9.21.2015

São capazes de deixar os filhos com quem?

Ando com um pequeno dilema - que todos os dilemas fossem estes - e precisava do vosso feedback.

Andamos, eu e o pai da Isabel, cheios de vontade de ir ao cinema ver o filme do Woody Allen ou o do Guy Ritchie. Antes da Isabel era o nosso passatempo preferido, depois da Isabel fomos três vezes (o que até deve estar muito acima da vossa média, acredito). Mas nós gostamos mesmo, mesmo muito, e acho que já andamos a ressacar. Estou a gozar, nada disto é um drama.

Como fazem, mães que não têm os avós perto, quando querem ir dar uma voltinha a dois, jantar fora ou ir ao cinema? 

- Conseguem confiar numa babysitter? A partir de que idade? 

Confesso que ainda não consegui dar esse passo. Não consegui ainda pôr um estranho cá em casa a tomar conta da Isabel, nem sei se tão cedo vou conseguir. Contem-me lá as vossas histórias para ver se isto tudo é só da minha cabeça.

- Conseguem "chatear" os amigos? 

Custa-me, não sendo um caso de extrema importância (é só uma ida ao cinema e não o infeliz acaso de precisarmos os dois de trabalhar à noite ou uma ida ao hospital...), estar a condicionar assim a vida de uma amiga. Se já tiverem filhos então, pior ainda, não me sinto bem por lhes estar a acrescentar mais cansaço e preocupações num sábado à noite. Corro o risco da Isabel não adormecer muito bem, de chorar e chamar pelos pais. Acho-a pequenina para estas andanças. A não ser que seja cá em casa e até pode acontecer nem dar pela nossa falta, se sairmos já com ela a dormir. Mas gosto de lhe explicar tudo e de não a apanhar desprevenida. Também podemos ir à tarde, mas sinto que estou a perder tempo em que posso estar com a minha filha.


Ela tem 18 meses. Com 18 meses já conseguiam ir "fazer a vossa vidinha", deixando-os com alguém, que não a família mais próxima, com quem já estão mais habituados?

14 comentários:

  1. O Miguel tem 24 meses. Até agora só ficou com os avós maternos. Vai começar nessa "vida" com os avós paternos em breve. Nunca o deixei com mais ninguém. Sempre que foi preciso os avós podiam. Agora voltar a nossa vidinha é que está longe :)

    ResponderEliminar
  2. Sou uma sortuda, tenho a família do pai perto e as ajudas são muitas. Pedem para deixar o pequenino e irmos namorar. Ele tem quase 14 meses e só usamos a ajuda para ir ao cinema um vez. e ele era pequenino (acho que 5 ou 7 meses) ficava com leite e lá ia +- descansada.
    Quanto a usar uma babysiter acho que o que se costuma fazer é usar uma prima ou alguem conhecido (acho que nos filmes é a vizinha) eu só conseguiria se tivesse alguma confiança. Depois a futura creche do garoto uma sexta feira por mês deixa que se vá buscar os garotos à 0h ou 1h. Mas aí acho que também não sei se conseguiria. Já são tantas horas longe de mim... (falo de barriga cheia, ainda gozo do período de amamentação e vejo o meu pequenino à hora de almoço, mesmo assim são muitas horas longe de mim...)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, boa tarde :)

    Olha, a minha filha tem quase 2 anos e costumamos deixar com a nossa babysitter, que conhecemos há algum tempo através de uma agência de babysitters. Fizémos uma primeira entrevista com ela e gostámos bastante! Sinceramente ao início custava-me um bocado a ideia de a deixar com alguém que não fosse da família, mas a Marta é tão querida, que hoje em dia sempre que precisamos de espairecer um bocadinho, chamamos a Marta e a nossa filha adora-a. Se quiseres, dou-te o contacto dela, fazes uma entrevista e logo vês se gostas :)
    Deixar com os avós nem sempre é possível, e com amigos nem pensar, nós sabemos o trabalho que eles dão, e muitas vezes as nossas amigas dizem que ficam com eles na boa, mas é porque não fazem ideia do trabalho que dá (e na verdade só dizem isso para serem simpáticas :p). Acho que devem ponderar bem a situação, mas uma babysitter não é uma má opção, desde que confiem nela! :D Nós das primeiras vezes que a deixámos com uma babysitter (ainda não era a Marta) deixámos o computador com a câmara ligada para irmos acompanhando e assim ficámos mais descansados porque a qualquer altura podíamos cuscar :p (Se fores muito mãe galinha, aconselho só nas primeiras vezes para ficares mais à vontade com a babysitter, porque depois estás só a "desperdiçar" tempo de qualidade com o David, e é um vício estar sempre a ver!). Entretanto a nossa babysitter emigrou e tivémos que mudar :p Outra coisa que também fizemos das primeiras vezes, foi dizer à babysitter para vir às 20h (hora em que ela vai para a caminha) e assim púnhamos nós a nossa filha na cama, ela adormecia, e a babysitter ficava só alerta caso ela chorasse. Mais tarde é que ganhámos confiança e deixámos que fosse a Marta a pô-la a dormir! :) Beijinhos e boa sorte! Se precisares do contacto, diz. Leva 7€/hora :) Íris

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Nem se propósito. Ontem também saímos só os dois, passámos o dia juntos, podia era ter sido para um programa melhor :-( Passei o dia, foram só 11h, com o meu marido, no hospital. Teve um acidente :-(
    Liguei de manhã à cunhada, como não ía sair até ao inicio da tarde, deixei lá a cria. Não gosto de incomodar mas tinha mesmo que ser.
    O que é certo é que só a fui buscar já passava das 23h.
    O que me custou, todo o dia, enfiados no hospital, só pensava nela, o que supostamente seria um domingo de mimos, tornou-se num domingo passado longe dela.
    Levei-a para a casa a dormir, deita-a na cama, abriu os olhos, viu-me, sorriu, abraçou-me e adormeceu...

