4.03.2019

Não aos tablets e afins durante a semana!

Já vos tinha aqui contado desta minha intenção de cortar com TVs telemóveis e tablets durante a semana e assim tem sido. Nem sei quando começámos mas há bem mais do que um mês. De segunda a quinta a única coisa que pode haver é spotify e rádio, 6a à tarde, sábado e domingo podem ver desenhos animados, um filme ou músicas da Disney no YouTube. Elas gostam e eu também. Se for com conta, peso e medida, nada fará mal.

A Isabel já sabe bem os dias da semana e, por isso, nem é preciso relembrar. Aliás, é ela quem me chama a atenção para isso mesmo. A Luísa, de manhã, pergunta: “hoje é só música?”. Sim, só música. Sinceramente, não tenho sentido falta nenhuma, nem do escape que era para mim tê-las entretidas enquanto acabava o jantar ou assim. Agora, arranjam alternativas, brincam mais, interagem mais (e implicam mais, mas faz parte).

Por isso, aconselho-vos vivamente a fazerem o mesmo, se virem que eles estão a ficar viciados ou a preferir quase sempre isso a brincar com outras coisas. Mau sinal. A Luísa está louca com a Elsa e com esse mundo todo, mas ela que se aguente com o vestido e a coroa e que deixe os vídeos para o fim-de-semana - é mais saudável assim. Até acho que andam a dormir melhor e tudo. 

Não gosto de ser radical (até eu gosto de ver desenhos com elas) e acho que assim encontrámos um bom equilíbrio. 

Já pensaram em fazer algo assim?




8 comentários:

  1. Olá Joana, aqui em casa temos 2 meninos(7 e 2 anos) e desde que o mais velho entrou no colégio (aos 3) só se mexe em tablets e tlm aos fim de semana. E a regra não mudou por chegar o mano mais novo. Quanto a TV só vêem ao fim do dia enquanto faço o jantar.

    ResponderEliminar
  2. Olà Joana! Vivo na Bélgica e aqui é muito comum, aliàs, até é muito comum nem ter TV em casa. No consultorio do pediatra da minha baby até hà um poster enorme a falar da importancia de limitar o acesso aos ecras aos mais pequenos, e a dar sugestoes de actividades alternativas aos ecras segundo as idades.

    ResponderEliminar
  3. E quando é o marido o viciado nos ecrãs? 😝

    ResponderEliminar
  4. O meu marido impôs essa regra logo que ela começou a gostar mais de ver videos nos telefones (ao ponto de quando via um telefone, dizer logo "deixa ver uma coijaaa"). Chegámos até a usar para ela comer - e era uma maravilha, ficava hipnotizada e comia tudo num ápice sem refilar. Mas ao fim de 3-4 vezes percebemos que o fácil que era para nós era proporcional ao mal que lhe ia fazer a ela e à familia, e não queríamos isso. Desde que ele disse que videos é só ao sábado e domingo, ela começou a perguntar quase todos os dias que dia da semana era, até ajudou a aprender! E sabe perfeitamente que só ao sábado e domingo é que pode. Mas é assustador como ficam zombies e estúpidos a ver aqueles filmes… concordo que um pouco nao faz mal, mas estamos a pensar reduzir só mesmo para de manhã, pois não gosto mesmo nada do efeito que aquilo tem nela. É certo que nos dá algum descanso adicional e que também não quero proibir a 100%, mas o difícil é saber quando basta e que eles respeitem os limites. Pela quantidade de crianças que vejo nos restaurantes agarrada a telemóveis, acho que é um tema importante e difícil!

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa a minha filha de 3 anos sabe que a televisão só é ligada ao domingo de manhã e quando joga a selecção!:-) Nao vê telefones nem tablets. Nasceu na Suíça e a pediatra foi peremptória em avisar que ecrãs antes dos 2 anos, nem pensar, por isso nunca se habitou, não pede nem sente falta. Gosta de ver o babytv ao domingo de manhã, mas às vezes nem se lembra...

    ResponderEliminar
  6. Os meus são um pouco mais velhos, 6 e 7, e desde sempre que o tempo de ver bonecos foi limitado. Não vêem de manhã, nem ao fds. Durante a semana podem ver no tempo entre a escola e o jantar, o que acontece é que no último ano praticamente deixaram de ver TV e optam por ver vídeos. Vou vigiando o que estão a ver mas não proibo, acho que também lhes faz falta aquele pedaço de tempo para desligar a ficha e descontrair (já andam na primária, têm tpc e chegam mais cansados). À hora de jantar desligam os aparelhos e não há nada para ninguém, nem crianças nem adultos. E aquela hora entre final jantar e irem dormir acaba por ser o tempo de eles brincarem um com o outro ou connosco, mais concentrados uns nos outros.
    No fds depende se saímos ou não mas pelo menos ao domingo à tarde costumam ver um bocado. Mas também é domingo, sabe tão bem ficar no sofá :)

    ResponderEliminar
  7. A Luísa é mesmo uma boneca :)

    ResponderEliminar
  8. Acho este tema/discussão bastante importante. É realmente incrível o vício que os ecrãs causam nas crianças, especialmente as de personalidade mais introvertida. Tento reduzir ao maximo o tempo de ecrã para a minha filha (quase 3 anos) mas tenho de dizer que tenho tido alguma dificuldade em alguns momentos. Vivo no estrangeiro e não tenho nenhuma família que me de apoio. Só tenho uma filha e ela ainda não tem irmãos para se entreter ou brincar. O meu marido trabalha bastante e até tarde. Ao final do dia depois de sair do trabalho e de a apanhar na creche tenho de usar os ecrãs (normalmente um filme ou canções) para conseguir fazer o jantar. As alternativas não a mantém entretida. Quando vamos jantar fora também acabamos por usar o telemóvel ou o ecrã, pois caso contrário ninguém janta.. Gostaria de limitar mais mas tenho tido bastante dificuldade. Quando posso dar atenção e estar com ela com calma é fácil; o problema é a vida louca dos dias que correm ;)

    ResponderEliminar