4.02.2015

Isto acabou de me acontecer e vim a chorar para casa.

Ainda estou mesmo em choque. Não foi uma coisa má. Foi uma coisa óptima. Fiquei muito comovida. E isso não é meu.

Fomos ao jardim onde vamos sempre. Lá fui eu sem tomar banho porque não conheço ninguém aqui da zona (vocês percebem hehe) e também porque não me apetecia por uma saída de meia hora. Fui com o meu cabelo extremamente oleoso, as minhas rosáceas (eu acho que são duas, apesar de muita gente insistir em usar no singular como "a calça"), camisola qual a qual durmo se não me apetecer trocar de roupa, enfim. Estava no meu melhor (e completamente a borrifar-me para isso).

Andámos de baloiço (andou só ela, mas eu gostei), fomos ver os patinhos, estivemos a falar com pessoas muito simpáticas com quem a Irene meteu conversa e estávamos prontas para ir embora quando vejo uma mãe com um bebé ao longe, de carrinho. Sorrio porque gosto de ver mães com bebés no parque e continuo a tentar "arrumar" a Irene no meu carro. Depois oiço: 


- Olá Joana! Olá Irene!

Era a tal mãe. Super bonita. Com um ar extremamente feliz. Arrumado. Sorriso contagiante. Com um bebé enorme de 8 meses, super calminho no seu carrinho.

- Olá, estás boa? 

Sou péssima a lembrar-me de caras e de nomes e, por isso, já estava pronta para fingir que conhecia a mãe de algum lado.

- Eu sou a xxxxxx (eu disse que era péssima para nomes) e este é o xxxxxx. Leio o vosso blogue e gosto muito. A Irene é linda. Tenho acompanhado o desenvolvimento dela.

Não foi bem isto. Confesso que a minha cabeça só retirou o essencial. A Irene estava a fazer birra e eu estava muito envergonhada de estar a ser apanhada perfeitamente oleosa (também tenho o meu lado de beta). 

Acabámos por nos despedir (tudo muito rápido por causa da Irene) e a xxxxxxx diz isto olhando para os meus olhos como se certificando de que eu estava a prestar atenção: 

- O vosso blog é muito importante, nem imaginam quanto. 

Sorri. Agradeci. Enfiei-me no carro pronta para uma viagem super sónica para a Irene não passar "do ponto". A caminho vieram-me as lágrimas aos olhos (as pessoas dizem isto como se viessem lágrimas a outro sítio qualquer) e, parando para pensar, estava comovida por um sentimento enorme de gratificação, de felicidade. Aquilo que esta mãe disse foi dito de uma maneira tão, mas tão genuína que senti que aquilo que fazemos por aqui é muito importante, apesar de não ser nada profundo. 

Foi como se me tivessem dado mil abraços por cada post que escrevi. Fiquei tão contente, mas tão.

Obrigada pelo vosso miminho.

Obrigada a esta mãe, linda, minha vizinha que fez questão de me fazer sorrir e quase chorar. 

Escrever-vos é óptimo. 

E tenho a certeza de que falo pelas duas.


- Joana ainda não te tinha escrito isto no Whatsapp porque me esqueci do telemóvel no carro e como já me descalcei não me apeteceu ir buscar. :)

62 comentários:

  1. Fantástico! :)
    É bom sentir carinho do outro lado não é??? Nós sentimos o vosso por isso é apenas justo que consigamos retribuir!

    ResponderEliminar
  2. Acho óptimo que se dedique imenso à sua filha mas daí a sair de casa sem tomar banho, cabelo oleoso e com a camisola com que dormiu.. A sério?? Fico triste por si... Gosto imenso do seu blog mas fiquei chocada. �

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que fez este comentário?
      Fiquei triste por si... e chocada!

