9.09.2015

Estou quase a ir trabalhar...

A história foi a seguinte: uma licença de maternidade de 5 meses + um mês de férias. Um mês de trabalho e pedi uma licença sem vencimento de um ano. Em Novembro lá estarei de volta à Rádio Renascença, à Mega Hits. 

Vão ser 19 meses em que passei 24h por dia com ela. Contam-se pelas mãos dos dedos duma pessoa normal, os dias em que me separei dela, o que muitas vocês acharão anormal, mas o melhor é mesmo fazermos aquilo que queremos e não agirmos de acordo com aquilo que é esperado pelos outros. Eu queria mesmo estar com ela e ainda quero. Sempre. Se às vezes me passo da cabeça? Sim, mas depois passa.

É um privilégio vê-la crescer todos os dias. Poder observá-la, educá-la, mimá-la, percebe-la. Para mim, foi essencial todo este tempo que passámos juntas. Cresci imenso. Precisava disto. Ela cresceu comigo, perdoando-me os erros e ensinando-me a fazer de maneira a que sejamos ambas mais felizes. Aprendi a valorizar as coisas mais simples, a abrandar. A parar para ver. A ouvi-la. A respeitá-la. A respeitar-me.

Não foi nada fácil, não, mas fa-lo-ia de novo, sem pensar duas vezes.

Já começo a despedir-me de pequenos rituais e liberdades. Em breve já não poderei ir passear com ela de manhã, quando for por o lixo, para ir ver o comboio e as pedrinhas que fazem barulho com os pés. Em breve, irei eu sozinha, por o lixo e entrarei nos comboios que antes, juntas, víamos passar...

Segunda fase do nosso crescimento, Irene. Vamos a isso?




11 comentários:

  1. Joana, és uma mãe avião! Viva, as mães avião: https://www.youtube.com/watch?v=HLkmBx9o8uA

    ResponderEliminar
  2. Força! Vai correr tudo muito bem e esta nova fase também será muito positiva para as duas! E o fim do dia, cheias de saudades uma da outra, ainda mais especial! Os primeiros dias vão custar às duas, mas depois vai correr tudo bem.

    ResponderEliminar
  3. Respeito a aplaudo a decisão, porque ser Mãe a tempo inteiro é dose, não é mesmo fácil, mas acredito piamente que seja altamente recompensador! Foram meses que nunca mais irão esquecer, mas 'voltar' também é preciso e fundamental para nós, Mães!
    Boa sorte, vai correr tudo bem!

    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Joana nem sabes a sorte que tens! Se pudesse teria feito o mesmo mas a realidade é outra. Eu fiquei os 5 meses e o pai o 6º mês mas a maioria das mães não tem sequer essa escolha... ah e quando o marido ficou em casa os colegas disseram "sim senhora... um mesinho de férias hein?". Ainda temos que mudar muito a mentalidade deste país. A começar pelas próprias mulheres e mães que são as primeiras a descriminar. Bem... foi um desabafo!
    Joana, a segunda fase vai correr bem :) vai custar imenso às duas mas é o rumo da vida! Temos que lhes dar asas :) beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Isso é que foi aproveitar, é um privilégio raras são as pessoas que o podem fazer, por vários motivos, finançeiro, patronal...
    Agora é voltar ao trabalho com o coração cheio !!!
    Maravilha


    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente!! Eu também tive licença de 5M+1 de férias e depois não resisti a 3M de licença alargada (poucos sabem disto, não interessa divulgar? mas muitos sabem e não podem pois apenas se recebe 25% ordenado).
    Se custou? Um pouco, sim...se valeu a pena? milhões de vezes sim! faria de novo e quem me dera poder mais...fui trabalhar tinha a minha princesa 9 meses...os filhos devem ser educados por nós e não pelos outros. Vale sempre a pena estar mais tempo com eles. Tenho imensa pena que este País não pense assim...pois a trabalhar 40h por semana (8h/dia) e até mais, que tempo fica para os filhos?

    Força!! Custa sempre, mas agora custa muito menos...

    ResponderEliminar
  7. Eu também começo em Novembro, a minha vai só com SEIS meses... já estou a panicar... tenho medos. Medo de que lhe custe estar com outras pessoas. Medo de que ela tenha medo. Que entre em desespero por não ter a mãe e o pai com ela... Não a vou poder proteger e ela ainda tão frágil... Tenho medo de ser absorvida pela rotina e não estar a altura, de não aproveitar o tempo que tenho com ela... de estar demasiado stressada, demasiado cansada... Tal como a Joana a queimar os ultimos cartuchos e a aproveitar cada momento... vai ser dificil...

    ResponderEliminar
  8. Tchanã, 22 meses em casa com a minha. nc passei mais de meio dia seguido sem ela. Morro de saudades agora q estoua trabalhar, mas tem de ser!

    ResponderEliminar
  9. Já estás angustiada certo? Mas tu és forte e vai ser bom para ambas!
    Aproveita estes dias e absorve cada momento.
    Vai correr tudo bem.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Eu apesar de tudo não me posso queixar. Do primeiro fui trabalhar quando ele tinha 7 meses. Um ano e pouco depois fiquei de baixa grávida do Segundo filho. Fiquei um ano em casa no qual aproveitei muito para estar com os meus meninos. Em Fevereiro de 2014 tornei a ficar em casa de baixa porque fiquei grávida dos gémeos. Fiquei mais de um ano em casa ( 6 meses de gravidez+1 de internamento+6 meses de licença+1 férias). Agora estou de volta ao trabalho mas sei que os meus meninos estão muito bem com a avó :)

    ResponderEliminar
  11. Aiii tão bom! Eu tirei os 5 + 3 da alargada e 1 mês e meio de férias, regresso dia 1 de Outubro quando ela tiver 9 meses e meio e mesmo assim acho cedo de mais! Estes meses têm sido tão especiais! A Irene é um amorzinho, linda linda!!!

    ResponderEliminar