4.19.2015

Erro de principiante.

Cometi um erro de participante. A Irene só teve febre uma vez e eu nem reparei. Por acaso fui com ela à farmácia e a senhora disse-me "a sua filha está a arder em febre". Eu pensava que ela tinha sono, mas não. Tinha quase 40 graus. Escusado será dizer que, desde aí, estou sempre atenta aos olhos congestionados, prostração, etc. 

Hoje a Irene acordou e estava super quente. Pensei: "claro que está, Joana, estão 20 graus no quarto, ela está com body, pijama e saco de dormir, querias o quê? Não vai ela ter eczema de estar sempre numa sauna".  Despi-a, deixei-a de body enquanto fui buscar um vestidinho para ela estar mais à vontade. Continuava rabuja e sempre a pedir "mami(nha)", mas isso tem sido o habitual nos últimos dias. 

Isto eram 6h30. Íamos a sair do quarto e ela chamou pelo Pai que ainda estava na cama, ele respondeu e não ficou a brincar como costume. Fomos tomar o pequeno almoço porque ela dizia "puca" (que é comida, porque arranjei uma brincadeira para ela comer que é dizer-lhe "ela podia ser pequenina, mas não é. Ela é muito muito grande!). 

Estavamos nós a cantar e dançar Tina Turner What's Love Got to Do With It, ela dançava connosco mas, nas partes mais calmas, parecia que estava podre de sono. O meu marido está sempre a gozar comigo por eu estar sempre a averiguar se ela está bem, mas não quis saber. Fui medir-lhe a febre. O termómetro do ouvido (finalmente alguma utilidade para ele) deu 38,5, o do rabo deu 38.1. Bem sei que praticamente nem é febre (no rabo só é considerado a partir dos 38 graus) mas o que é que a mamã Joana fez? Espetou-lhe logo com Ben-u-Ron xarope em "pânico". 



Arrependi-me, claro. Primeiro porque a febre é o corpo a combater o vírus que lhe foi dado nas vacinas há 10 dias (lembram-se?). Ao baixar a febre, estou a baixar a hipótese do corpo responder por si. Depois porque a febre era super baixa e acho que convinha ver que tipo de febre é que ela estava a ter. Não estou habituada a que ela esteja assim, agi sem pensar. Acho que também tenho algum medo por eu ter tido convulsões febris e não querer ver a minha filha a ter um ataque esquisito. 

Erro de principiante.


Já agora, recomendações? 




25 comentários:

  1. Não te preocupes que eu fazia igual agora espero a que tenha 38 medido debaixo do braço, tinha um termómetro de encostar à testa e aquela porcaria nunca dava febre estava sempre ok então meço com termómetro normal.

    Fizeste bem em tirar alguma roupa e fazer com que ela brinque, nunca fui muito adepta dos sacos cama dos bebes e eu vivo numa das zonas mais frias do país. Prefiro lençois mais quentinhos um cobertor e edredon por cima, e dorme de body e pijama mas fino e o quarto sem aquecimento a temperatura está normalmente entre 18/19.

    Podes também dar um banho de água tépida que dizem que deve estar nos 32º (acho isso mau porque eu não consigo ihihih).

    Eu em vez do xarope utilizo supositórios que é a mesma coisa. Se for febre que vem logo dou-lhe de 6 em 6 horas senão de 8 em 8 se ela não vem neste período coloco só mesmo quando tem é sinal que já está a passar. Só vou com ele ao médico quando passa mais de 72h sem passar mas nunca fazem nada e venho na mesma :D As 1as 2 vezes durou 5 dias esta última vez foram 2 dias.

    Mantém a calma mas custa vê-los assim. As melhoras e um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que me informaram, água tépida é cerca de 37ºC (a mesma temperatura do banho dos bebés) e não 32ºC! 32ºC é muito baixo e pode provocar choques térmicos. :) E também não me aventuro nos banhos (deixo isso para os enfermeiros e médicos). Eu opto por pôr compressas de água tépida na testa, axilas e virilhas, ajuda a baixar a febre.

      Eliminar
    2. Obrigada pelos conselhos, meninas!

      Eliminar
    3. Foi num artigo que li e tem lógica a água deve ser abaixo da temperatura corporal que será os 37º embora eu ache os 32 pouco mas como eu gosto da água a ferver :D

      Eliminar
    4. O que explicaram (enfermeiros) tem mesmo a ver com a diferença de temperatura. A temperatura corporal será os 37ºC, correcto, e quando estão com febre, acima dos 38ºC (já tive o meu filho com 39ºC e a água tépida ajudou a baixar mais rápido que o efeito do ben u ron), se usar compressa com água cerca de 37ºC ajuda a baixar. Não queremos que baixe mais do que 37ºC, não convém. E o que é facto, por experiência própria, se a compressa estiver mais fria, a febre sobe mais. Em Dezembro passado, tivemos de "presente" uma amigdalite e febres. E por acaso pusemos compressa com água mais fria e a febre demorava mais a baixar, até subia e ele ficava com tremeliques. Depois a enfermeira da saúde 24 é que explicou porque não podia ser água fria, e é mesmo! :)

      Eliminar
    5. O que me disseram no centro de saúde, é que devia colocar a água à temperatura normal do banho... e depois deixar estar a criança no banho a brincar até à água ficar mais fresquinha e fazer o efeito de baixar a febre... mas não deixar a água arrefecer demasiado...
      e nessas questões, a intuição acaba por ser a melhor amiga...

