11.10.2019

5 anos!

5 anos disto. 
5 anos e picos de uma amizade que deu nisto. 
5 anos em que, tu, Joana Gama, tiveste de levar com a montanha russa que eu sou, ora lá em cima e motivada, ora frustrada, desanimada e a sentir-me paralisada. 
5 anos em que tu, Joana Gama, nem sempre escreveste coisas com as quais eu concordava, mas era isso que nos distinguia e que sempre deu força a este blogue: a tua paixão e garra.
5 anos a rir-me muito com os teus textos e a reflectir e a aprender com quase todos. 
5 anos de desabafos, de disparates, de fotos de cara lavada e até de pijama. 
Sem ter medo do que os outros pudessem pensar.
A partilhar casos, histórias de outros, dores de várias mães.
A responder a e-mails de leitoras que procuravam palavras amigas e de compreensão quando mais ninguém à sua volta parecia tê-las.
A fazer rir, a descomplicar, a partilhar coisas tão íntimas que faziam com que quem estava do outro lado se sentisse normal. 
Copo menstrual, sexo pós-parto, divórcio, guarda, partos, cansaço, psicoterapia, sonhos e desilusões.
Mudança de vida.
Reações inesperadas, desabafos e partilhas que faziam com que 
sentíssemos que o que fazíamos aqui até era especial.
Um convite para escrever um livro, para idas à TV, para entrevistas, para embaixadoras de projectos e até de marcas.
Nãos, bastantes nãos, quando não consumíamos nem confiávamos em algum produto. Alguns sins que faziam sentido que nos pagavam para que pudéssemos ter tempo para escrever sobre tudo o resto. Mais que justo.
Projectos que desenvolvemos por nós, começados por ti, e nos quais sempre confiei e aos quais
me entreguei.
Dicas de viagens, restaurantes ou de consumo, mas principalmente dos valores em que acreditamos, de livros, museus, espectáculos, atividades, disciplina positiva e aquilo que uma escola deveria ser.
Textos, vídeos e depois podcast, para falarmos de tudo o que tem a ver com a maternidade e tudo o que não tem. Tudo o que somos e tudo em que pensamos.
Já errámos, já fomos intempestivas ou dissemos disparates, já nos arrependemos, já mudámos de opinião e mantivemos tantas outras. 
Mas, sobretudo, já ficámos felizes por algo que parecia tão pequenino ter chegado ao coração de tanta gente (e se só ao de uma pessoa que fosse não teria sido em vão).

Quantas vezes já chorámos com comentários muito desagradáveis? (fui só eu?)
Quantas vezes já soltámos uma gargalhada? 
(e um pum? - é retórico, não respondas Joana Gama, pleaseeee LOL)
Quantas nos orgulhámos do que andamos aqui a fazer?

Já te disse que me orgulho muito de nós? E que sinto que te tenho de agradecer muito, mesmo muito?

Obrigada, Joaninha. Companheira de blogue, mas também de vida.











Obrigada a todos os que connosco já embarcaram nesta aventura:
 à Marta, que aqui estava há 5 anos; 
à Sara-a-Dias, que nos desenhou logo de início;
- à Joana, à Inês e à Susana, que nos têm vindo a fotografar e a acompanhar todas as nossas fases; 
- à Maria que nos deixou este cantinho também muito bonito; 
- a todas as pessoas que estão nas agências, marcas, editoras, revistas, programas que um dia viram algo especial em nós e decidiram dar-nos voz e apostar em nós.

Mas principalmente a todos os que nos seguem há 5 anos (alguém ainda? ahah), mas também a quem chegou mais recentemente. 
A quem nos ajuda a crescer, quem nos abraça e quem nos questiona. 
Quem quer o melhor para nós e para as nossas filhotas (não em conjunto, embora às vezes pareça). 
Tem sido bom, muito bom!

São 5 anos, caraças!



5 comentários:

  1. Parabens miudas! Sigo-vos da Suiça ha pelo menos tres anos e meio e adoro! Nunca desistam, estamos aqui! Bjs, Teresa

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns!! Continuem assim! 😄💪💜

    ResponderEliminar
  3. Sigo vos há 4anos. E adoro, uns dias mais que outros. Mas o balanço é muito positivo. Sigo vos em todas as plataformas 🙄. Beijinhos e continuem o óptimo trabalho

    ResponderEliminar
  4. Aqui estou, desde o primeiro dia. A seguir, por causa da JPB. Depois 'estranhei e entranhei' o discurso da JG, de quem hoje sou leitora assídua e em quem me revejo em inúmeras coisas. E fiquei! Nas várias plataformas
    Parabéns,Joaninhas! (Também faço anos hoje (mais 41 que vocês), mas podem dar os parabéns.)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Desde que conheci o vosso blog, fiquei completamente rendida. Vocês mudam mentalidades. Não sou mãe, mas desde que comecei a seguir-vos que mudei toda a minha perspectiva em relação à maternidade. Tenho uma mãe que viveu para os filhos, que se anulou em tantos aspetos e até no casamento. E a minha visão de maternidade era essa. Agora entendo que não, antes de haver filhos existo eu, o namorado e eventualmente existirão filhos que nos vêm preencher ainda mais, mas que não vêm anular-me ou a minha relação. Vocês falam de tudo sem tabus e eu adoro. Nunca desistam de falar de todos estes temas que são tão importantes na sociedade. Adoro-vos e adoro as vossas famílias: a Irene cheia de pinta e bom humor como a mãe, a Isabel uma fofinha e super espertinha e a Luísa cheia de garra e vontade de viver, a Joana e o David um casal que mostra que os relacionamentos não são perfeitos mas que se o amor existir vence tudo, a Joana Gama que veio mostrar que podemos amar alguém e por esse mesmo motivo não esta-mos com essa pessoa e que não é por haver um divórcio que as pessoas passam a ser inimigas.
    Olhem pronto podia dizer milhões de coisas, mas só queria mostrar-vos que pelo menos a mim, com 22 aninhos, já me fizeram diferença e mudaram o minha forma de encarar o mundo.
    Beijinho grande
    Inês ❤️

    ResponderEliminar