11.04.2019

Adopto a gata ou não adopto a gata?

A Isabel e a Luísa foram dormir, no sábado, a casa da tia que, além de gatos mais adultos, tem dois gatos bebés. Da última vez que lá tínhamos ido, a Isabel fez todo um número dramático porque queria ficar com um. Eu percebo-a. Eles são irresistíveis. Expliquei-lhe que não ia dar. Que não tínhamos, neste momento, vida, espaço e tempo para animais de estimação. Foram lágrimas e mais lágrimas, umas de crocodilo e outras bem sentidas. 

Mas neste fim-de-semana não houve lágrimas nem pedidos. Houve uns olhos maravilhosos de bambi de quem está absolutamente apaixonada e "mais vale é aproveitar cada segundo". Passou sábado à noite e domingo de manhã a dar-lhes colo. E nós, que até agora tínhamos sido irredutíveis, estremecemos um bocadinho das pernas. Ficaram bambas. 

Este é o gato, mas ela escolheu a gata para adoptar


Eu andei 16 anos da minha vida a pedir um cão. Chegou nessa altura e lembro-me bem da felicidade que foi. Lua. A nossa Lua. O meu pai foi buscá-la ainda estávamos no apartamento em Santarém, mas tinham comprado casa na aldeia, com terreno e espaço para ela correr à vontade. Aquele ano foi um "inferno", com destruições atrás de destruições, óculos e paredes roídas e o diabo na terra. O engraçado é que não a trocaríamos por nada. Foi nossa amiga durante tantos tantos anos. Deu-nos o Pipo, que ainda é vivo, já velhote. Quando a minha mãe me ligou a dizer que ela tinha morrido, envenenada, chorei tanto, mas tanto. Andei quase uma semana deprimida. Ainda me comovo a pensar nela. 

Por isso, eu sei da importância de se ter um animal de estimação. Da relação e das memórias que se criam. Claro que queria dar essa experiência às minhas filhas, mas também - assumo - sou bastante comodista. Sou preguiçosa para limpar a casa. E só de pensar em ter ainda mais responsabilidades e mais um ser que depende de mim até estremeço. Por tudo isto, ponderámos bastante. 

Ou então não, nem pensámos assim tanto, sentimos que poderia seria bom e pronto. Decidimos que vamos trazer a gata para casa. Que ela vai fazer parte da nossa família. Ainda estou um bocadinho em choque, tal como quando descobri que estava grávida (ahah não me gozem). Já desenterrei o aspirador robot que estava na despensa e que eu não usava há séculos - já sei, nem precisam de dizer: PÊLOS. Já sei que tenho de comprar um arranhador, uma caixa para ela deixar os seus presentes, uma caminha, mantinha; que vai levar vacinas agora em breve e todos os anos (é isso?); que tenho de a ensinar a não trepar para as bancadas da cozinha, etc, etc. Mas como é que isto se faz?

E é nesta parte que eu estremeço. Não percebo nada de gatos. A minha avó Rosel teve muitos gatos mas eu tentava não me afeiçoar muito a eles, ora porque morriam atropelados ora porque apanhavam doenças. Chorei tanto que deixei de sentir coisas fixes. Tenho até - não diria medo - respeito por eles. Fico assim sempre meio desconfiada quando um me vem parar ao colo. Não consigo relaxar. Não sou, pelo menos até agora, uma cat lover. 

Mas adoro que as minhas filhas gostem de todos os animais com que se cruzam. Que tenham este amor todo para dar. E não vou ser eu a passar-lhes este pequeno arrepio que se me dá. 

Por isso, aqui vamos nós para mais esta aventura (ainda está na minha cunhada até levar a vacina).

Deixem dicas, conselhos, lojas porreiras para comprar o material e comida, sosseguem-me, deixem histórias felizes que é para eu deixar de estar meio ansiosa com isto e passar a sentir só coisas boas.

