9.16.2015

Faço 29 anos.

Parabéns a mim e a toda a gente que me atura e que gosta de mim, que tem o dom de me conseguir aturar. Decidi, porque poderá haver alguém interessado, contar-vos um pouco mais de mim. Ainda mais? Sim. 

Claro que tinha de escolher uma em que estivesse bem, não é? E dá para ver que não me injecto nos braços, o que é sempre bom.


Joana, nascida a 17 de Setembro de 1986. Loira, de olhos verdes. Usei aparelho. Filha da Mãe Sílvia e do Pai Filipe, respectivamente juíza e professor universitário/engenheiro químico. Família de Melgaço e família da Amadora. Nasci na Damaia (no Hospital Particular), mas no BI dizia Damaia. Durante a maior parte da minha infância vivi em Portugal inteiro enquanto a minha mãe estagiava em vários tribunais. Lembro-me, por exemplo de Cartaxo, Grândola, Sto. André, S. Tiago do Cacém, Rinchoa... "Lembro-me".

Só via o meu pai aos fins-de-semana visto que ele continuava a trabalhar em Lisboa. 

Aos meus 6 anos divorciaram-se. Fiquei com a minha mãe e com o meu padrasto João. Fomos morar para Oeiras. Da escola primária nº2 da Rinchoa passei para o Colégio Princesa Isabel em frente à estação de comboios de Oeiras e aí fiquei durante a 4ª classe, tinha de usar farda e eu gostava. Passava todas as sextas com o meu pai e fins-de-semana alternados. Incialmente em Linda-a-Velha, depois na Reboleira, na casa do meu avô. 

No 5º ano fui para o Colégio Quinta do Lago em S. Domingos de Rana e fiquei por lá até ao 9º ano. Gostava de todas as disciplinas, mas mais de línguas, claro. Odiei a parte dos Vulcões em Ciências da Natureza e não conseguia gostar de história. No sexto ano, por ter sido a única aluna a ter positiva num teste de Ciências e de 80 e tal porcento, a escola propôs mudar-me de turma para a dos que já lá estavam no colégio desde o infantário (a turma A). Chorei muito por deixar os meus amigos, mas depois tudo acabou por ficar junto no 7º. 

Fazia natação e andava no Inglês. Também fiz Judo e houve uma vez que fui a uma aula do Coro, mas não deve ter corrido bem. 

Caía sempre em todos os períodos em educação física. 

Algures pelo meio de tudo isto tive um dos grandes amores da minha vida, o meu irmão Pedro (filho da minha mãe, mais novo que eu 10 anos).

O meu padrasto João estudava comigo e revia a matéria. Até que pedi para ser independente (não sei bem quando, mas aguentei-me à bomboca). 

Escolhi humanidades e fui no 10º ano para o Liceu de Oeiras. No 11º fui morar com o meu pai para Lisboa e fui para o Maria Amália. Depois no 12º preferi ir para o Liceu Camões. 

Entre ir para o conservatório fazer teatro ou ir para Comunicação Social, acabei por ir para Comunicação Social. Apesar de adorar representar (descobri isso nas aulas de Orientação de Expressão Dramática no Camões) senti que não estava a ir para essa área por motivos honestos. Acho que só queria estar em cima do palco e que, se gostasse mesmo de teatro, já teria ido ver umas peças voluntariamente. 

Fui para Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Ganhei o gosto pelo estudo e adorei o curso. Foi só 3 anos (bolonha), mas cresci imenso com ele, em método. Infelizmente pouco ou nada apliquei do curso na minha profissão. 

Algures aqui pelo meio tive outro amor da minha vida, o meu irmão Tiago (filho do meu pai, mais novo que eu 20 anos).

Por causa de Bolonha, comecei logo a enviar currículos a meio do segundo ano/terceiro (não me lembro) a dizer que a minha média final prevista seria de 15 para me chamarem o quanto antes e não perder tempo. Queria muito sair de casa asap para ter mais privacidade e liberdade. 

Fiquei quase que imediatamente no Grupo Renascença na Mega Hits, o que também fez com que me borrifasse para o suposto Mestrado em Novos Media e Praticas Web na Universidade Nova de Lisboa. Estive para escolher entre um trabalho muito bem remunerado como account numa empresa internacional ou um estágio não remunerado na Mega e escolhi a Mega. Só por ser a minha rádio preferida, não por alguma vez ter tido o sonho de fazer rádio. Ah! Também porque me dizem que sou muito comunicativa e que ia ter jeito, blá blá. 

