovia e queria era ficar na ronha.. Depois andei em ginásios, máquinas e afins davam/me tédio, aulas de grupo dependia muito da professora.. Acabava sempre por desistir.. Depois descobri o yoga, mas era aquele yoga, com aquele professor. Tive que deixar porque engravidei, depois mudei de trabalho e já não ficava perto.. Acho que o busílis é descobrir o que nós realmente gostamos, e se for em grupo é sempre melhor! Pelo menos para mim :) exercício só porque sim, porque é saudável, a mim não chega. Tem que ser algo que o goste mesmo, algo que vá além dos benefícios físicos.. Um dia irás descobrir! Que tal algo que possas fazer com a Isabel??? Eu vou experimentar babyoga com o meu piolho, assim posso mexer-me sem ter que abdicar do meu tempo com ele ;) nada de vergonha, nada de fraude! As vezes enganamo-nos e erramos. Importa é manter a busca pelo exercício que realmente faça sentido para ti, que te faça mais feliz do que és agora! Força nisso!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Como compreendo... Sempre andei no ginásio, e andei até aos 4/5 meses de gravidez. Fazia steep nivel (adoro!!), pilates e às vezes o cycling. Tudo aulas de grupo, pois odeio as máquinas. Entretanto, quando disse à prof que estava grávida, havia certos exercícios de steep que ela não me deixava fazer... Conclusão, deixei de ir pois sentia-me frustrada por não poder fazer tudo. Hoje, a minha bebé tem 24 meses e sinto à muito tempo saudades do ginásio. Tudo o que era músculo ficou mole, o rabo descaído, peitos, nem vê-los... Toda a roupa de antes de engravidar continua a servir, mas sinto alguma mais apertada. Ao final do dia é impossível ir ao ginásio, por causa dos banhos, jantar, etc, etc... Estou a ponderar ir logo de manha, às aulas da 7:15, e o ginásio fica a caminho do trabalho... Só falta é a coragem para acordar às 6:30 da manha... E tenho receio de me inscrever e dps não ir, pois eu sempre fiz ao final do dia, que era qd sabia bem dps de um dia de trabalho...

    ResponderEliminar
  4. Quando mais nova cheguei a fazer ginástica acrobática, depois quando comecei a namorar com o meu marido (que na altura ainda não o era), comecei a ir ao ginásio, com ele, e a motivação era essa, claro.
    Comecei a gostar, mudei de trabalho, mudei de ginásio e por lá me mantive uns bons anos, uns dias com muuuuito sacrifício outros dias com menos.
    Engravidei e meses depois a minha médica diz-me que se não quero um parto prematuro devo deixar o ginásio, claro que de imediato acatei.
    Quando regressei ao trabalho, voltei ao ginásio, ainda me aguentei quase 1 ano. Mas começava a tornar-se complicado gerir os horários de treino com os horários da miúda, e pirei-me do ginásio. Já lá vai praticamente 1 ano.
    O que tenho feito: algumas caminhadas ao fim de semana, levo-a no carrinho de passeio, ela adora. Uns dias abdominais, outras semanas nada, outros dias agachamentos, outras semanas nada.
    Isto não chega para nada e agora estou motivada para começar uns treinos que me falaram. São feitos em casa, sem gastar, aproveitando as alturas em que os pequenos dormem, por ex. E o que é?!!! Perguntam vocês (ou não) "INSANITY". São treinos de pouco mais de 30 minutos, mas ao que parece bastante intensos. Segue-se um plano diário e assistimos os vídeos na net (por ex.). O instrutor puxa por nós e talvez seja mais fácil cumprir porque "temos companhia".
    Eu tenciono começar em breve (sem desisitir, espero...). Quem está comigo?

    Beijinhos e bons treinos ;-)

    ResponderEliminar
  5. Joana como me revi no teu post....
    Mesmo depois de engravidar fui para a ginástica Pre parto e falhei várias vezes, umas por preguiça outras por falta de disponibilidade devido ao trabalho... E depois do parto voltei para a ginástica pôs parto e ainda fui umas vezes mas quase nunca conseguia fazer a aula toda porque a minha filha (que ficava numa sala ao lado com uma enfermeira, disponibilizada pelo centro) queria sempre mamar a meio :P Depois as férias de verão e agora que retomei o trabalho... Quero voltar mas nem sei como vou fazer... Mas quero arranjar vontade, prazer...
    Acho que nos podíamos ajudar todas e motivar-nos. Tipo um diário daquilo que fazemos e o que conseguimos alcançar semanalmente. Não sei,.. Foi só uma ideia que tive. Se não, fazemos ginastica juntas... Eheheheeh.
    Beijinhos e mais uma vez parabéns pelo vosso blog é claro... Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Joana! Li o teu texto e olha se tens mesmo essa vontade de fazer exercicio fisico e falta-te motivação de ultima hora entao não te comprometas contigo mas sim com alguem!! Precisas é de companhia~:) Combina com alguem x vzs por semana a tal hora e assim é mais facil porque não vais ter tanta paciência de estar sempre a dar desculpas e acabas por ir!Acho eu!! Esta estrategia já funcionou.... :p beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oh god... Em nome de todas nós, fraudes, como tu: Obrigada! A mim 'dói-me' a alimentação... O exercício vou fazendo, que me perco de mim se não puder, pelo menos, dançar. Mas o chocolate... O chocolate ainda me leva a melhor (e o melhor de mim)...

    ResponderEliminar
  8. Já somos duas...que rraiva!
    desculpas e mais desculpas, uma preguiça enorme é o que é...
    Falta de vontade/iniciativa...detesto ser assim :(

    ResponderEliminar
  9. Muito bom Joaninha!!! Arranjamos mil e uma desculpas!!! 😁💋

    ResponderEliminar
  10. E vires treinar com os teus dois amigos loucos, não? :)

    ResponderEliminar