Obrigada :)



20 comentários:

  1. Oh que bom ❤️ vai correr tudo bem! Os gatos são diferentes dos cães é certo, mas no fundo querem a mesma coisa:comida e carinho! As vacinas e desparasitação é basicamente igual, informa te no veterinário, mas no nosso caso fazemos vacina anual, desparasitação interna de 4 em 4 meses (comprimido) e externa na Primavera/Verão (pepita). A comida mando vir da meganimal ou tienda animal, têm marcas boas por preços muito mais acessíveis (nada de errado na comida se supermercado, mas não tendo filhos ainda, o gato é que sai super mimado) �� Agora é obrigatório chip, quando puderem é importante! A caixa de areia tenta que seja "grande", ou seja, não compres uma pequenita agora porque a moça cresce e dá lhe jeito uma maiorzinha, fechada controla bem o cheiro em apartamento. A areia aglomerado é a "preferida" cá de casa, como faz pedras de areia onde estão as fezes é só tirar isso com a pá e a areia trocada menos vezes! Mas, cada gato (qualquer animal) e a sua família acabam por encontrar o que faz mais sentido! Nos meus pais sempre houve cães e gatos misturado também, o mais velho é o gato de 14 anos e é engraçado ver a diferença dele para a mais nova de um ano �� são um bocadinho como nós, novos querem brincadeira depois só querem dormir e comer! Um beijinho ��

    ResponderEliminar
  2. Sem querer causar o pânico, eu recomendo que adopte os dois. Fiz isso há uns meses pela primeira vez (sempre tive só um gato de cada vez) e é muito melhor, eles entretêm-se e mimam-se um ao outro e ficam muito mais sociais. De resto, muita paciência porque eles são exatamente como crianças pequenas: só fazem asneiras e depois vêm todos fofos pedir mimo! ��

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte!! Duvido que a consigam ensinar a não trepar para as coisas,mas se conseguirem, ensina-me!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana.

    Eu era precisamente como tu. Nunca tinha tido gatos e não achava muita piada. A nossa filha pedia muito um e nos fomos adotar. Foi o melhor que fiz, um Salvador (nome escolhido pela filha) super meiguinho. Um verdadeiro companheiro. Acredita que não te vais arrepender.
    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  5. cá em casa não percebíamos nada de gatos, até porque fomos sempre habituados a cães em casa dos nossos pais. temos 2 gatas, que adotamos a uma associação, 2 sim pq entendemos que devem ter companhia. têm personalidades completamente diferentes. são super independentes e limpas, não é preciso grande ciência, nem fazem grande despesas. boa sorte!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Podes sempre comprar um borrifador com água quando estão a fazer alguma asneira, como arranhar o sofá. Não magoa e eles como não gostam muito às vezes resulta. As vacinas são a partir das oito semanas, mas antes devia desparasitar internamente. O facto de ser gato indoor não impede que não possa apanhar pulgas. Quanto à comida depende um bocadinho do quanto quer gastar. No topo tem a royal, hill s, proplan, advance, mas considero a purina one já uma boa ração. Por vezes online arranja sites confiáveis e que entregam em casa ração a preços mais acessíveis.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, então sugestões... aqui vai a lista
    - Quando for a idade esterilizar, é o melhor que se pode fazer por um gato;
    - cortar as unhas desde de pequenino, é fácil e existem tesouras próprias;
    - Areão para o caixote, eu prefiro as pérolas de sílica, absorve mais o cheiro, mas existe muitos outros tipos no mercado;
    - comida, uma boa ração, isso não quer dizer que seja uma marca XPTO, estas mesmas marcas tem gamas mais baratas e na mesma de boa qualidade
    - ao pé de si tem alguma loja de bairro que venda comida para animais, por vezes tem melhores preços que as grandes superfícies;
    - educar um gato é relativo, em pequenos são traquinas mas depois acalmam e por norma não partem nada, a não ser que queiram lol

