4.09.2015

Não devia estar a fazer isto.

Bem sei que é uma frase de filme rasca depois do primeiro beijo entre duas pessoas que estão a fazer sacanices, mas também se aplica neste caso.

Estou a fazer uma sacanice, mas não daquelas boas que nos fazem sentir marotas e que somos "who run the world". Não se trata de enfiar uma tablete de chocolate Milka pela goela abaixo numa noite em que, por acaso, até estava a ver a reportagem da SIC "Somos o que comemos". Segundo a lógica, sou uma tablete de chocolate Milka. Podia ser pior. 

Não devia estar a fazer isto, mas estou a protelar conscientemente a ida às vacinas. A Irene fez um ano dia 21 e eu devia ter estado lá 2 dias a seguir para vacinar a minha filha, mas não tenho conseguido. Devia ser mais fria, não é? É para vacinar, vamos embora. Tem de ser, tem de ser, mas custa. 



Talvez ajude compreender a minha questão, dando uma olhadela neste post. 

Já devia ter tomado as dos 12 meses. Já devia ter uma toma daquela vacina nova no bucho. Daqui a nada devia levar a Prevenar e estou a encavalitar tudo. Tudo por um trauma, tudo porque não me apetece ver a miúda a chorar desalmadamente. 

Que coisa tão pequenina, não é? Não querer ir às vacinas porque a miúda vai chorar. Eu tenho noção, mas é esta a mãe que sou. Sei que não devia estar a fazer isto, mas estou.

A ver se vou amanhã. 


18 comentários:

  1. Joana, gosto muito de vos ler mas hoje mereces um puxão de orelhas. É melhor ela chorar pelas vacinas do que depois tu chorares porque ela apanhou algo passível de ser prevenido pelas tais vacinas! Vai lá marcar! Rapidinho.
    Beijinhos e força nisso

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a ISA ela vai chorar de qualquer maneira e vai passar rápido, mas também não tem que ser logo quando faz o ano :) o meu tomou dia 29 (tinha feito o ano dia 8) mas foi porque andava doente e a enfermeira foi adiando até ele estar mesmo bom.

    ResponderEliminar
  3. Daniela10:56 a.m.

    Olha, pelo menos com o meu, o choro foi diminuindo com a idade...e nas vacinas do ano só chorou quando sentiu as picadas mas mal lhe peguei ao colo parou! Vais ver que com a Irene é o mesmo e como agora vai ser no bracinho em vez da coxa talvez seja até mais fácil :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:09 a.m.

    Eu compreendo que não gostemos que eles chorem mas adiar uma coisa pelo choro.... Até parece que ela NUNCA chora... Seja nas vacinas ou noutra coisa qualquer ela chora e custa-nos sempre :) Não há problema se não for no dia marcado claro, até porque tenho um menino que NUNCA fez as vacinas na data suposta, tinha sempre bronquiolites umas atrás das outras e isso não permitia levar as vacina e depois como bem disseste levou umas encavalitadas.. Olha teve que ser. Vai lá tratar disso e vais ver que chora ela e choras tu mas depois os miminhos apaziguam tudo :*

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Não sei onde costumas ir às vacinas. Ali as enfermeiras do Hospital da Luz em Oeiras são maravilhosas. O truque que usei, foi distraí-la e quando a enfermeira picava abraçava. Dava um gritinho, chorava mas depois calava-se. A enfermeira até dizia que queria ficar com a gaiata lá porque ela era uma valentona. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:46 a.m.

    Tem paciência Joana, mas não há desculpa que te valha.
    Com as vacinas não há espaço para mariquices.
    É aflitivo vê-los chorar; é, é claro que sim, nem que seja por apenas 30 segundos. Mas tem de ser e pronto!

    ResponderEliminar
  7. Joana, força!!! Eu compreendo o teu trauma, lembro-me bem do que sofreste quando tiveram de tirar sangue à Irene... :( Mas olha que as vacinas são uma pica. Ela vai chorar sim, mas vai passar rápido. Não vão ter de andar à procura de veias e pica daqui e pica dali. É pica, dói, chora, e passa! Se puderes pede ao Frederico para ir contigo. É o melhor para ela. É mesmo! Bj

    ResponderEliminar
  8. Joana, és ou não uma mulher de armas?! Fazes ou não TUDO o que puderes pelo bem estar da tua filha? Ela está ou não nas tuas prioridades?
    Atão faz favor de levar a criança às vacinas porque mais vale chorar um bocadinho agora do que acontecer algo pior (juro que bati na madeira)...
    Vê o lado positivo, chorar faz bem aos pulmões!
    You got it Girl!

    ResponderEliminar
  9. Eu levo o pai, viro a cara e tapo os ouvidos na hora H!
    Se assim não fosse, era bem capaz de entregar a miúda nos braços de uma daquelas estagiárias que só ficam a olhar e dizer-lhe "toma lá, segura, que faz parte do teu futuro trabalho ser cruel!"
    Já sou mãe de segunda viagem e não consigo habituar-me! Confesso: chorei no BCG...
    Eu, mãe, só vou para dar colinho, maminha e miminho...

