4.17.2019

O que fazem a tantas amêndoas e ovos da Páscoa?

Já tive uma postura mais fundamentalista (ou consciente, vai depender sempre de quem lê isto e do que pensa sobre estas questões) quanto a ovos de chocolate e amêndoas de chocolate nesta altura do ano.

Quando a Isabel tinha dois anos acabadinhos de fazer eu não achava bem dar-lhe ovos da Páscoa. Escrevi este post: Cá em casa não há ovos de chocolate e ponto. Sinceramente, acho que estava certa. Nenhuma criança, com dois anos, precisa de se encher de doces, ainda para mais não pedindo, nem sentindo falta. Quanto mais tarde, melhor.

Mas - adoro usar adversativas - com a segunda filha não consegui estender tanto tempo o período de isolamento (estou a usar esta expressão com um toque de humor, ok?, calma), uma vez que a mais velha já dava as suas "facadinhas" em doces. No entanto, a Luísa não gosta de coisas muitoooo doces e há chocolates que não consegue mesmo comer e deita fora, por exemplo. 

Ora bem, não me preocupa minimamente que comam um chocolate de quando em vez e quem diz chocolate diz gelado, diz sobremesa, diz doces no geral. No outro dia, comprei-lhes os gelados (de congelador) que cada uma quis, sem olhar a rótulos. Estão ali praticamente cheios ainda porque sabem que não se pode comer todos os dias. Nem pedem. Acredito muito na lei da compensação e se fizerem todos os dias uma alimentação saudável, acho que há espaço para uns doces de vez em quando. 

Adorei que a vizinha lhes tivesse dado ovinhos e até fiquei comovida com o gesto (que amor, que generosidade), mas depois a juntar aos que receberam dos avós e dos que ainda vão receber da família, já começa a roçar ali a dor de barriga de 138 horas (e se fosse só isso). 

Posto isto, nada de errado em se oferecer (todos o fazem com boa intenção), mas eu tento controlar o que se come - não consigo fazer diferente. Aliás, até elas já percebem que têm de fazer essa gestão e sugeriram oferecer alguns às primas e dar uma caixinha à vizinha. Ficam umas negociadoras natas, as espertalhonas, também. E já sabem que nem todos os ovos da caça aos ovos são para comer (essa parte da brincadeira eu adoooooro).

Quero saber, o que fazem a tantas amêndoas e ovos? Guardam muito tempo numa gaveta (eu preferia não os ter por perto para não os devorar, se é que me entendem...)? Dão a outras pessoas? Instituições? Não sei, fico perdida. :)




P.S. há receitas para amêndoas caseiras bem boas [não encontro o post que já fiz sobre isso, paciência, mas basicamente levam a amêndoa, cacau derretido e mais qualquer coisa - será tâmaras?] - não vou fazer, mas fica a dica.

7 comentários:

  1. Eu guardo e... é um desperdício horrivel pq passam de validade e vão p lixo. Ja tentei derreter p fazer fondue ou bolo de chocolate mas n fica bom... deixo-as comer nos dias, sem exagero, e comem durante o ano tb mas estraga-se sp

    ResponderEliminar
  2. Houve um ano que cada um dos meus filhos recebeu uns 7 ovos e 3 saquinhos de amêndoas.Vezes 3 é fazer as contas. Alguns comeram, outros o pai e eu levamos para os respectivos empregos para as pausas café, e algum do chocolate guardei e foi sendo usado em receitas.

    ResponderEliminar
  3. Tb gostaria de saber o que fazem.. e apesar de toda agente dizer que faz mal e tal, continuaaaaaaaaaaa a oferta, não percebo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a oferta porque continua a procura.

      Eliminar
  4. Eu faço bolos e mousses.

    ResponderEliminar
  5. Raquel Vale6:29 da tarde

    Amêndoas cá em casa ninguém come, levo para o escritório para dar aos colegas. Outro tipo de doces, comem alguma coisa mas a maior parte vai para uma lata que temos, a que chamamos a caixinha dos doces. Eles sabem que só podem comer doces de vez em quando e não reclamam, como fizemos sempre assim estão habituados .

    ResponderEliminar
  6. Levo para o trabalho e desaparece tudo num piscar de olhos, como se nunca tivessem visto uma amêndoa na vida...🤷‍♀️

    ResponderEliminar