    ResponderEliminar
  5. Este post aparece numa altura em que pela primeira vez deixei os meus meninos dormir em casa dos avós. Os mais velhos já dormiram várias vezes mas os gémeos nunca tinham dormido fora de casa. Este fim-de-semana fizemos uma loucura. Deixamos os miudos e fizemos uma escapadinha, com quarto crianças bem precisávamos. Assim que se soube que iamos para fora, choveram telefonemas e sms a oferecer ajuda. Os mais velhos na sexta fizeram uma festa de pajama com uma vizinha da mãe ( grande amiga da familia) e no sábado para domingo dormiram em casa de uns amigos. Os gemeos dormiram com a avó na sexta e no sábado um foi dormir com a madrinha.
    Ajuda muito estarmos rodeados de amigos e familiars.

    ResponderEliminar
  6. Tenho um menino de nove e uma menina de 4 anos.
    Eu tenho a sorte de ter Pais e Sogra por perto e recorro da ajuda deles muitas vezes. Mas mesmo assim também "aproveito" as minhas amigas com filhos (que impingir crianças a quem não as tem parece-me abuso :) ) e também sou aproveitada por elas. Quando há crianças normalmente elas adoram receber amigos em casa e não muito mais trabalho aos Pais. Normalmente até dão menos trabalho quando estão com outras crianças. Com 9+4 anos de maternidade tive necessidade de encontrar o nosso tempo como casal... Senão corremos o risco de com o passar do tempo deixarmos de ser Casal e passarmos a ser só Pais... E é tão bom quando conseguimos um tempinho só para nós :) Faz bem a todos, a nós e a eles. A aplicar aquela máxima: Pais Felizes, Filhos Felizes ;)

    ResponderEliminar
  7. Complicado quando não há ninguém perto...mas de certeza que existem babysitter de confiança, é uma questão de te informares.
    Mas sinceramente tinha receio...
    Eu tenho a minha mãe, mas só lá fica poucas vezes, é como já se disse aqui, dão muito trabalho, e não gosto de incomodar. E noto que "quem os pariu que os embale"...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Se podes vai á tarde Joana, não sendo a mesma coisa...vão ao cinema.
    Eu e o meu marido também iamos todas a semanas agora fomos ai uma 4 ...no máximo.
    Tenho um menino com 4 anos.
    A vida muda muito...

    ResponderEliminar
  9. Nunca estive nessa situação é apesar de ter os pais perto nunca mais fui ao cinema... Que vergonha!!! Já fui a um casamento e ele ficou com os meus pais na boa :) tinha 5 meses. Já recorri a uma tia minha que não tem filhos mas tem muito jeito! Deu banho e jantar sem problemas e ele não estranhou. Mas são situações muito pontuais. Se não tivesse ninguém provavelmente recorreria à minha irmã (sem filhos) ou cunhada (tem um bebé de 3 meses... Talvez mais tarde que o sobrinho ainda requer muita atenção!).

    ResponderEliminar
  10. Cá em casa, saímos um de cada vez com os respetivos amigos. :)
    Acho que não consigo confiar num desconhecido. Só se fosse mutirão recomendado por amigos.
    Quando ela for maior (tem 18 meses também) se calhar vou fazer umas trocas com amigos: uns dias eu tomo conta dos miúdos deles e outras eles tomam conta da minha. Mas ainda não me sinto com muita confiança para nenhuma das duas.
    Para já, saídas à noite, só um de cada vez. Claro que as saídas dele são muito diferentes das minhas: http://www.vinilepurpurina.com/2015/09/19/sair-a-noite-depois-de-sermos-pais-diferencas-entre-o-homem-e-a-mulher/

    ResponderEliminar
  11. Pede à Joana Gama.
    Eu já pedi a amigas com filhos. Sendo que eu também estarei pronta quando precisarem.

    ResponderEliminar
  12. Até agora ainda só deixei com a minha mãe 2 noites para festejar o nosso 10. Aniversário de casamento. Mas os meus pais não vivem ao pé de nós e os meus sogros não são opção por motivos de saúde:( para uma eventualidade fiz a pergunta no colégio e a educadora dele faz, em princípio vou experimentar. Custa sempre, mas tb é importante termos alguns momentos a dois ;)

    ResponderEliminar
  13. Tenho alguma sorte... Tenho pais, sogra, tios de ambos os lados a morar perto. Normalmente um deles está disponível. Mas há algumas amigas a quem confiaria o meu pequenote e a quem não me importaria de 'incomodar' (na realidade sendo amigas desde que nós próprias éramos umas pirralhas, tenho a certeza de que nenhuma se sentiria importunada e recusaria com o mesmo à vontade que aceitaria, dependendo da sua disponibilidade e vontade).

    ResponderEliminar