    Beijinhos às Joaninhas e Flores

    ResponderEliminar
  10. A sério? Tudo porque "não te apetece ver a mi«uda chorar"??
    Ainda não há muito tempo atrás li um post aqui sobre o surto de sarampo nos Estados Unidos...
    Vá, não sejas irresponsável..toca a ganhar tomates e resolver isso num instante! =) Os putos choram por tudo e por nada hoje em dia, eles nem sequer se vão lembrar! É 30 segundos e já passou e estão todos felizes e contentes a comer as mãos! Força! :)

    ResponderEliminar
  11. O meu fez as vacinas dos 12 meses aos 14...porque andou doente e não dava, depois os dias de vacinação no CS não me são nada convenientes! Mas pronto já tomou! E a nova vacina ainda não dei também.

    ResponderEliminar
  12. Carla Paiva2:29 p.m.

    Joana, podes não acreditar, mas passa-se o mesmo comigo há quase um mês. Vacina dos 13 meses (Prevenar) (Faz 14 meses dia 15 de Abril). Tenho arranjado mil desculpas para não ir, mas hoje chegou o dia! Marquei para as 15h30 de hoje! Custa, mas tem de ir. Primeiro foi porque ia esperar receber (e aquela porra ainda custa quase 60 euros), depois recebi, e veio a Páscoa (não queria que ela passasse aqueles dias conosco em casa e com possíveis reacções à vacina) e desde segunda feira que me estou a preparar para levá-la. Está-me a custar tanto. Por isso, mais uma vez, estou contigo!

    ResponderEliminar
  13. Carla Paiva2:31 p.m.

    Dá maminha logo depois (eu já vou quase de mama de fora) para ela acalmar! Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Vá lá Joana, isso passa num instante. Nesta idade quase nem percebem o que é, choram porque lhes dói e pronto, passa logo com o mimo da mãe. Pior é quando são um bocadito maiores e começam a perceber...aí sim é que é mais chato :P Força aí ;)

    ResponderEliminar
  15. Não dá pra censurar... Tive uma experiência semelhante (excepto q no meu caso, tinha mesmo ser) com a minha filha, quando ela tinha 12 meses rebentou uma bolha de sangue q lhe tinha aparecido por baixo do olho (fruto d um arranhao), sangrou abundantemente mais de 3h e ninguem conseguiu estancar em Setúbal, toca de ir pro Estefânia p ser cosida (tivemos direito a ambulancia e tudo). Os médicos deitaram-na anestesiaram-na, e aí já ela chorava, aflita. Deram o primeiro ponto, quando chegaram ao segundo, o filho da mãe do médico deve ter atingido uma zona mais funda não anestesiada - e ele viu q fez asneira, viu-se na cara dele - pq ela congelou uns segundos, olhou para mim, tipo "pq estás a deixá-los fazer-me isto?", e começou a berrar como nunca vi, um choro de dor. Eu tentava consola-la e era impossivel, apenas quando acabou, pude po-la na mama, os soluços lá cessaram eventualmente e adormeceu. NUNCA me vou esquecer. Ela desde então tem medo de médicos, até p pesar e medir chora e, desde então,eu detesto os dias de ir ao médico. Mas tem de ser... quanto a vacinas, desde sempre (ela tem 18m) q a ponho na mama durante a pica, e ela pára de mamar p chorar, mas rapidamente pega na mama de novo p se consolar. Faz isso! Força e coragem! Depois dos 18m n ha picas ate aos 5 anos!!!

    ResponderEliminar
  16. Já vi no FB que foste tratar do assunto! Linda menina! :)

    ResponderEliminar
  17. Oh Joana!!!
    Fico contente que o tenhas feito, porque a tua consciência assim o ditou, mas também não ponhas um peso tão grande em ti por o adiares. Passaste por uma situação complicada, e depois, nem todas as vacinas são indispensáveis!
    Outras mães são capazes de me cair em cima, e antes de mais digo que ao Manuel não falta nenhuma, mas a verdade é que sempre antes da vacina eu recebia um folheto informativo e ia para casa. No dia da vacina antes de a darem a pergunta se eu queria mesmo dar, era obrigatória. Muitos pais optam por não dar vacina, ou dão apenas algumas... Aqui é normal, por isso relaxa... Se calhar a vacina pode esperar um pouco ou até mesmo nem ser necessária 😉😘

    ResponderEliminar
  18. Anónimo11:49 p.m.

    ui, isto foi a história da minha vida na semana passada... chego lá toda pimpona, garrafa de água congelada para "anestesiar" a perninha, pumba, é no braço... Pumba, duas vacinas! E chorou, chorou, chorou... mas levei o sling de argolas, andou juntinho a mim a hora seguinte e ficou bem disposto (dentro do possível não é......)!

    ResponderEliminar