4.26.2019

Tive uma ideia!

Estava eu a fazer a lista dos 20 livros preferidos cá de casa, para 2 e 5 anos (difícil, difícil, mas dei o meu melhor) e lembrei-me de vos desafiar para algo que poderia resultar na escola dos vossos filhos. Caso haja educadoras desse lado, esta ideia também é para vocês.

Já vos contei que tenho um viciozito com livros infantis (e elas pelos vistos também já foram contagiadas) e que uma coisa boa foi ter descoberto que havia biblioteca muito boa perto de casa (procurem nas vossas imediações e se calhar até se vão surpreender!).

A par disso, a escola das miúdas começou há um mês e pouco uma biblioteca! Um projecto muito giro, com alguns livros (um armário), um cartaz ao lado para se escrever o nome da criança e que livro leva: todas as 5as feiras leva para casa e todas as 2as feiras devolve. A par disto, inventaram uns saquinhos de pano - feitos de t-shirts recicladas, pareceu-me, em que das mangas/alças fizeram as asas do saco e amarraram a parte de baixo [imaginem fizeram umas tiras em baixo às quais deram nós]. ADOREI a IDEIA! Não é algo giro a implementar?


Não sei qual a facilidade que as escolas têm em comprar livros, mas imaginem que cada criança levava um livro para oferecer à escola, novo ou em segunda mão, quantas possibilidades não haveria de rodar livros por todas as casas, todas as semanas?



Segundo dados recentes, em 2018 venderam-se apenas 11,7 M de livros, quando em 2009 eram 14,9 M... isto é preocupante! Daí que seja muitíssimo importante estimular-lhes o gosto pela leitura desde pequeninos. É o nosso momento, antes de apagar as luzes e ir dormir, todos os dias. 

O que acham da ideia? Faz sentido? Propunham? 



7 comentários:

  1. A ideia é muito gira. As escolas deviam todas ter esse tipo de iniciativa. A razão pela qual se vendem tão poucos livros em Portugal é pq são muito caros. Em Inglaterra os livros "paperback" custam entre 6.99 e 8.99 e os de capa dura até 14.00. Em portuGal o mesmo livro chega a custar 25 euros.as famílias não ganham tanto para poderem comprar. Talvez devessemos investir mais em biblioteca. Eu aqui tenho em casa uma biblioteca pq existem muitas lojas de livros em segunda mão. Compram-se livros por menos de 1 libra! E para mais posso estar enganado mas em criança em Portugal a leitura nunca foi fomentada na escola eu lia porque os meus pais adoram ler e eu tinha acesso à muitos livros muitas vezes não adequados à minha idade... espero que nos 30 anos que entretanto passaram tenha melhorado! Seja como for muito boa iniciativa por parte da escola!

    ResponderEliminar
  2. Joana, onde moramos, a biblioteca municipal , empresta a todo o pré-escolar (público e privado sem fins lucrativos), livros. Todas as sextas feiras, as crianças levam um livro para casa e devolvem na segunda feira. É maravilhoso. Chegou ao cúmulo de o meu puto ter gostado tanto de um, que tivemos de o adquirir. Sim, porque lá em casa é uma perdição, também, por livros. Teresa

    ResponderEliminar
  3. No infantário dos meus filhos sempre existiu a biblioteca. Os meninos inscrevem-se como sócios contribuindo com 5 euros anuais (para a aquisição de novos livros) e 1 livro (novo ou usado). Funciona lindamente e têm tanta variedade que entre os meus 2 filhos, pouca vezes repetiram o mesmo livro.
    Para complementar a leitura em casa fazem também um registo grafico sobre a mesma.
    Faz parte do ritual das 5ª feiras passar pela biblioteca para escolher um livro.
    Eles adoram.

    ResponderEliminar
  4. Para muitas pessoas não será desculpa, outras vão dizer que é um investimento etc etc., mas a verdade é que em Portugal os livros são ridiculamente caros e para muitas famílias haverão outras prioridades.

    ResponderEliminar
  5. Cátia Ribeiro2:29 da manhã

    Olá Joana! Eu sou educadora e no ano passado estive numa sala de 2/3 anos e implementámos essa ideia! Cada criança levou um livro (novo ou usado) para colocar na nossa biblioteca e depois quem queria levar para casa inscrevia-se registando quem requisitava e quem era o dono do livro e num prazo de uma semana teria de o entregar! Não teve a adesão que gostaríamos, mas houve muitos pais que alinharam neste projeto e levavam um livro semanalmente para ler! Era como ter um livro novo todas as semanas😉 os miúdos andavam sempre a mexer nos livros curiosos com as histórias!
    A ideia é ótima claro!!😘

    ResponderEliminar
  6. Na escola primaria da minha filha(publica) têm biblioteca e podem tb trazer luvros. Pelo q ela me diz a aderencia é baixa... talvez se viessem ja c esse habito do pre escolar... qt a luvros, raramente compro, vamos sp à biblioteca, eu e elas (n só pq comprar é caro mas tb pq ja n tenho mais estantes)

    ResponderEliminar
  7. Eu acho boa ideia! Este ano quando a minha filha fez anos levamos o bolo e ela ofereceu um livro à escola, invés das tradicionais lembrancinhas para os colegas. Assim todos podem usufruir do livro.... e as tais lembranças por vezes nem têm utilidade...

    ResponderEliminar