      Eliminar
    2. Chocadissima fico eu por achar que isto tem alguma coisa que ver com a minha dedicação à minha filha. Não quero provocar-lhe um pequeno avc, mas já antes da Irene eu era assim. Sair para ir "ali abaixo" nunca me deu motivação suficiente para me aprontar. É uma coisa minha, lamento que a tenha chocado. ;)

      Eliminar
    3. então choque-se... somos MUITAS mães nessa mesma situação :)

      Eliminar
    4. ??? n vou dizer o q me vem à cabeça a este comentário triste...Mas pelo q leio, sei q n é preciso dizer: "Joana n ligues, existem coisas bem mais importantes...hoje já me arranjo mais um cadinho, "para ir ali a baixo"...mas durante uns bons anos fui tal e qual assim ;) mas como acabava sp por encontrar alguém tive q mudar de estratégia ;) kkkk

      Eliminar
    5. Chocada??? Enfim... Com comentários destes mais vale ficar calada... A Joana podia ter evitado contar isso mas contou... E você faz um comentário destes... Fique chocada só para si lol

      Eliminar
    6. Eu então não me choquei, até fico aliviada por saber que não sou a única a quem não apetece aperaltar para ir passar a cria no paredão ahahaha
      Joana pode crer que isso não tem nada haver com dedicação, é super dedicada à Irene!
      Beijinhos, adoro o vosso blog e adorava encontra-la no jardim e conversar com os nossos cabelos oleosos e roupa de fim-de-semana =D

      Eliminar
    7. Vim a pensar nisso! Se calhar era giro organizarmos um encontro das Mães é que sabem. Ou será muito bimbo? Estou dividida!! ;)

      Eliminar
    8. Ok crucifiquem-me mas eu continuo a achar uma badalhoquice.

      Eliminar
    9. Estou chocada com este comentário! Não sei se é mãe ou pré mamã ou mãe em part time ou wannabe mas Desejo-lhe muita saúde porque claramente não sabe o que uma mãe passa!

      Eliminar
    10. Ena pá, eu voto muito no encontro das mães é que sabem!! E voto num dress code "casual pijama chic" ;p

      Eliminar
    11. Cláudia Braga5:00 da tarde

      Acabei de vestir o vestido de lantejolas e calçar o Salto alto. O cabeleireiro e a Maquiadora já estão a ir embora! Agora sim, posso ir ao Parque com os putos! ;)

      Eliminar
    12. Aceito a proposta do encontro de mamãs da Mãe é que sabe! Claro com cabelos oleosos, roupa de fim de semana e tudo a que temos direito =D Digam o onde e quando que lá aparecemos =) Os papás tb podem ir? Aqui o papá só larga a cria quando estão a dormir ou quando vai trabalhar =D

      Eliminar
    13. Verina Fernandes8:41 da tarde

      Eu ainda não sei a data mas já lá estou, com o meu filho (que é sempre bom ter um pouco de testosterona!).

      Eliminar
    14. A senhora vai acabar electrocutada com tanto choque..
      choque-se aqui com mais uma. 80% dos dias vou com as cadelas à rua de pijama, de verão, como ontem, eu e a minha filha vamos as duas de pijama e às vezes até de pantufinha e falamos da rua para a janela da vizinha e tudo.
      Por acaso não sou fã de robes nem rolos e por acaso nenhuma das minhas cadelas é cá niche, mas... um dia, quem sabe, quando a idade permitir, não serei a vizinha estranha que vai passear o bobi de robe! ahahah

      Eliminar
    15. Precisava então de dicas de como sair de casa sempre com o cabelo lavado :p sou mae solteira e vivo sozinha com a Leonor q tem 6 meses,se lavo o cabelo à noite de manha esta melado --' tenho de lavar de manha e dia sim dia não, as vezes a miúda acorda 1o q eu e n consigo ter tempo para tudo, como faço? (Contrato uma empregada e assim já posso lavar o cabelo) xD como hj ,só para ir aqui ao café ia mesmo deixa la a berrar para me arranjar em condições, n fosse eu encontrar o homem da minha vida xD ( tem d se habituar a ver me assim xD cabelo preso e branca branca, SN coitado Qnd acordar ao meu lado assusta se,assim habitua se) brincadeirinha,mas a verdade é q nem sempre ha tempo e pachorra ..

      Eliminar
    16. Também quero esse encontro, please!!!

      Eliminar
  3. Olá Joana, às vezes vocês mamãs blogueiras não têm noção do quanto são importantes para nós leitoras e a influencia que têm nas nossas vidas. Eu por exemplo apesar de ser raro fazer um comentário, sigo diariamente o seu blog, (agora grávida de 2ª viagem ainda mais) e vou aproveitando toda a informação e experiências que vai passando para este lado. E é tão bom perceber que ás vezes temos tantas coisas em comum e que afinal tudo faz parte de sermos umas mães "normais" e iguais a tantas outras! Obrigada! Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão, tão bom! Obrigada!!!! :)))) Parabéns!!!!!!!

