5.03.2018

Que corajosa!

Já há algum tempo que lhe queria cortar o cabelo, mas ela gosta de o ter comprido como a prima. Como o "grande rabo de cavalo loiro da prima". 

Desde que conheceu a Dora que me andava a falar de fazer de fazer franja e o desejo ficou reforçado quando voltou a estar com a Isabel no fim-de-semana em Tróia e porque António da escola também tinha franja...

"Mãe, quero fazer franja" tornou-se assunto do dia. 

Estava cheia de medo que cortássemos e que ela não gostasse e houve realmente choro imediatamente a seguir. Perguntou "estou igual à Isabel?" e eu hesitei na resposta... 

Eu sei que ela é a minha filha e que são sempre os mais bonitos aos nossos olhos, mas caramba. A Irene, de franja, derrete-me ainda mais. Que amor. 

A pintura foi feita pela minha Mãe, que estiveram num workshop de maquilhagem lá em casa :) 






 Bandolete Lemon Hair Lovers


Ainda quero ver se vou novamente para lhe dar mais um cortezinho. Eheh.

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5.02.2018

Deve levar todos os bonecos que quiser.

No outro dia, a Joana Paixão Brás fez um post a dizer que lhe custava imenso que a Isabel e a Luisinha levassem os brinquedos para a escola e que voltassem meio destruídos

A Irene enche a mochila todos os dias com os "brinquedos preferidos dela" e são mais do que muitos são: o Tiggy, o ursinho da rosa, o coelhinho da música, o macaquinho, o urso o iogurte e o Tidi. A juntar a isto ainda leva o brinquedo preferido da manhã que, em princípio, vai na mão. 

Além dos brinquedos, às vezes, como já falei por aqui também vai mascarada. Tanto eu como as pessoas da escola com quem já falei do assunto vêem estes objectos como uma "continuidade de casa", uma forma de se sentirem mais seguros na escola, mesmo que depois sejam "retirados". Acho que, no caso da sala da Irene, têm o cesto dos brinquedos de casa em que, quando passa o momento da exibição de cada boneco, poem-nos ali. 

Já aconteceu uma amiga levar um grilo, por exemplo. A Irene levou uma aranha no dia seguinte... Ou mesmo os brinquedos novos do fim-de-semana que querem mostrar aos amigos.

Os bonecos podem ser (e diria que na maior parte das vezes serão) mais do que "apenas bonecos". Não é só o dou-dou que é importante e que transmite segurança, poder levar algo de casa com eles para a outra casa também pode fazer com que vejam a fluidez entre "uma instituição" e outra. Depois, na escola, tratam dos bonecos como acharem que devem e nenhum boneco da Irene alguma vez voltou estragado ou partido, mas também não costuma levar bonecos frágeis para a escola. Os mais pequeninos ou mais vulneráveis, tento negociar com ela que fiquem logo dentro da mala ou, então, que sejam trocados por outros.



Claro que tudo depende de muita coisa: da escola, do brinquedo (ahah), da criança, da mãe... 
Mas, no nosso caso, fazemos assim. 


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