4.23.2019

20 livros dos 2 aos 5 anos

Já devem saber da minha predilecção por livros. Não tenho assim grande pancada por mais nada, não perco a cabeça com brinquedos e também já não perco a cabeça com roupa para elas (estou muito mais contida),  mas livros infantis SIM SIM SIM! Ando a melhorar bastante e até já descobrimos que a biblioteca ao pé de casa é fantástica (ah! e a escola das miúdas também já tem: vejam aqui a ideia que eu tive para sugerirem nas vossas!).

Mas se vejo um livro que penso que elas vão gostar, que me vai ajudar a explicar alguma coisa ou que nos vai fazer bem, nem sempre resisto a comprar. É o nosso momento antes de ir dormir, sempre.

Comecei a comprar livros ainda grávida e temos uma biblioteca que "sim, senhor".



Vai daí, se também estão comigo na luta ou se precisam de alguma dica para oferecer num aniversário ou numa data especial, escolhi 5 livros recentes (cá em casa),  de que gostamos muito.


Cuquedo e Um Amor que Mete Medo 

Se já conhecem o Cuquedo, este é a sequela, mas desta vez com romance pelo meio. Uma espécie de “quem quer casar com a Carochinha?” com humor e com sustos. Divertido e muito fácil de entender, acho-o perfeito logo para os 2 anos [a Luísa gosta imenso das repetições e dos sustos], mas com 4 também se torna giro porque o decoram e contam na boa.




A lagartinha muito comilona

Este é bom logo para os 2 anos: além de aprenderem como uma lagartinha nasce de um ovinho e se transforma em borboleta, aprendem os nomes dos alimentos mas também a contar (e depois a borboelta fica com as cores de tudo o que consumiu. Giro, colorido, didático.




Truz Truz

"Truz Truz! Quem é?! É a menina pequenina que tem uma meia rota no pé!" É assim que começa uma lengalenga com muitas personagens diferentes que batem à porta, em diferentes estações do ano, num texto sempre em rima para que eles adivinhem tudo o que aí vem. Escusado será dizer que cá em casa já sabem completar tudo. Ideal a partir dos 2 anos também. [Há outro livro com o mesmo nome que me parece giro giro também, alguém conhece?]




Meninas Pequenas, Grandes Sonhos: 
Frida Kahlo
Este tem entrada directa no meu coração, já que a Frida é uma das minhas personagens históricas preferidas (desde que vi o filme que fiquei absolutamente rendida). A Isabel ficou fascinada com a história dela que, apesar de algo violenta, tem esperança, tem poder, tem luta. Adoramos. Este é a apontar mais ali para os 4, 5, 6 anos (se bem que a Luísa ouve e não se queixa ahah). Fiquei super curiosa com a restante coleção. Women power!




Há um tigre no Jardim
É só maravilhoso. Quando a avó lhe diz que viu um tigre no jardim, a Nora acha que está demasiado crescida para acreditar nessas tontices. Afinal, toda a gente sabe que os tigres vivem na selva e não em jardins! Até pode haver libelinhas do tamanho de pássaros, plantas que tentam comer girafas de peluche, ou um urso-polar que gosta de pescar… Mas a Nora continua a ter a certeza, certezinha, de que é impossível existir um tigre no jardim… Ou será que existe mesmo?" Óptima forma de lhes mostrar que, nos momentos "aborrecidos" e de tédio basta usar a imaginação, que tudo é possível!





Não sou rabugento!
Este foi comprado um bocado ao acaso mas revelou-se uma história bem gira. O que é isso de ser rabugento? E será que quem é "rabugento" não terá razões para isso? O que estará por detrás do "mau feitio"? Óptima forma de lhes ensinar que não devemos rotular os outros e que há bons corações por detrás das capas. Sobre a amizade e a falta que isso nos faz. Entre os 3 e os 5. 




O Livro Zangado, O Livro com Sono, O Livro com Medo

Se tivesse de eleger o que mais as ajuda a lidar com as emoções, esta trilogia ficava em primeiro lugar, empatado com O Monstro das Cores. A literacia emocional para mim é das coisas mais importantes de todas e se trabalharmos bem o reconhecimento das emoções estamos a treinar a empatia, o amor-próprio e a ajudá-los até na auto-regulação. Estes são logo para os 2 anos e ajudam-nos a encontrar técnicas para se acalmarem nas birras, a deixar de ter medo antes de dormir, a acalmarem-se antes de adormecer, etc. 



O Monstro das Cores vai à Escola

E por falar em O Monstro das Cores - talvez o meu preferido de todos -, há um novo para ajudar os miúdos na entrada numa nova escola: "O Monstro das Cores está um bocadinho nervoso. Hoje é o seu primeiro dia de escola e não faz ideia do que isso seja. Não tenhas medo, Monstro! Esperam-te muitas aventuras e muitos novos amigos." Talvez o tema muito específico, mas não deixa de ser giro para todos - diria que 5, 6 anos seja o ideal.



A Ovelha que Chocou um Ovo
Esta é a história de uma ovelha muito vaidosa da sua lã, mas depois de ser tosquiada perde a suavidade e fica um autêntico ninho de ratos. Só que isso até lhe trouxe vantagens: amigos que surgem de forma inesperada. Bonita lição: mais vale grandes amizades do que um cabelo perfeito. Dos 2/3 anos aos 5 anos à vontadinha.



A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça

Este é para rir, puro entretenimento. Muito divertido e dá logo para os 2 anos, claro, que é quando eles entram nesta fase mais escatológica, mas tem interesse até bem mais tarde. O livro tem mais de 30 anos mas só agora entrou nas nossas vidas. vale pena. Então a toupeira percorre o campo todo à procura de quem lhe teria feito aquele bonito serviço na cabeça: se a pomba, se o cavalo, se a lebre e por aí fora, imaginem...