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa há um Nico, um gato gigante já com 9 anos... Quando a minha filha nasceu, ele era enorme ao pé dela, chegámos a ter receio que lhe fizesse mal com ciúmes, mas não! É super amigo dela! Ninguém lhe toca sem que ele esteja por perto, e fica muito aflito se a vê a chorar! Sempre dormiu aos meus pés, assim que a Maria nasceu, passou a dormir sempre no quarto dela!! Sim, há pêlos pela casa e areia espalhada, há traquinices, mas haverão também memórias de um amigo que viveu e viverá connosco muito tempo, um amigo que faz parte da família, que não cobra nada, mas dá tanto! Sempre tive gatos, são a memória da minha infância! Beijinhos
    Filipa Carvalho

    ResponderEliminar
  9. Ah, tão bom! Mais um membro para a família. Nunca gostei de gatos, sempre tive cães... até que o ano passado a minha colega de casa adoptou um gato bebé.............que foi um inferno durante um ano seguidinho. E agora é um amor (mais ou menos, vá... mas comparado com o que ele era em bebé está muito bem agora ahah) O problema de se adoptar um animal abandonado que não se conhece a personalidade é que eles tanto podem ser uns amores ou uns terroristas. A tua gata já vive com alguém que conheces por isso é melhor, pois podes certificar-te que é uma gata calminha (ou não). E quanto a mim, adoro o meu gato, mas não quero mais nenhum na vida 😂

    ResponderEliminar
  10. Ah, esqueci-me de acrescentar: nós compramos quase tudo para o Blue (o gato) nesta loja online https://www.tiendanimal.pt/ que ele é fino e come a melhor comida do mercado e faz cocó e xixi na melhor areia do mercado ahah

    ResponderEliminar
  11. Também a pedido do meu filho adotamos uma gata :)

    E muito bom, faz imensa companhia, rói cenas várias, arranha um bocado os sofás e as camas, sobe para onde não deve causando alguns estragos e por isso tem acesso limitado a certas zonas da casa quando fica sozinha.
    Adoro-a não a trocava por nada, mas anda sempre em cima dos balcões, fogão, mesa... e isso não gosto mesmo nada. Se houver dicas para a ensinar a não o fazer agradeço.
    Quanto a pelo é uma calamidade nas mantas, na nossa roupa e por toda a casa, ainda mais que agora no Inverno o pelo fica mais denso e sendo mais na gata é mais por TODO o lado.
    Animal de estimação é ótimo e é uma despesa. Veterinário e vacinas (numa primeira fase foram 1ª dose e reforço, depois é anual), desparasitação interna e externa que pode ser mensal, ou de 3 em 3 meses). Areia boa é cara e comida de qualidade também.
    O resto é ter arranhador para evitar que arranhe sofás e tapetes, brinquedos vários para se entreter e evitar outros estragos, caixa areia e pouco mais.

    ResponderEliminar
  12. Excelente decisão.Muitos parabéns :) Nós temos 2 gatos em casa e uma filha de 4 anos e é a melhor coisa do Mundo vê-la a brincar com eles e a mimá-los. Aprendeu a respeitar e cuidar de animais, ganhou responsabilidade. Não é necessário muito "material"- caixa para fazerem necessidades, tigela para água e comida, arranhador, ração e areia- e podem adquirir tudo em supermercados ou hipermercados.

    ResponderEliminar
  13. Animais no Parque1:45 da tarde

    Joana, sabemos que a Moita é um bocadinho longe, mas se nos quiser visitar numa manhã de Domingo (sim, abrimos todos os dias), podemos aconselhá-la aqui na Animais no Parque :)
    O primeiro gato traz sempre desafios e algumas dúvidas, porque sabemos que gatos não são cães pequenos ;), e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e ajudar na escolha do "enxoval"!