Fiquei na Mega. Saí de casa. Fui para uma casa alugada, mobilei-a com as mobílias que tinha no meu quarto da casa da minha mãe e da do meu pai. Comecei por ser animadora da noite na Mega Hits, depois da Tarde, depois da Manhã (10h-14h). A minha melhor amiga deu-me um gato, a Bubbles. Não tinha muito dinheiro para "viver". Pagando as compras, contas e fumando... pouco restava. Apercebi-me que um kg de arroz não é muito caro e que mata a fome também.  Depois passei a ganhar mais um pouco.

Fui fazendo cursos e workshops pelo caminho de fotografia, teatro, stand-up comedy. Comecei a fazer stand-up comedy, mais tarde teatro de improviso ou comédia de improviso na Comuna. Também apresentei rubricas na Sic Radical e fiz alguns festivais em televisão.

Conheci o meu marido num espectáculo de stand-up comedy, ele estava a assistir. 

Fui convidada para apresentar o Café da Manhã da RFM e apresentei. Fiquei com demasiadas saudades da Mega Hits e voltei. 

Apresentei as manhãs com o Paulo Pereira no "ProGama da Joana". 

Casei. 

Engravidei. 

Escrevi um livro.

Tive a Irene. 

Lancei o livro "Estou toda Grávida". 

Licença de maternidade.

Licença sem vencimento de um ano. 

E em Novembro volto à Mega Hits. 

Foi mais impessoal o que vos escrevi hoje? Sim. Mais curto e grosso? Sim. 

Foi para variar! ;)


29 anos... ... 

23 comentários:

  1. Muitos parabéns! E curto e grosso é que é! PS : depois de ler o texto voltei a rever a foto... És mesmo tu? Uau, :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns do único homem que deve comentar no vosso blog.
    Lembro-me de ver-te uma vez com o teu pai, talvez há uns dez anos atrás no IST. Ele apresentou-te como a sua nova namorada, seguido de um "Oh pai!!" e revirar de olhos épico de tua parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla Paiva11:15 da manhã

      a Joana tem um fã! :)

      Eliminar
    2. Carla Paiva11:16 da manhã

      Parabéns amiga! uma beijoca grande!

      Eliminar
  4. Parabéns!
    A foto está sem dúvida fantástica :-)
    Votos de um dia muito, muito feliz. Aproveita bem com a tua filhota e o pai dela ;-)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Joana!
    Estas super gira nesta foto.
    Espero que com o regresso ao trabalho, comeces a ser mais vaidosa :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que giro, não sabia que também eras uma Gatólica!! Estou agora no segundo ano de Direito na Católica e é sem dúvida a melhor Universidade do Mundo!
    Muitos parabéns Joana, espero que tenhas um excelente dia, divertido como só tu sabes ser. Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Joana :) E que giraça que estás na foto, ah?

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, muitos parabéns....
    Vá só te falta mesmo plantar uma árvore.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns! :) 29 anos muito bem passados (somos do mesmo ano!), e que os próximos 29 sejam ainda melhores ;)
    ****

    ResponderEliminar
  10. Marta Branco6:26 da tarde

    Excelente o ano de 1986 :P Também nasci nesse ano :) e o meu piolho também nasceu em 2014. Mas não mudei tantas vezes de escola.Lool Muitos parabéns

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso de te seguir (e sempre gostei de te ouvir), e agora descubro que somos do mesmo ano e que fui aluna do teu pai. O mundo é uma ervilhaaa! Feliz Aniversário!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Joana! 😊
    Só queria referir que o ProGama da Joana era a única coisa que matava a minha depressão enquanto ia na minha viagem diária de quase 1h de autocarro para o estágio no hospital de coimbra. 😁 Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Joana (também Pereira) :) desculpa o atraso. Não comentei no dia porque vi no telemóvel e já percebi que quando comento através do desgraçado, os erros acumulam-se como gases nos intestinos (eu não acredito que escrevi isto!) :) beijinho grande e continua a sorrir

    ResponderEliminar
  14. https://en.wikipedia.org/wiki/Santiago_do_Cac%C3%A9m

    ResponderEliminar