      Eliminar
  2. Nas primeiras vezes que acontece é natural ter dúvidas. Concordo que a febre baixa nem sempre precisa de medicação, mas temos de ter em conta que pode não ser só febre. O mau estar associado também mói. Tenho dois (5 e 3 anos) e ainda hoje tenho dúvidas se devo ou não dar, quanto e quando, etc. Se percebo que estão bem dispostos, espero para ver (às vezes passa sem dar nada). Se os vejo muito murchinhos ou se se queixam de dores (a vantagem de serem mais velhos é que já dizem onde dói...) dou a dose mais baixa. Mas o que eles mais gostam é de mimo. Quando estão doentes não se faz mais nada cá em casa senão dar colinho :) Quando eram mais pequeninos era a maminha que ajudava.
    Vá com calma, Joana. Estamos sempre a aprender a conhecer os nossos miúdos. Mal não lhe fez. Continue a seguir os seus instintos, na maior parte das vezes, estarão correctos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tinha pensado nisso do mau-estar! Fez-me todo o sentido! Obrigada :)

      Eliminar
  3. A mim o pediatra explicou que no rabo é sempre mais um grau. Que ou se mede debaixo do braço ou no ouvido. Eu costumo por a minha à fresca e dar-lhr muita fruta e àgua. Há Ben u Ron de 125g em supositório mas eu verifico tudo com o pediatra antes de lhe dar. E carradas de mimo!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. No rabo é mais um grau, daí só ser considerada febre aos 38º graus :) Muito miminho por estes lados!

      Eliminar
  4. Joana, não há ciência mais inexacta como a medicina e nem sempre é tudo tão linear como nos querem fazer crer.
    Neste caso não há erro, há intuição. E às vezes a intuição de mãe vale tudo.
    Não há como ter a certeza que a Irene estaria ainda sobre o efeito das vacinas administradas há 10 dias e há crianças que não toleram febre (nem com 37° no rabinho).
    Ben u Ron é apenas Ben u Ron, não lhe deste um bagaço.
    Beijo grande e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana! ;) Também sou Joana Pereira hehe ;)

      Eliminar
  5. Tetas, tetas e mais tetas. Se vês q espevita com o xarope, n faz mal. se vejo q a minha nao está bem, ponho-lhe smp o supositorio. Faz-me confusao é quando as maes dao benuron antes das vacinas - e n sao poucas!! A minha mae fazia isso. eu n vejo a logica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crenças da altura, mas já está provado que é contraproducente! Beijinhos

      Eliminar
  6. Joana também já fiz o mesmo ;) Isto de lidar com as febres dos filhos é uma aprendizagem, falo por mim!
    O que aprendi com as várias vezes que o meu filhote já teve febre, e com conselhos de enfermeiros:
    - quando o meu filho está a ficar com febre, normalmente fica com um brilhozinho nos olhos e fica mais parado sem vontade de brincar, aí vou medir para ver o que se passa.
    - deve medir-se a febre sempre no mesmo sítio.
    - no caso do meu filho, se ele está com 38ºC (medido debaixo do braço), fico mais atenta porque se ela tiver tendência a subir, sobe muito rápido. Se tiver 38ºC e qualquer coisa e vir que ele não está bem, dou-lhe Ben u ron. (por conselho do pediatra, opto primeiro pelo ben u ron enquanto não se souber o que é, porque se der brunfen, como é anti inflamatório, pode "esconder" o problema)
    - já precisei baixar a febre sem a ajuda do ben u ron, tinha o meu filho cerca de 1 ano: despir a roupa, aplicar compressas molhadas em água tépida (37ºC) na testa, axilas e virilhas (se reparares é as zonas que aquecem mais, além do tronco). Ajuda imenso a baixar. Soube há pouco tempo, por informação de uma enfermeira, que se a compressa estiver molhada em água fria é pior porque faz a febre saltar ainda mais. Por norma, o meu filho aquece imenso a zona do tronco, pelo que a enfermeira disse para evitar molhar essa zona porque podia causar algum choque térmico. Banhos térmicos nunca fiz porque tenho receio dos choques térmicos, isso deixo para os profissionais de saúde, porque se acontecer algo eles sabem actuar melhor do que eu :)
    Vai vigiando-a, e não a deixes com muita roupa. A mim o que o pediatra dizia se fosse só febre era para ir controlando, dando o ben u ron (8 em 8h), ou caso o intervalo de febre fosse menor, intercalar com o Bruffen, e esperar 3 dias. Se depois disso continuar ou se aparecer mais algum sintoma entretanto, então consultar um médico ou hospital. É o que faço normalmente, e em caso de dúvida, ligo para a saúde 24, costuma ajudar-me bastante.
    O meu filho já esteve 3 dias com febres altas, a tomar ben u ron e brufen intercalado, 4 em 4h, e mesmo assim tinha de colocar compressas com água tépida, mas como não tinha mais sintomas não fui ao hospital (após conselho da saúde 24) e ao fim dos 3 dias passou! Devia ser uma virose! Mas já teve febres que eram devidas a amigdalites e aí tive mesmo de ir ao hospital. Agora quando tem febre, das primeiras coisas que vejo é a garganta :D
    Se acaso tiveres dúvidas, liga ao pediatra ou saúde 24. Evita "correres" para o hospital, sem necessidade ;)
    As melhoras da Irene! Beijinhos e descansa que a tua reação é o normal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau!!! Obrigada por tão bons conselhos! De certeza que houve muitas mais mães a aprenderem com o teu comentário.! Que querida! ;) Obrigada!!