    Também estamos pelo FB :)
    https://m.facebook.com/animaisnoparque/?ref=bookmarks

    ResponderEliminar
  14. Os gatos são fantásticos, dão muito menos trabalho do que os cães mas também fazem muita companhia :)
    Conselhos:
    - Esterilizar a gata quando o veterinário recomendar, muito importante para reduzir a probabilidade de vir a ter tumores de mama e problemas no útero (e pôr o microchip nessa altura que agora é obrigatório até 2021).
    - Vacinas e desparasitações é escolher uma boa clínica/hospital veterinário e seguir o que recomendarem.
    - Dar-lhe uma boa ração (royal canin, purina one, hills), são mais caras mas são de melhor qualidade, por isso, a longo prazo compensa porque a gata será mais saudável.
    - Cortar-lhe as unhas, mexer-lhe nos ouvidos, abrir-lhe a boca... são coisas necessárias em gatos adultos que, muitas vezes, não deixam fazer porque não estão habituados. Vai ter a vida facilitada se a ensinar desde pequenina a deixar fazer tudo isso.
    - Para a ensinar, bom tenho duas gatas e não sobem para cima da mesa da cozinha ou bancada. Quando eram pequenas nunca as deixei fazer isso, Assim que o faziam pegava nelas e metia-as no chão, às vezes, umas cinco vezes por dia mas lá aprenderam que não valia a pena tentarem sequer e hoje nunca sobem para onde não devem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa tem 6 meses e continuamos com essa luta do "sobe, pegamos, colocamos no chão" vezes e vezes e vezes... Sobe menos, mas sobe. E caminha cheia de pinta por cima da bancada, do fogão e beirinhas dos armários onde procura "empoleirar-se". :/ Não gosto e está difícil de domar nesse aspeto.

      Eliminar
    2. Não sei se já experimentou mas outra opção é pôr-lhe uma caminha de que ela goste no chão da cozinha (ou mesmo só uma caixa de cartão para ela brincar) e sempre que a vir em cima do balcão chama-a para a caixa/caminha com biscoitos ou mete-a lá. Pode ser que ela perceba que o lugar dela na cozinha é ali.

      Eliminar
  15. aqui por casa temos 3 gatas...eu sempre tive cães em casa dos meus pais, gatos nunca, não estava nada habituada a eles... depois os meus pais arranjaram uma gata e muitos dos preconceitos que tinha caíram por terra :) por isso há 7 anos veio a primeira como prenda de anos da mais filha mais velha... foi uma delicia cá em casa... afinal os gatos podem ser meigos, nossos amigos e companheiros ;) passado um ano achámos que uma companhia era bom para ela não estar o dia todo sozinha em casa e veio a 2ª... outra fofinha, muito amigas uma da outra, como mãe e filha... passado uns tempos soube de uma gata de rua apanhada para esterilizar mas que se revelou super meiga.. lol veio parar cá a casa, não podia voltar para a rua tadinha... e esta então é a mais doce de todas... podemos fazer tudo com a gata, pôr em todas as posições, enfim está muito agradecida ahahah... portanto 3 miaus que são as companhias das minhas 2 filhas, se alguém está a chorar vão dar mimo, recebem-nos à porta no final do dia, e não podem ver ninguém no sofá, se tiver mantinha então é a loucura! não as trocava por nada, mas claro que acarreta despesas (pedras, comer, vacinas, desparatizações) e principalmente pêlos pelas casa toda! lol nada que um aspirador robot não resolva e um daqueles rolinhos autocolantes para tirar os pêlos das roupas! As minhas não andam nas bancadas da cozinha, é coisa que nunca deixri e elas felizmente não andam, mas os sofás... ai ai mesmo com arranhadores elas gostam de lá ir! :( vá em frente e pense na possibilidade de adotar os 2, fazem companhia um ao outro e é muito melhor para todos!

    ResponderEliminar
  16. Quando a minha filha tinha quatro anos estive exatamente na mesma situação. Acabei por adotar a Maria e posso dizer que foi das melhores decisões que tomei. Hoje, passados nove anos, a Maria é um membro da família e não a imaginamos sem ela. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  17. Há gatos que só estão contentes é em cima de nós. Outros gostam de estar perto mas um bocadinho afastados. Por isso a caminha do gato, pode resultar ou não. Depende do gato e da dona da casa. Com crianças é importante estabelecer a regra de que o gato não dorme na cama delas, porque estão sempre os dois prontos para furar essa regra.

    ResponderEliminar