8.19.2019

Joana Paixão Brás: O que ando a ver #01

Não faço ideia se isto vos interessa ou não, mas pensei: "se eu gosto que me recomendem filmes e séries para ver, documentários, livros, etc, por que não?" 

Vou fazer isto também com livros, artigos e revistas, o que acham? Mais não seja para vos inspirar a ler mais (a última coisa que faço à noite já não é scrolling no instagram e estou a ADORAR) ou para vos alertar para coisas que eu desconhecia por completo. Estarmos mais conscientes não é mau. Quero sugestões vossas para a troca, combinado?

Imagem completamente descontextualizada só para saberem que fui eu quem escrevi isto
e porque cortei o cabelo e até estou gira, pronto,
que a vida pode ter um bocadinho de futilidade para aligeirar o resto. <3 

A ver.

Série EUPHORIA
Depois da 13 Reasons Why, achei que dificilmente uma série sobre adolescentes me iria prender tanto, mas encontrei uma substituta à altura (e até melhor, acho). Mas atenção, é muito, muito forte. Tem cenas de sexo bastante explícito, muita droga e muita violência. Convencidos, já? A verdade é que a protagonista, a Zendaya, é assim fabulosa e sempre me intrigaram histórias sobre droga, o que fazer? Gosto muito da realização também, a fotografia está sublime e, olhem, prendeu-me muito. Mas fica o aviso: forte mas forte. Ainda não terminei. Ah! Está na HBO.

Filme ROCKETMAN
Gosto muito de filmes ou séries biográficas. E se forem de bandas ou de cantores, ainda me despertam mais a atenção. No ano passado, e apesar das críticas, o Bohemian Rhapsody foi um dos meus preferidos (saí do cinema a cantar); este ano vi o dos Motley Crue (The Dirt, na Netflix, uma maradice, mas das boas) e não quis perder o do Elton John. Não é espectacular, mas vê-se muito, muito bem e ficamos a par de pormenores absolutamente desconhecidos e a gostar ainda mais do artista, a dar-lhe uma dimensão mais próxima e humana. Gostei.

Documentário QUANDO A VIDA NOS ATRAIÇOA
Este é daqueles que, se forem bastante impressionáveis e tenham ficado ainda mais sensíveis depois de serem mães, não convém mesmo que vejam. Mas ficam a saber que isto acontece. Incapazes de lidar com traumas, centenas de crianças refugiadas na Suécia sofrem de síndrome de resignação: ficam basicamente em coma. Não comem, não reagem a estímulos, ficam inertes. Enquanto não se sentem protegidas, com medo da deportação, ficam imóveis. Podem estar anos assim e, às vezes, mais do que um filho de um casal desenvolve isto. Desconhecia por completo. É doloroso, mas talvez urgente para quem não percebe a urgência de acolher refugiados. Está na Netflix. 



5 comentários:

  1. Sim! Sobre Euphoria, estou totalmente de acordo contigo. Vi o 13 Reasons Why e odiei (achei que romantizou muito o assunto) então pensei que não ia gostar nada desta série mas adorei! Vale muito muito a pena ver!

    ResponderEliminar
  2. Sim! Faz mais, faz mais! Da Netflix vê The Affair caso ainda não tenhas visto, que é óptima; Big little lies na HBO. E quero o post dos livros também

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, gostei da rubrica!
    Na Netflix gostei muito da minisérie When They See Us - Aos olhos da justiça; é muito forte, mas está mesmo muito bem feita.
    Na HBO, num registo mais leve, Big Little Lies e Dead To Me.
    Quanto a livros, estou a ler Se Isto É Um Homem do Primo Levi e é mesmo bom, apesar de ser muito forte também.
    Recomendo o último que li - O Último Cabalista de Lisboa de Richard Zimler - aliás, tudo o que li dele valeu a pena.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A ler. As Regras da Cortesia, Amor Towles.

    ResponderEliminar
  5. Gostei desta rubrica ☺️

    ResponderEliminar