      Eliminar
    2. De nada! São apenas conselhos de uma mãe com um filhote de 4 anos e outro a caminho :) É o que funciona comigo, mas cada um segue o seu instinto e o que melhor achar :) Nisto da maternidade acho que é mesmo assim :) E se os meus conselhos ajudarem pelo menos uma mãe, já valeu a pena deixar este comentário e partilhar as minhas experiências ;) Obrigada a vocês, JG e JPB por fazerem o mesmo! Bjs

      Eliminar
    3. Olá Maria Cambez , como você fez essa intercalacao do brufen e ben u rom

      Eliminar
  7. Eu teria dado benuron na mesma. É o que costumo fazer, porque eles estão moles e com mau estar. Esta semana fui logo com ele ao hospital quando ligaram da escola a avisar que ele estava com 39,4 (no rabinho, dizem que nesta zona deve tirar-se meio grau), porque ele andava com uma tosse com expectoração há bastantes dias e pensei que fosse bronquiolite. Entretanto ao 3 dia de febres altas (40) fui à pediatra q mandou ir ao hospital fazer analises pois não via motivo para a febre. Felizmente era só uma virose. As melhoras da Irene :)

    ResponderEliminar
  8. O benuron não vai impedir o organismo de actuar! Fizeste bem em dar.

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  9. Olha Joana, nao te preocupes!
    Deste-lhe o que o teu coracao mandou...
    Mas eu aconselho mesmo a deixar subir mais. Eu deixava e ainda hoje deixo subir ate aos 39. Ao principio fui deixando subir a medo, ouvimos muitas historias de convulucoes etc. Mas agora e tranquilo... E sabes porque? A febre passa... Nao estou dias a lutar contra a febre, ela chega la e depois nao volta a subir...
    Agora faco compresas, ele ficava so de fralda, hoje fica de cuecas, e vai bebendo muito muito muito cha de funcho. As vezes e dificil, mas com imaginacao la vai mais um litro.

    Com o tempo vais-lhe aprendendo as manhas ;-)

    ResponderEliminar
  10. Nem a propósito... ainda hoje estive no centro de saúde porque a Clarinha ( que vai fazer os seus 3 mesinhos no dia 31 :D ) ainda ontem nos deixou completamente desnorteados aqui em casa.
    Tinha acordado e ainda não estava na hora da maminha quando o pai chegou a casa... propôs que eu fosse à farmácia e assim desanuviava um pouco, enquanto ele ficava com a boneca.
    Demorei cerca de 10 minutos ( se calhar nem tanto), quando toca o telemóvel com a famosa pergunta: "Demoras muito?". Fiquei logo no pânico total!!!! A Clarinha tinha aberto berreiro e nada a demovia. Afinal eu já estava a subir no elevador e corri para o quarto, quando me deparei com a garota completamente desnorteada, vermelha, azul, roxa, ranho no nariz, a goela bem aberta... deitei a maminha cá para fora num segundo, e a pipoquinha parecia uma lapa... zuca!!!! Mas com os soluços , engasgava-se sempre e ainda chorava mais. Eu a tentar acalmar a boneca e nada.... já choravamos as duas, eu sem saber o que fazer, ora a acalmava ora dava a maminha... e ela cada vez mais roxa. VAMOS AO HOSPITAL!!!!! Já não estava a aguentar ver aquela cena apocaliptica, quando do nada ela solta 3 estrondosos arrotos... afinal devia era estar mal disposta... enfim.. tudo para dizer que a enfermeira do centro de saúde referiu que a febre já não se tira no rabinho, mas sim debaixo do bracinho. Em caso de febre ( a partir dos 38 graus) tirar roupa, dar banhoca em água tépida e/ou administrar um benuron. Para o nariz, que faz um barulhinho tipo porquinho quando fica mais exaltada, uns pinguinhos de soro fisiológico. E pronto... lá vim eu mais descansada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não resisti a escrever...
      Tenta pôr lhe leitinho materno no nariz. Quando ela estiver a mamar, interrompes e apertas a maminha apontando o esguicho de leite para as narinas. Ela não vai gostar, mas no memento em que lhe puseres a maminha na boça de novo passa. O nariz entupido também, num instante e sem soro ;-) experimenta e vais ver ;-)
      Fica a sugestão

      Eliminar