11.02.2020

Ela não gosta dos meus abraços.

Para as leitoras mais sensíveis, aquelas que ficam enervadas por eu ter a mania de escrutinar tudo e analisar tudo, fica já aqui o aviso que, para continuarem com o seu dia tranquilamente, podem dar ali um saltinho ao Facebook ou então pôr na SIC para verem qualquer coisa que entretenha e mais leve - a não ser que esteja na hora da crónica criminal (aquilo sim, stressa-me). 

A Irene não gosta dos meus abraços. E, no outro dia, ao falar disso com a minha psicóloga (podem conhecer o trabalho dela aqui), ela disse-me que "temos de trabalhar nisso". Pus-me a pensar (uau, que novidade), se o "não se querer abraços" não será algo que também possa ser um traço de personalidade. 

Por não se querer abraços, haverá algum problema? Vá, não é só comigo. Daí eu estar a por esta hipótese. Se fosse só comigo, já teria percebido que a nossa relação iria ser tão saudável como a do Afonso Henriques com a sua progenitora, mas não. 

Só se deixa ser abraçada quando vai dormir. Pede a minha mão para lhe cobrir a cintura e gosta de tocar com os pézinhos nas minhas pernas. Gosta... quer dizer, gosta agora no Inverno, porque no Verão não se inibia de dizer várias vezes que tinha de fazer a depilação. Chatice!

Mesmo quando era mais bebé, reparava que ela ficava mais nervosa ao meu colo e, que quando ia para o colo do pai, acalmava. Ainda assim, nunca foi muito disso. De todo. O colo servia só para dar mama (no meu caso) ou, no caso do pai, para algumas brincadeiras. 

Terei uma filha que não é muito dada ao toque?

Ou... será... que existem outras razões por detrás disto?


Foto: Diogo Ventura para a P3.


Além de ter voltado a fumar (6 anos depois de ter parado, quando engravidei) e ser um cheiro que lhe desagrada ("mãe, cheiras mal" - pelo menos espero que seja disso, do tabaco), ponho-me a pensar se não será também por eu viver com um grau grande de ansiedade normalmente. "Eles sentem tudo". Quando estou mais calma, noto realmente - ou tenho capacidade para notar - que ela me toca mais e que está mais receptiva.

Por outro lado, será que ela herdou e ou adquiriu essa ansiedade? Até recentemente também rejeitava o toque quando estava ansiosa. Encarava como uma invasão do meu espaço pessoal e, por estar nervosa, não sabia reciprocar (nem me apetecia) e toda a situação era muito constrangedora para mim.

Querem ver até onde mais vai a minha cabeça? No outro dia desenhou bonecos sem braços e há uns anos (quando eu também desenhei, sem pensar nisso) uma amiga disse que seria sintomático de ter tido pouco afecto. Pelo menos físico. 

A questão é: temos todos de gostar? Será sempre sintomático? Não pode ser só mais timidez? 

A minha cabeça responde com: "epá, 'tá bem... mas da mãe?".

Como são os vossos com os mimos? Vou tentar ficar contente por vocês caso tenham miúdos que não vos larguem a pedir festinhas. 




6 comentários:

  1. A minha filha não gosta de abraços.. os que talvez ela tolere mais são os da avó (minha mãe)... o pai é para fazer dele parque infantil e o meu apenas quando se magoa e está na hora de dormir.. e pouco mais. Por isso não é só a Irene.. existem mais crianças por aí que não gostam de abraços.. e eu sinto que ela é assim desde que nasceu.. só queria colo para mamar e mais nada! Já o irmão adora mimo.. cada um é como é...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, gostaria de saber quais os desenvolvimentos e conclusões subsequentes. O meu com 2 anos também não gosta nada de ser agarrado. Não é fã de beijinhos. Eu estranho porque adoro mimos. Fico a pensar se não será de todas as vezes que o agarro à força para limpar o nariz com soro ou dar os xaropes/antibióticos à seringa. Querem ver que traumatizei o miúdo à conta de lhe tratar da saúde? Mãe pensa demasiado, mãe sofre.

    ResponderEliminar
  4. Vê a página da Carla Oliveira healer, ou o directo que tem na página... As emoções uterinas, ligação à mãe, etc. Estranhei inicialmente mas bate certo. Espreita se puderes

    ResponderEliminar
  5. Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  6. Pela forma como descreves parece mesmo ser apenas uma característica da Irene.
    A minha mais velha nunca foi de sossegar muito ao meu colo (e mamou bastante), sempre preferiu o colo do pai, eu sou toda de mimos e abraços e ela nunca abraça por iniciativa própria e deixa-se abracar a custo. Nota-se que nao é algo que faça por vontade.
    Por vezes quando iamos deita-la dizia-nos para virarmos a cara porque "cheiras mal" - não fumamos mas aquele mau halito ao final do dia acontece a qualquer um...
    Enfim, dei comigo muitas vezes a pensar no que teria feito de errado com aquela miuda, será que lhe tinha dado pouco colo em bebé, será que... Logo a mim que gosto tanto de abraços e de carinho?
    Foi preciso vir uma irmã mais nova que é um mimo ambulante para eu perceber que cada criança é diferente e que esta... simplesmente não gosta de abraços e beijinhos :)

    ResponderEliminar