3.29.2016

A Isabel está com varicela.

Não sei se está. Não consigo perceber. Mas, como outro menino na creche tem, em princípio as manchinhas que lhe apareceram, rosadas e lisas, deverão ser. Pelo sim, pelo não, casa. Irónico da situação: faz agora um ano que houve ameaça de varicela (na escola da Isabel) e a Irene e a Joana Gama acabaram por não ir à festa de anos da Isabel. Um ano depois, tchan tchan tchan: varicela. 


Parte sem piada nenhuma: não tenho a certeza absoluta se tive varicela. Ninguém consegue precisar com 300% certeza, nem mãe nem pai (desnaturados!!! hehe). E, estando grávida, pode ser grave, se eu não estiver imune. A obstetra recomenda, caso não haja certeza, que eu vá ao Instituto Ricardo Jorge fazer exame. Que chatice.

E agora? É de ir ao hospital amanhã para ela ser vista? É de ligar para a Saúde 24? Já tenho maizena preparadíssima e já passei pela farmácia para creme em mousse. E mais?



Sigam-nos no instagram @aMaeequesabe
E a mim também;) @JoanaPaixaoBras

26 comentários:

  1. A varicela não dá manchas, dá vesículas com água. A primeira aparece 24h ou quase antes das seguintes e é sempre a maior, mas o período de incubação e maior contágio já foi antes disso. Há pediatras que prescrevem zovirax xarope. Eu dei ao meu filho quando teve varicela com 14 meses, talvez por isso o surto foi leve. As melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vários casos me disseram que antes das vesículas apareceram manchas, daí as minhas dúvidas... mas sinceramente, acho que foi falso alarme. Hoje tem as mesmas duas manchinhas no pipi e nada mais... Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. Se as borbulhas da Isabel forem mesmo varicela o período de contágio (que é antes das borbulhas aparecerem) já passou. Mesmo não tendo tido podes estar imune à varicela. A minha irmã tem uma amiga que está grávida e o filho dela também teve varicela. Ela foi às urgência e descobriu que estava imune mesmo sem a ter dito. Ao que parece há alguns casos assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tive varicela e sou imune... sorte!!!
      A Constança apanhou à um ano atrás eheheh
      E não são manchas são vesícula com água... vou mandar a foto Joana...

      Ela teve febre??

      Bjs

      Eliminar
  3. Pruriced para diminuir o prurido, cortar as unhas para nao arrancar crostas, paracetamol se febre. As melhoras*

    ResponderEliminar
  4. A minha filhota teve varicela quando estava com 8 meses da segunda gravidez e a minha obstetra não valorizou nada e correu tudo bem. Espero que corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  5. No teu caso iria fazer o exame rapidamente. Sempre ficas mais descansada... Os teus pais não se lembram? Às vezes é mais fácil os pais lembrarem-se do que nós. Melhoras para a Isabel. :)

    ResponderEliminar
  6. Eu não tive varicela, e não só, mas também por isso o meu filho mais velho levou a vacina e a mais nova quando puder leva também. A minha sobrinha teve e tomou zovirax xarope que ajudou bastante. E tomar banhos rápidos e menos frequentes ajuda a que as borbulhas sequem mais depressa.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana. Tive varicela com 5 anos e a minha mãe, que estava grávida do meu irmão, também apanhou. Correu tudo bem com os três, mas pelo sim pelo não convém tomar as devidas precauções. Beijinhos e as melhoras :)

    ResponderEliminar
  8. Caladril!!!liquido rosa que atenua a comichão!!!A minha mãe teve eu era bebe e não apanhei... moral da historia só tive varicela aos 15 anos...foi chato mas antes assim ou menos tenho a certeza que tive! Tudo a correr bem.bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana! Eu passei pelo mesmo! Estava grávida de 5meses qnd a minha filha apanhou varicela! No meu caso eu já tinha tido varicela em pequena mas fui aconselhada pelo meu médico na hora e não estar mais em contacto com a minha filha durante os 10 dias porque podia não ser bom para o bebé! Mas cada caso é um caso! Agora os três já tiveram varicela dessa ja me livre ��
    As melhoras da Isabel e tudo a correr bem!
    Ahhh e eu tbm usei maizena ...mal não fez! ����

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana. Quando engravidei do meu segundo filho (estava de 4 semanas), o meu filho mais velho ficou com varicela... Fiquei em pânico, pois também não tinha a certeza de já ter tido varicela e a minha mãe também já não se lembrava bem! Liguei à minha obstetra que me mandou ir, o mais rápido possível, ao hospital fazer análises e confirmar se já tinha tido ou não. Fiz as análises e no dia seguinte confirmou-se que estava imune, ou seja, provavelmente tive varicela em criança, mas ninguém se lembrava :)
    Enquanto o resultado das análises não saia, a minha obstetra aconselhou-me a não tocar no meu filho (complicado não tocarmos no nosso filho, claro), nem mexer nas bolhinhas!
    Mais importante que isto tu é a Joana confirmar se a Isabel tem mesmo varicela.
    Espero ter ajudado!
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  11. Raquel Vale10:20 da tarde

    Eu usei Fenistil em gotas para acalmar a comichão (1 gota por kilo) e acho que Atarax também.