      Eliminar
  4. Eu também saio de casa assim :) é só para ir ali abaixo ah ah ah
    E tenho uma Joaninha de 16 meses, a sua Irene é tão parecida com ela ;) <3

    ResponderEliminar
  5. Não sou mãe, nem grávida, e sigo o blog regularmente, adoro o tom de comédia como lidam com a maioria dos assuntos. Adorooo crianças e aprendo muito com os vossos posts, e é quase impossivel o passar de um dia sem vir cuscar as Joanas a Isabel e a Irene, que são umas doces de bebés! Obrigada por exporem as vossas experiencias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awwww! Obrigada nós por passar por aqui! ;) <3<3

      Eliminar
  6. Eu acho que se vos visse não dizia nada lol ao contrario da minha filha que é uma descarada eu não eheheheh mas de vez em qd lá vamos nós assim à rua também lol então quando o mais velho tem escola às 8:30 vamos leva-lo a escola de pijama eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pijama rulles!!! É a coisa mais confortável de sempre e minha farda diária!!! Se algum dia nos vires e não disseres nada, ao menos depois vem dizer-nos aqui :P

      Eliminar
  7. Opá estive a escrever um comentário todo catita e desapareceu tudo.
    Bem , Joana não ligue , com inicio da Primavera começam as comichões por ai.
    Eu não sou mãe mas espero um dia ser , sigo o blogue porque adoro a espontaneidade com que escreve .
    Quantas vezes sai de casa com o cabelo oleoso( disfarçado com espuma e um apanhado) já atrasada para ir trabalhar , atenção tomei duche não houve foi tempo para mais.
    E ao fim semana? farta de andar aperaltada durante a semana, vestir a roupa mais básica e com preguiça de lavar o cabelo só para ir ali abaixo.
    Os vizinhos têm que conhecer o meu melhor e o menos melhor.
    Beijinhos Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Gosto das comichões!! ;)

      Não temos de estar sempre em condições! Caramba! :) Eu gosto de, às vezes, estar suja ;) O banho até me sabe melhor depois hehehe Mas vá, compreendo que choque as mães mais higiénicas e de blazer. :)

      Beijinhos!!!

      Eliminar
  8. Olá Joana, também adoro o blog! Mais uma fã aqui deste lado ;) E sem querer mostrar favoritismos, porque gosto muito das duas Joanas, cada uma com o seu estilo, sem dúvida que tu (JGama) és surpreendentemente parecida comigo, revejo-me em muita coisa, e rio-me de mim própria com vocês!
    PS - cá por mim sai à rua como bem queiras, asseguro-te que, se me cruzar com vocês, te dou um abraço e uma beijoca na mesma ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não vou ao encontro assim.

      Eliminar
    2. Já tinhas sido convidada? ;)

      Eliminar
    3. Ahaha nem tu acreditas nisso, JoanaPB ;p ;p
      Claro que vais, porque se não fores somos só um monte de sebosas com putos bolsados ahaha
      (Depois desta já vou ser excluída deste ou qualquer outro evento, não é :p)

      Eliminar
  9. Joana este blog tem sido um bálsamo nesta segunda gravidez. Quantas vezes saio de leggings e com uma camisola de pijama coberta por um sobretudo. Adoro ler as vossas histórias e um encontro de mães não é nada bimby! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, eu só descobri o vosso blog há umas duas semanas e desde então que cá passo todos os dias e vou fazendo refresh (porque trabalho no computador) a ver se há novos posts para ler! Tenho um fihote de 17 mesinhos e adoro o estilo descontraído como falam sobre situações da maternidade, revejo-me em muitas das coisas que dizem e já tirei várias ideias para fazer com o meu filhote (até comprei os livrinhos do Peekaboo e do Zoo para ajudar na hora do almoço!)
    E é MARAVILHOSO saber que há mais mães que saem de casa com as camisola com que dormiram e o cabelo oleoso! É o vocês serem relaxadas e verdadeiras que nos conquista: o não tornarem a maternidade numa coisa perfeita e sempre cor de rosa, porque nem sempre é! É algo que não trocaria por nada, mas, como tudo, tem os seus momentos lindos mas também outros mais imperfeitos!
    Por isso, continuem que eu continuo a passar por cá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom, Daniela! Obrigada ;) Parabéns pelo filhote!!!

