9.15.2015

Adeus, chupeta!

E ontem foi o dia em que a Irene deixou a chupeta de vez. Quem me "ouve" ler neste momento, até fica a pensar que foi algo difícil, mas nem por isso. Difícil é ela nunca ter gostado muito de chupeta e termos de lidar com as emoções todas dela sem lhe dar o cigarro. Só porque ela não gostava muito porque tentar... ui, se tentei! Até comprei umas 550 chuchas. Durante o dia, às vezes, distraída até aceitava, mas durante a noite, quando acordava, nunca quis a chucha. Foi sempre a mãe, a mama da mãe. Por um lado é bom, por outro não que agora tenho aqui um furinho que me anda a deixar louca de dores.




A chucha nunca nos serviu para nada. Foi muito mais nosso amigo o pão. Calava-se num instante e ficava deliciada a fazer a sua açordinha. As cenouras baby também. 

Mesmo assim, todas as noites, quando a deitava, punha-lhe a chucha. Não porque ela pedisse. Não sei ao certo porquê. Será por estar habituada a que os bebés durmam com um pedaço de plástico na boca? Andamos nisso há 17 meses. Há 17 meses que lhe ponho a chucha para ela dormir. Ontem não pus. E o que aconteceu? Nada. Não fez diferença alguma. 

Isto dá-me que pensar quantos "hábitos" deles, não serão apenas "coisas" nossas. Já escrevi sobre a chupeta aqui.  Será que eles não comem mesmo se não estiverem a ver os vídeos ou... nós é que não temos fé suficiente para arranjar um sistema e acreditar nele?

Muito se fala sobre o vício da mama (prometo que não vou ter um discurso fundamentalista sobre a mama, não desliguem já), mas por que é que não ligamos tanto ao vício que eles têm de ter sempre uma rolha de plástico na boca? Eu, só passado 17 meses, é que pensei a sério nisso. A minha filha andava a dormir com um pedaço de silicone na boca e não era preciso. 

Afinal, quem precisava de chupeta era eu!

Adeus, chupeta!

Isto é mesmo o intercomunicador da Irene, as chuchas e o ursinho.

Algumas informações:

- A chucha, introduzida antes do primeiro mês, pode prejudicar gravemente a amamentação, tal como o biberão.

- A chucha pode atrasar o desenvolvimento da fala.

- A chucha (se usada durante muuuuuuuito tempo) pode entortar os dentes.

16 comentários:

  1. Bom dia, bom dia.
    Quando a minha filhota era pequena também tentei dar-lhe a chupeta. Nunca ligou muito, mas eu por vezes no desespero para tentar acalmar o choro, também insisti. Não resultava até que desisti, não quer, não quer, é da maneira que depois não haverá "choro e ranger de dentes" quando for para tirar, foi o que pensei na altura.
    Quando chorava perto de outras pessoas tinha de ouvir sempre: "dá-lhe a chupeta, que ela calasse"! Tá bem, tá, pensam que ela é um bebé de série ou quê?! Naaa, ela é ela própria, não gosta e pronto!

    P.S. A minha Alice também tem um kinonico mas em castanho, é o seu fiel amigo, sempre ao colo, e se eu deixasse levava-o para todo lado, sim até para o banho (lol). Mas eu entendo, é tão fofinho :-)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Joana Silva9:28 da manhã

    A minha princesa (12 meses) tb nunca gostou de chucha.. Tb comprei uma data delas e nada! Pegou uma vez ainda não tinha um mês e eu com medo de comprometer s amamentação assim revela adormeceu tirei-a.. Nunca mais pegou!
    Se é mais difícil.. É! Mas ao menos poupo-me ao filme de não LHs conseguir tirar como a minha enteada qe tem 4 anos e meio e é um filme pk não quer largar s chucha! A minha sobrinha só largou agr quase com 6 anos! Medo!!
    Por aqui tal como a Joana.. Usamos maminha da mãe para adormecer em vez da chucha..:-p

    ResponderEliminar
  3. O Kikoniko é um rato. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será?!
      Eu também sempre achei que era um urso...