    ResponderEliminar
  12. Também estava grávida quando a mais velha teve varicela (ela estava na escola da Isabel). Como não me lembrava de ter tido em pequena,fui fazer a análise. Felizmente sou imune e nao apanhei! ;) para a miuda, usei um creme pruriced da uriage em caso de comichão (nem usei) e para as borbulhinhas uma loção que ainda fez pior, criando inflaçao que levou a antibiotico. Mas passa! ;) as melhoras

    ResponderEliminar
  13. Joana,as borbulhas da varicela não são manchas,são borbulhas com cabeça e com um líquido lá dentro. Com a comichão,as borbulhas rebentam e é esse líquido que se espalha pela pele e faz com que apareçam mais borbulhas. A varicela normalmente faz febre também mas se ela já tiver a vacina pode nem aparecer nada ou aparecer muito poucas borbulhas. Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana,a varicela é muito fácil de detectar. São borbulhas com caracteristicas muito particulares que não dá mesmo para confundir.Têm relevo e são semelhantes a bolhas.Numa hora tem 4 e na seguinte já tem 20!Tem um avanço muito rápido.Se for varicela a esta hora já deves conseguir perceber.Beijinhos e tudo a correr bem,beijinhos, Ana

    ResponderEliminar
  15. Tenho ideia que antes de se formarem as vesículas aparecem só umas manchas vermelhas, as vesículas só se formam umas horas depois... Espero que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  16. Joana,
    Como médica posso-te dizer que há uma maneira de saberes e é fazeres uma análise ao sangue (que diz se és imune ou não). Chama-se IgG Varicela Zoster. Com bastante probabilidade ou tiveste varicela ou recebeste a vacina, pelo que o mais provável é que sejas imune.
    Boa sorte.
    Sara

    ResponderEliminar
  17. Joana,
    Há uma maneira de saberes que é fazeres uma análise ao sangue (chama-se varicela Zoster IgG). O mais provável é que tenhas tido varicela em criança.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  18. Esqueci-me de dizer que o maior perigo e para ti, caso não sejas imune, daí que seja importante fazeres o teste. Para miudos da idade da Isabel e saudáveis , a varicela é chata mas sem grandes riscos de complicações!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana, como já disseram, as borbulhas da varicela têm líquido. Eu apanhei um susto quando estava grávida do mais novo porque apareceram umas borbulhas à minha filha (que eu não sabia se eram varicela ou não) e que eu também apanhei (mas eu tinha a certeza que já tinha tido varicela). Fui à maternidade e fizeram a análise. Comprovaram que não era varicela e que eu já estava imune à varicela. Disseram-me que as borbulhas seriam uma virose qualquer e que à partida não teria consequências para o bebé por estar no 2.º trimestre (isto não foi lá muito tranquilizador...). E correu tudo bem, o rapaz nasceu perfeitinho e com saúde!
    Quanto à varicela, essa só chegou há uns meses, para os dois ao mesmo tempo, e tomaram Zovirax xarope. Diz que é mais eficaz quanto mais cedo começarem a tomar. Nenhum deles teve febre. Tomaram fenistil gotas para a comichão, banho com maisena e foram bem "besuntadinhos" com pruriced. O pior da comichão era durante a noite.
    Seja o que for, rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
  20. Atenção que o período de contágio só passa quando todas as borbulhas estiverem secas. este período começa 48h antes de aparecerem as borbulhas (não são manchas como já foi dito, são bolhas de água)e só acaba quando todas as borbulhas estiverem secas. (tive as 2 filhas c varicela este verão). Dica principal: NUNCA dar brufen durante a varicela.

    ResponderEliminar
  21. Zovirax para a Isabel, já! E exame para ti. Mais vale prevenir, mas não há-de ser nada!

    ResponderEliminar
  22. A minha filha mais velha (5) teve há uns meses e foi tranquilo: uma semana em casa, febrinha baixa que passou em 2 dias com benuron, o anti viral especifico e pouco mais. O mais novo (então com 2 anos) nem apanhou. O perigo é para SI ! por isso medico JÁ e prevenção !

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana! Não tenho muitos conhecimentos sobre o assunto e o post até foi util, pois já aprendi bastante com os comentários:) Estou a deixar aqui o meu comentário pois adorei o casaco da Isabel! é tão queriduxo (como ela :))! Será que pode dizer onde comprou? (bem sei que o inverno está a acabar, mas posso sempre comprar para usar no ano que vem hihi) Obrigada e as melhoras da Isabel Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É da Zara mas é do ano passado, comprei nos saldos para este ano :) Sorry! Beijinho

      Eliminar