4.21.2017

DAR MUITO COLO É 100% BENÉFICO!


"Cada pedacinho de amor conta para o desenvolvimento cerebral do bebé."


Dar (muito) colo e (muito) mimo é absolutamente crítico para todos os bebés, tem zero de consequências negativas e é 100% benéfico!

É mesmo isto que defendo e, quem me conhece ou acompanha o meu trabalho, sabe que para mim não há Bebés estragados! E não sou só eu que o digo. Existem inúmeros estudos que o afirmam, provam e defendem.

Para os Pais desse lado, já vos aconteceu certamente alguém lhes dizer que estão a “dar demasiado colo” e que “vão habituar mal o Bebé”. E a dúvida instala-se, sobretudo, nos primeiros meses dos Pais de primeiro berço.

Mas não se penalize por seguir os seus instintos que são mesmo os mais corretos! Estudo após estudo, a ciência prova que dar colo ao seu Bebé não é de todo prejudicial, e é mesmo uma parte essencial no que toca aos primeiros cuidados dos bebés, com um impacto a longo termo na sua saúde e desenvolvimento.

Hoje dou-vos a conhecer dois destes mais recentes estudos. Há uns meses, um deles, demonstrou que o contacto pele com pele, nos primeiros tempos após o nascimento, melhora o neurodesenvolvimento e está associado a um QI elevado, reduzindo os níveis de agressividade. Para além disso, o contacto pele com pele também aumenta a probabilidade de sucesso na amamentação, e pode até tornar alguns procedimentos médicos menos dolorosos para os Bebés.

Outro estudo, publicado na semana passada, salienta também a importância deste contacto pele com pele entre os Bebés e os seus cuidadores com efeitos muito positivos de longo prazo. Quanto mais o Bebé for exposto ao “toque gentil” maior será o impacto no desenvolvimento do seu cérebro, particularmente na área que processa estes estímulos, absolutamente necessários para a aprendizagem e desenvolvimento socio-afetivo.

Mas atenção: estas descobertas são válidas para aquilo que cientificamente se chama “toque intencional de afeto”, ou seja, não incluímos aqui o toque associado a momentos mais funcionais, como é o de mudar a fralda ou dar comida ao bebé.

Este contacto, este colo, é absolutamente imprescindível para o desenvolvimento cerebral do bebé. O toque é um dos primeiros sentidos a desenvolver, antes da audição ou visão, o que o torna na pedra fundamental para a construção de um desenvolvimento saudável. Cada pedacinho de amor conta para o desenvolvimento cerebral do bebé.

Perante isto, Mães e Pais, podem todos respirar de alívio e acreditem quando digo que não há forma de dar colo “demais”. Digo eu e é comprovado por inúmeros estudos que, constantemente, o reafirmam.

Ir ao encontro da necessidade biológica de contacto físico dos nossos bebés não se trata de um estilo de parentalidade mas sim de responder à nossa programação de necessidades milenar para um desenvolvimento saudável!

Ainda precisam de mais motivos para ficar bem agarradinhos ao vosso Bebé?

Prof. Clementina Almeida
Psicóloga, Investigadora e Mãe
My Lab ForBabies
 

6 comentários:

  1. Quando fui mãe pela primeira vez tinha a ideia de que não devia dar muito colo para não habituar mal o bebé. Quando entrei no consultório da pediatra, uns 5 dias depois de sair da maternidade, levava o meu filho no ovo. A observação imediata da pediatra foi "mãe pk não trás o bebé ao colo? O ovo é muito mais pesado e o seu filho precisa do seu colo e não do ovo". A partir desse dia nunca mais tive problemas em dar colo, nem nunca mais deu ouvidos ao "habituar mal".

    ResponderEliminar
  2. Benéfico para eles e para nós, é indescritível o amor de os sentir no colo ❤

    ResponderEliminar
  3. Dou muito colo ao meu bebe..ele e feliz e eu ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. Eu dou muito colo, adoro dar colinho.

    ResponderEliminar
  5. Boa! Alguém que pensa como eu: colo a mais nunca fez mal a ninguém.A menos é que pode ser grave.
    Obrigada!
    Carmo Martins











    ResponderEliminar
  6. Eu tenho três filhos um com 20 anos, outro com 5anos e outro com 11 meses...
    Sou de dar muito colinho, muito miminho...
    O tempo passa e depois com o tempo e a idade eles próprios deixam de querer colinho...
    Eu aproveito ao máximo os meus filhos...

    ResponderEliminar