      Eliminar
    2. É um rato ��

      Eliminar
    3. A minha tem um boneco desses em branco e ia jurar que era um urso.eehehee

      Eliminar
    4. Eu trabalhei na imaginarium e podem ter a certeza que o KikoNico é um urso! Nasceu com a cabeça muito grande e uma orelha mais pequena do que a outra. Além disso, teve um acidente e teve que remendar um braço. Por isso ele é especial e tem como finalidade mostrar às pessoas que apesar das suas "deficiências" é muito lindo e fofo.
      Além disso, tem histórias maravilhosas sobre os valores da amizade, do amor ao outro, etc.

      Eliminar
    5. Eu trabalhei na imaginarium e podem ter a certeza que o KikoNico é um urso! Nasceu com a cabeça muito grande e uma orelha maior do que a outra. Além disso teve um acidente e teve que remendar o braço. É uma forma de mostrar que as pessoas não se medem pelas suas "deficiências" e também elas podem ser fofas e maravilhosas como este ursinho.
      Há também histórias dele onde demonstra o valor da amizade, do amor ao outro, etc.

      Eliminar
    6. Oh então afinal eu não andava enganada :-)

      Eliminar
  4. Os meus dois filhos nunca gostaram da chucha. Quando eles nasceram eu comprei sempre a chucha, mas eles nem sequer sabiam chuchar nela, mudei apenas uma vez, para ver se ajudava continuaram a não querer ou a atirar a chucha fora. Eu não insisti mais. Se eles não a queriam porque é que eu haveria de insistir. A chucha andou sempre por lá mas não era usada e eu nunca senti a sua falta.

    Lia

    ResponderEliminar
  5. Os meus filhotes nunca usaram, só andaram com chucha na boca na altura em que os dentes começaram a romper e era apenas para coçar as gengivas...pagaram as mamas, claro esta...hihi

    ResponderEliminar
  6. Argumento pro-chupeta: os bebés que usam chupeta para dormir têm risco de morrer do Síndroma de Morte Súbita. Isso porque a chupeta obriga a respirar pelo nariz e a "baixar" a língua.
    Até ao ano é uma mais valia depois disso é largar.
    mafalda

    ResponderEliminar
  7. Aqui só em SOS. Está a deixar devagarinho!

    ResponderEliminar
  8. Lá por casa nenhum dos dois usou chupeta. Eu não sou fã e nunca insisti. Comprei das duas vezes só para ninguém me chatear por causa disso. Elas estavam lá em casa e eles não queriam... adoravam as mamocas da mãe e mamaram até aos 22 meses cada um.
    Eu costumo dizer em jeito de brincadeira (mas que eu até acho muito real): Se as crianças precisassem de chucha nasciam com uma :)
    E nunca senti "ai se ele/ela usasse chucha agora calava-se num instante". Haja colo e maminha e tudo se resolve.

    ResponderEliminar
  9. O meu usa pouco, quase sempre para dormir e larga logo a seguir. Nunca anda com a chucha pendurada na roupa e agora que está com 21 meses ando a tentar tirar a chucha para dormir, para não enraizar muito o hábito. Não gosto nada de ver miúdos grandes de chucha!

    ResponderEliminar
  10. Pois aqui em casa as experiências são diferentes!
    A mais nova tem 4meses e meio e faz cara feia sempre que tento dar-lhe a chucha, quer seja de látex ou silicone a cara é a mesma. Nem consigo insistir, parece que quer vomitar no mesmo momento!... Gostava que pegasse, que se conseguisse autoconfortar com a chucha, mas por agora lá vai "chuchando" na fralda de pano, no kikoniko (a naninha), nos vestidos, na própria mão...
    O irmão tem 2anos e meio e largou agora a chucha, uma das paixões da vida dele. Devagarinho e já nem sei como começamos, foi interiorizando que no verão ia deitar a chucha ao mar. Eu sei que é pouco (ou nada!) ecológico mas esperávamos conseguir pegar nela logo a seguir, que ela boiasse pois então! Mas o mar não nos deu hipóteses. O Ricardo deu dois beijos à chucha, disse "xau" (porque o incentivei a isso) e atirou. Sem tréguas! A chucha boiou? Naaa... Deixamos de a ver num instantinho!.... E foi num instantinho que o Ricardo teve a primeira perda a sério da vida dele... Às vezes pergunta por ela e logo a seguir diz que a deitou ao mar e que não precisa dela, tenho pena dele porque percebo que sente a falta mas fico muito orgulhosa porque a decisão partiu dele e é sinal que está a crescer e a amadurecer!

    ResponderEliminar