5.18.2020

Como foi este primeiro dia de creche?

Acredito que não tenha sido fácil. São tempos estranhos estes e vai ser complicado, digo eu, recomeçar. Contudo, acredito que educadores e auxiliares estejam a dar o seu melhor para equilibrar indicações e para nada faltar aos “seus” meninos. Se um recomeço, depois de férias “normais” são quase sempre difíceis para os miúdos (as minhas filhas adoram a escola e depois das férias - pelo menos a Luísa - ficariam com a mãe), regressar e ver caras sempre tapadas e um sem-número de várias novas regras, deve ser ainda mais complicado de gerir. 

No entanto, acredito também que com muito amor, tudo se faz. Acredito que nem toda a gente tenha deixado já os filhos (por não ter ainda voltado ao trabalho) e que esse processo mais gradual ajude. Os miúdos são muito resilientes e acho que depressa se vão habituar a esta nova realidade. Não quero acreditar que as imagens que vimos de uma escola em França ou o pessoal todo equipado como se num hospital trabalhasse, até de luvas postas, sejam replicadas. As crianças não podem ser enjauladas e separadas, nem o ambiente numa creche pode ser tão assético ao ponto de não permitir o que de mais básico tem de existir: contacto. Muitas das regras que li são muito dificilmente cumpridas ou perder-se-á o lado humano e genuíno das interações humanas e com os pares. Prefiro acreditar que são apenas orientadoras/ideais mas não exaustivas e taxativas. 

Ainda não sei se as miúdas voltam em junho ou só em setembro. Vai depender de uma coisa: eu voltar ou não a ter trabalho. Sou trabalhadora independente na área de conteúdos de TV e os projetos em que estava pararam. Logo, fiquei sem trabalhar e sem receber. Se porventura voltarem em junho, também eu voltarei. Duvido, no entanto. 



E vocês? Como viveram este regresso, se foi o caso? Como correu? 

Quem tem filhos na pre, voltam em junho? Como se vão organizar? 


6 comentários:

  1. Olá Joana. Eu trabalho num shopping. Dia 29 apresento me ao serviço e dia 1 de Junho abrimos ao público. Aqui o A está na pré, na pública e vai voltar também. Ponderamos tudo, mas a verdade é que as crianças adaptam se melhor que nós a novos tempos. Ele já está farto de estar em casa, e "seria injusto" pai e mãe a trabalhar e ele com os avós, sem os amigos até Setembro. Tenho muito medo de apanhar o vírus. Mas também sei que não podemos "parar a vida". Diz-se tanta coisa coisa, que olha, ninguém sabe ao certo. Contudo é mais provável que eu apanhe o vírus no meu trabalho ou transporte público, do que ele na escola.
    Bom regresso a todos

    ResponderEliminar
  2. Eu vou voltar ao trabalho quarta, e ele vai voltar a creche . Estou com muito medo, e se pudesse nao o mandava ate isto tudo acabar.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui só dia 1de Junho e sinceramente ainda não sabemos o que fazer. Tenho estado em teletrabalho mas não vai durar muito mais.Provavelmente vai ter de voltar em Junho o que me deixa no desespero porque não sabemos como vai ser e que repercussões vai ter.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Neste contexto escreve-se asséptico (de assepsia) em vez de Acético (de ácido acético ou vinagre). Em relação à escola, a minha filha de 4 anos só voltará em Setembro, uma vez que também sou trabalhadora independente e posso ficar com ela.

    ResponderEliminar
  5. Joana, acético é o ácido 😉

    ResponderEliminar