      Eliminar
  11. Eu conheço o oposto também...uma amiga dá banho à filha de 7 anos logo que acorda, mesmo depois dela tomar banho antes de deitar...e não muda de estratégia se for à praia. Onde já se viu tomar banho para ir rebolar feito croquete na areia e pegar sal na pele com a água do mar?! Não aceita que se diga nada, mas acho demais e simplesmente ridículo, até porque acho que é por isso que a miúda está constantemente a ficar doente, não aguenta micróbios, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha uma amiga (nada a ver com assunto) que punha base na praia para não parecer tão branca. ;)

      Eliminar
  12. Eu só tenho 16 anos( e não sou mãe) mas por alguma razão encontro-me todos os dias a ver se existe uma nova publicação... Vou ser honesta eu já era fã da Joana Gama mas nunca achei que isto me fosse acontecer!! Obrigada por tudo Joaninha xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awwwwwww!!! Como é que há pessoas que são minhas fãs??? Como??? E terem 16 anos e virem ler um blog de maternidade!!!! Não sei quem és , mas toma um abraço do tamanho do meu buço!!! <3<3<3 Obrigada ;)

      Eliminar
    2. Ohhh pah que querida! Aceito o teu abraço e mando um do tamanho do meu rabo (que por sinal é GIGANTE, em minha defesa pizza é demasiado boa para não ser comida) Obrigada xxx :D

      Eliminar
  13. Com o leio no vosso blogue cada vez me dá mais vontade de ser mãe. Ainda não sou, mas espero ser. :) Parabéns pela palavra genuína

    ResponderEliminar
  14. olá, gosto muito de ler o que escrevem, é um discurso honesto, que não tem nada a ver com os blogs "cor-de-rosa" e mulheres e mães perfeitas, na vida não há nada melhor que o arco-iris, porque a vida é de todas as cores :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui somos Benetton! ;) Tudo ao molho! ;) Obrigada!!

      Eliminar
  15. Eu sou mais uma recente mamã (4 meses) que segue o vosso blog desde o primeiro post. Adoro todas as vossas partilhas! Acho que o que vocês fazem é extraordinário, fazem-nos tanta companhia, fazes-nos pensar, "caramba afinal não sou a única a passar por isto ou a pensar assim". têm ambas um excelente sentido de humor, adoro os recados que deixam uma à outra nos posts e a diversisade dos assuntos nos posts!! São sem qualquer dúvida o melhor blog para as mamãs acompanharem.
    Aposto no encontro ;)

    ResponderEliminar
  16. Ups....
    Aqui está uma pijamadelica assumida,.. Já sai do trabalho e estou no sofá com a mh pisca e estou de? Adivinhem? Pijama!!!!!
    E de manhã qd a levo a carrinha da creche vou de? Pijamaaaaaaaa!
    Vá brincadeiras á parte vocês já são da casa... As conquistas das vossas bebes são nossas também. Somos todas um bocadinho tias delas... A minha bebê já e maior (22 meses feitos hoje) e com os vossos posts relembro todas as fases e etapas dela... Continuem com o excelente trabalho
    Mônica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh Mônica!! Obrigada!!! Pijama é a melhor invenção de sempre a seguir aos Chocapics!! ;)

      Eliminar
  17. Obrigada Joanas!... Pela companhia, pela partilha, pelas palavras tão puras e genuínas! Quantas vezes dou por mim, sozinha, a abanar a cabeça e a gritar "yahhhh!!!"... e o meu marido a chamar.me louca! É tão bom sentir que não estamos sozinhas no mundo da maternidade... e mais ainda qnd se partilham os pensamentos!

    Mil vezes obrigada...do coração! *

    ResponderEliminar
  18. Chocada????????????? Para a próxima passa antes no cabeleireiro e estiticista não vá aparecer mães chocadas de ver uma mulher/mãe normal... oh pa mas será que só ligam às aparências? Já fui de fato de treino passear o meu menino perdi algum parente na lama?

    Muita gente fica chocada por termos a coragem de contar nos blogues coisas que elas não têm coragem e depois sai esta m*** de comentários.

