4.07.2020

Não pensar em nada.

Ontem pintei com aguarelas pela primeira vez a sério, concentrada. Não se estejam já a rir. Fiz um cacto com uma flor, ao mesmo tempo que via um tutorial no youtube. Perdi-me nas horas. Misturei cores, pus mais ou menos água, usei um pincel mais fino para os contornos e outro maior para preencher. As miúdas estavam a ver televisão, o David a trabalhar lá dentro e eu só concentrada no que estava a fazer. Quando olhei para o relógio já era mais que hora de ir fazer o jantar. Ainda fiz um cacto a correr e uns ramos que estragaram o esforço do primeiro. Quer dizer, não estragaram nada, que isto não tem fim nenhum, o que interessa é o meio. E o meio foi bom. Consegui não pensar em mais nada. É disto que preciso, cada vez mais. Tirar meia hora, uma hora, do meu dia para não fazer nada. 

Até agora estive em teletrabalho, que me consumiu muito. Não o trabalho em si, de que gostei, mas a gestão. Apesar de vos ter passado as minhas estratégias para conseguir trabalhar a partir de casa, com miúdos, nem sempre (quase nunca, diria) correu bem. Deitava-me tardíssimo para conseguir. É duro. Queremos fazer as coisas que as educadoras sugerem com elas, queremos estar lá, brincar, deixar a casa minimamente apresentável (já que é aqui que passamos 24h do dia, fazer refeições minimamente saudáveis e trabalhar. Digamos que é... impossível. Quem disser que consegue fazer tudo bem e está ainda bem da mona deve estar a mentir. Ainda ontem comentei que recebi muitos emojis de espanto quando publiquei em story o estado da minha cozinha, um dia destes. Nesse dia, não conseguimos arrumar nada do almoço nem do jantar (com lanche pelo meio e sopa, etc) porque tivemos os dois de trabalhar bem (dar-lhe bem) à tarde e só depois de as adormecer consegui arrumar. Sim, estava em estado de sítio, mas também acho que espelha alguns momentos por que todos, caso tenhamos de trabalhar e acompanhá-las, passamos. É o que é. 

Neste momento, fiquei sem trabalho (sou freelancer em TV e os programas que estava a fazer estão agora parados, em stand by). Estava muito contente por estar a fazer conteúdos de programas que adoro, mas agora tudo mudou e já me habituei à ideia. Muita gente estará em situações mil vezes piores que a minha. Sei que vamos dar a volta.



Vou aproveitar esta fase para estar mais aqui, para vos dizer que séries ando a ver, que livros infantis encomendámos, que coisas ando a fazer com elas. E, quem sabe, ainda vos deixo aqui receita de ISCO para fazer pão!!! Desta não estavam à espera, pois não? Não encontrei fermento de padeiro online nem na merceeria aqui do bairro e estou a fazer o meu próprio fermento.  

Amanhã voltarei a pintar. Foi terapêutico, palavra. A melhor coisa até agora. Tenho sempre uma voz interior que me diz que não estou a aproveitar bem estes dias, que não estou a ser produtiva o suficiente ou que podia, ao menos, acabar de ver a série X, ler o livro Y, quando o que eu preciso mesmo mesmo é de conseguir, estando acordada, descansar a mente.  


E é isto. Por agora. Como estão vocês? O que têm feito para relaxar?

4 comentários:

  1. Bom dia!
    Por aqui, um menino de 5 anos que exige a nossa atenção em tudo, um pai em teletrabalho eu de licença com um bebé de 3 meses.
    Tem sido duríssimo! Não há tempo para mim, para nós ��
    Ontem senti-me a pior mãe do mundo!
    A casa, essa fica para último plano, tantas vezes que a cozinha chegou ao estado da sua. De momento o sentimento é de impotência e de que não vai ficar tudo bem ( já estou farta desta frase). Melhores dias virão, mas não voltarão a ser como antes....

    ResponderEliminar
  2. Tb fiz umas pinturas com aguarelas e, gostei :)
    É mesmo terapêutico. Copiei do Pinterest.
    Vou colocar no Facebook as fotos pq aqui não consigo.
    Força!!!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui de manhã o foco é total nos piolhos com trabalhos manuais, jogos de tabuleiro e atividades para a escola. À tarde foco no trabalho. Ajuda o facto do marido estar em Layoff e encarregar-se de os entreter à tarde (ele tem 5 e ela 2). Momentos de relax só quando consigo ter cinco minutos para arrumar a cozinha (isso porque danço mais do que arrumo 😂) e ao final do dia a partir das 23h com os diretos do Bruno Nogueira em que fico a rir até me doer a barriga 🙈 e pronto agora é esperar que tudo vá ficar 💪 beijinhos Iolanda S.

    ResponderEliminar
  4. Joana, estamos no mesmo barco. Eu infelizmente infetada, mas a recuperar bem. Podes partilhar o link do youtube referente ao desenho? Está fantastico. Vou sem duvida aventurar-me. Um beijinho

    ResponderEliminar