Sozinho em Casa e E.T.

Que saudosismo que estes livros me trouxeram, Deus meu! Estes são claramente daqueles que nos dão um prazer enorme em contar-lhes porque trazem muito da nossa infância com eles.

Adoro tudo: apesar de adaptados (imaginem, o senhor velhote que limpava a neve e aterrorizava a criança no Sozinho em Casa aparece de outra forma na história - e ainda bem), estão uma delícia! As ilustrações são muito giras e as histórias são aquelas que já conhecemos. A partir dos 4 anos, funcionam muito bem.



Adivinhas Coloridas

Não sei se os vossos se interessam por adivinhas, provérbios e lengalengas mas a Isabel começou a gostar muito já para o fim dos quatro anos. Destes três que lhe ofereceram nos anos, o preferido é o das adivinhas - tem de acertar nos animais, alimentos, pelas descrições (normalmente em rima). Não esperava que tivesse tanto sucesso, mas ainda ontem foi o livro que escolheu antes de ir dormir. Este é, na minha opinião, para putos a partir dos 5 anos.




Bem-Vindos ao Nosso Mundo
E, por fim, um livro que é mais uma enciclopédia mas que não deixa de ser maravilhoso. Desde comidas, animais de estimação e brincadeiras, passando por saudações, roupas ou chapéus, há tantas maneiras de dizer e fazer as coisas no mundo inteiro. O problema deste livro é ser impossível chegar ao fim, por isso NUNCA o leio antes de ir dormir (ou então negoceio muito bem que são só 3 páginas). Desde que começámos a viajar para outros países (e desde que tem colegas do Brasil, por exemplo), que a Isabel tem muita curiosidade em saber palavras e costumes do mundo inteiro. Tem muito interesse em saber as bandeiras também [se souberem de um livro ou jogo sobre bandeiras, digam - que ela ia adorar e eu bem preciso ahah]. 



Espero que tenham gostado, que vos seja útil e partilhem também os vossos livros e as histórias que mais os cativam! 


16 comentários:

  1. Joana, fiquei sem percebe qual foi a ideia que teve para a escola das meninas.
    Btw, adorei as escolhas de livros. Vou comprar algumas dos que sugeriu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei a ideia neste post: http://amaeequesabeblog.blogspot.com/2019/04/tive-uma-ideia.html?showComment=1556371074554#c6756538522395134531 beijinhos

      Eliminar
  2. Obrigada! Adorei as sugestoes...tenho um filhote de 2 anos e uma menina de 12...que vai adorar contar-lhe novas historias:) guardou todos os livros infantis! Um dos seus preferidos era O Cuquedo!Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  3. O Grufalão e A Filha do Grufalão também são giríssimos. Foram lidos tantas vezes que sei-os de cor. Contam a história de um rato que faz uso da astúcia para evitar ser devorado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar mas nunca li! Tenho de ir investigar. Obrigada pela partilha!

      Eliminar
  4. Joana, adorei as sugestões. Tens aqui um livro sobre as bandeiras do mundo:

    https://www.wook.pt/livro/atlas-de-bandeiras-ngv-/16666623

    ResponderEliminar
  5. Cá por casa também temos uma senhora colecção,que iniciamos ainda com a Áurea na barriga...
    Ela adora e todas as noites temos o nosso momento de leitura antes de deitar, no qual é ela que escolhe o livro que quer ..

    Alguns desses livros já lemos, mas fiquei super interessada no último, num post anterior da Joana, mas a "minha" bertrand não o tem tido...

    Deixo aqui também alguns dos que ela mais gosta, que não constam dessa lista:

    "A revolta dos vegetais" um livro divertido, passado dentro do frigorífico com vegetais revoltosos porque os meninos não os querem comer... Os vegetais têm características super divertidas e o livro acaba super bem...

    "O trincas" da Porto Editora, um monstro que adora trincar, especialmente livros, trinca tanto que acaba por entrar em contos que não lhe pertencem.. (capuchinho vermelho, João e o pé de feijão..), com direito e trincas pelo livro fora...

    A colecção do urso Malaquias, não posso escolher apenas um, são livros do pediatra Mário Cordeiro, que ajudam a gerir emoções, e ensinam o que está certo ou errado... As personagens são sempre as mesmas o que ajuda a criar uma ligação com o livro...

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Por acaso sabes se há algum livro infantil k explique o luto,a morte de familiar próximo...acho k seria a melhor forma de abordar esse assunto com o meu filho de 4 anos(quase a fazer 5)...ainda nao lhe contei ko avô (o meu pai) faleceu :( é ainda mais delicado pork ele é a unica figura masculina(paternal) mais próxima ko meu filho tem,nao sei k fazer. Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'a ilha do avô' é precisamente o que procura

      Eliminar
    2. Há um livro penso que é "a caixa da avó maria" sobre o assunto, não conheço o interior da história mas pesquise, pode ser que ajude :)

      Eliminar
    3. Olá Cristina.
      Tem 'A Ilha do Avô' que é precisamente sobre um avô que parte, do ponto de vista do neto. Também no 'Aqui estamos nós' aborda um bocadinho no fim essa ideia de as pessoas partirem deste mundo.
      As minhas condolências.

      Eliminar
    4. Obrigada pelas sugestões. Não me ocorre nenhum! Bjs

      Eliminar
    5. Boa noite a.i.! Muito obrigada pela ajuda :),vou ver se existe esse livro na biblioteca municipal para requisitar...senao terei mesmo de comprá-lo. Penso k irá ser o ideal.Obrigada pela atençao. Cristina

      Eliminar