    Amo o vosso blogue prontossssssssss

    ResponderEliminar
  19. E pronto lol aqui está o post maia lido da semana lol com direito ao "bichinho" de marcar uma reunião e ficamos a saber que pijama é que está a dar lol tão mas tão bom... Só levem é a chave de casa qd sairem de pijama não façam como eu que já fiquei fechada na rua de pijama vestido lol

    ResponderEliminar
  20. Miúdas, eu tenho 19 anos e tenho um blog "For girls", ou seja, tudo do feminino e adoroooooo babies, apesar de não ser mãe! E, claro, adoro o vosso blog. Acho piada ao vocês e curioso o nome da Irene porque é o nome da minha avó, super raro.
    Ah! Para além do blog tenho uma pequena marca, a "Lianês" e gostava de vos oferecer uns lacinhos para as miúdas, acham que é possível? (Opa... Dava jeito uma publicidadezita, confesso, por isso aceitem lá mamas bonitonas! :P )

    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  21. Eu às vezes sou super fashion (ou pelo menos tento), outras vezes sou uma bardajona do pior. E nesses momentos não gosto de ser reconhecida por ninguém, por isso mudei-me para Lisboa. Para os arredores mais propriamente, assim posso ser uma suburbana oleosa que vai comprar tabaco e pão com um casaco por cima do pijama e um boné horrível e super demode de uma marca que havia antigamente, a Sean John (?!?!!), e vai a mascar uma pastilha porque não lavou os dentes (só gosto de lavar os dentes a seguir ao pequeno almoço, dá-me vómitos lavar os dentes em jejum).
    Nota de rodapé: agora já não vou comprar tabaco, só comprar pão. A criança mama que nem uma desalmada há seis meses e parece-me que é coisa para continuar...
    Adorei o vosso post. Ainda que sendo no das javardas, é bom sentirmo-nos integradas num grupo. :)
    Beijinhos
    Beatriz Pedro

    ResponderEliminar
  22. Foi por causa do teu post sobre o parto que decidi arrancar com o meu blog de vez. Leio-vos todos os dias. Identifico-me. Temos a mesma idade, tenho uma filha, e estou de calças de fato de treino neste momento, embora, para bem da minha sanidade mental, faça um esforço por me arranjar todos os dias (ou quase).

    Eu voto num encontro de mães em fato de treino e sem maquilhagem.

    ResponderEliminar
  23. Olá Joanas! Eu não sou mãe, nem perto de ser, mas adoro crianças e apesar de muito novinha (19), sei que um dia vou adorar ter filhos! Sigo o vosso blog a cada post e queria que soubessem que fazem um ótimo trabalho! Adoro ver as fotos e ler as vossas experiências. Aos poucos vou eu aprendendo umas dicas ;) Fiquem a saber que o vosso blog é importante para todos! E não só para mamãs! Beijinhos enormes*

    ResponderEliminar
  24. Ok, pronto... Não resisto... Tenho que comentar! Sou mãe de dois gaiatos reguilas e cúmplices até mais não (ele com 13 e ela com 10), com um bebé (afinal não era a vesícula a dar sinal...) a caminho! Digo-vos já que não faço ideia de como vou orientar 3 filhotes, mas os mais velhos vão ajudar (que remédio...). Não sei se vou ter tempo (provavelmente não...nem me apetece...) para me aperaltar minimamente antes de sair por meia-hora com a minha malta. Tenho cabelo com tendência para o oleoso e descobri que em 5 minutos lavo-o e fico mais ou menos (tipo estilo selvagem se não escovar) pronta para o meu code dress favorito: jeans, t-shirt e ténis.
    Gosto menos dos meus filhos por ser assim? Não! Então, está tudo bem!!
    P.S: Atenção que de vez em quando também me aperalto, mas só para ir ao parque???? Really????

    ResponderEliminar
  25. Olá Joanas! Daqui uma Natália com 4 meses e meio de gravidez e mega, mega, megaaa fã. Já a vi (J.Gama) pelo Colombo com a sua linda Irene mas tive vergonha de a incomodar... Penso sempre que o melhor é estar quieta, que vou ser 'chata' por não a deixar estar à sua (vossa) vontade e liberdade. Mas da próxima vez ganho coragem e meto-me com a ou as Joanas ;))) têm sido importantíssimas para mim, fazem a vez (muitas vezes) das amigas que não tenho, das conversas que não tenho, das gargalhadas que não dou. Concordo plenamente com um encontro, e são realmente um bálsamo e uma enorme ajuda para mamãs que vão aprendendo todos os dias maiss um bocadinho sobre este maravilhoso mundo da maternidade. Obrigada... Mesmo. <3

    ResponderEliminar