4.02.2019

Morte às palhinhas.

Vocês já sabem disto? Dei por mim a escrever sobre isto porque, no início (há dois anos, para aí), assim que li aqui na internet que as palhinhas entravam pelas narinas das tartarugas achei um pouco rebuscado, mas deixei de conseguir usar palhinhas. Comecei a interrogar-me sobre o motivo de usar e não consegui entender. A palhinha não serve para grande coisa, no geral, a não ser talvez nas pessoas com problemas motores, mas essas palhinhas também poderão não ser de plástico. 

Depois vi o vídeo. Não vou por aqui. O vídeo é muito triste, mesmo. Também vi vários documentários sobre a produção de leite de vaca em alguns sítios, fiquei mal disposta e vou poupar-vos a isso. Apelo apenas a que nos informemos quando tivermos disponibilidade. Claro que não é preciso que tomemos 2019 como missão e deixarmos de consumir tudo e mais alguma coisa mas, pelo menos, como em tudo o resto, fazermos escolhas mais conscientes. 

Entretanto e muito por causa do vídeo, muitas marcas começaram a dizer que vão abolir as palhinhas de plástico (há as de cartão, de bambú e outras... de certeza que já terão usado por aí), até porque são demasiado pequenas para serem apanhadas pelos equipamentos de reciclagem e não se biodegradam quando chegam ao oceano. Em vez disso dividem-se em partes mais pequenas apenas, os microplásticos que muitos animais acabam por confundir com comida...

Até existe o Dia Internacional Sem Palhinha. 


Depois, há quem diga que nos estamos a concentrar na parte mais insignificante do problema que as "palhinhas são apenas uma gota no oceano".


#teampalhinha ou #teamsempalhinha ?





4 comentários:

  1. https://youtu.be/4IBH0pcKzlY

    Sobre o tema. Não uso palhinhas, mas eliminar os plásticos não faz tão bem ao ambiente, no Ocidente, pelo menos, como se vende. É puro marketing. Veja na página SCIMED.

    ResponderEliminar
  2. Não é puro marketing, é necessário reduzir o uso de plástico. E muito! E como as pessoas têm em geral as vistas muito curtas, é preciso falar primeiro em ELIMINAR para depois se chegar à redução, evidentemente. Porque em reduzir já se fala à muito tempo, mas as pessoas ainda se queixam de ter de levar saco de plástico para o supermercado...

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo ver esses vídeos tristes, mas vou-me mantendo a par da situação e até faço um donativo mensal para uma organização que ajuda os animais marinhos exactamente por achar essa situação muito triste. Também abdiquei das palhinhas sem qualquer problema. São completamente desnecessárias e se por abdicar delas estou a ajudar o ambiente e a deixar um planeta mais limpo para a minha filha… Não deixará de ser a contribuição mais simples de sempre :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo com o artigo. Tenho para mim que aquilo que o homem comum (cidadao, individuo, o que queiram) é responsável por uma % muito pequena do impacto. As empresas fabris, meios de transporte (avião! barco! automóveis!), gases e aparentemente pescadores terão muito mais impacto na poluição global.
    Não é por isso que deixo de cumprir a minha parte - devolvo sempre as palhinhas quando mas dão e nunca peço; nunca peço saco no supermercado, reciclo tudo e reaproveito o que der - mas é um passo minúsculo e não tenho duvidas disso. É, simplesmente, tudo o que está ao meu alcance fazer.

    ResponderEliminar