11.09.2016

Tenho as minhas mamas de volta!

Nunca gostei muito das minhas mamas. Aliás, nunca gostei muito de nada no meu corpo. Consigo reparar (grande moral) que tenho uns olhos bonitos, uma boca gira e um sorriso encantador, mas a nível físico, o corpo e eu só agora é que estamos a fazer uma espécie de pazes com a questão de eu começar a fazer as coisas que devo fazer para ter os resultados que quero: melhor alimentação e exercício físico - acho que ouvimos tantas vezes esta cantilena que não nos apercebemos mesmo do quanto é importante, ficamos anestesiadas. 

Por isso, quando decidi amamentar e fiz tudo o que consegui por isso (um testamento que escrevi aqui), o estado em que iriam ficar as minhas mamas não era nada que me preocupasse. 

Aliás, até ganhei algo muito giro com isso: mamilos. Dantes tinha os mamilos perfeitamente lisos (até acharia que poderia dificultar a amamentação mas que, afinal, não constituiu obstáculo) e agora pareço aquelas boazonas que "ai #freethenipple e não sei quê, estou aqui de fato de banho, mas não reparei que tenho isto tudo evidente".

Sabem o que acho? Que as tenho de volta! Agora, depois de dois anos e meio a amamentar e procurando que aconteça um desmame natural (ela vá perdendo o interesse), olho para as minhas mamas e estão a parecer-me melhores. 

Fotografia por Yellow Savages
O que me dizem é que, com o desmame natural, as mamas recuperam devagar a elasticidade, os tecidos e afins e é isso que tenho verificado. Ainda tenho os mamilos todos tesudos (gostaram?), tenho as mamas mais pequeninas e, por isso, menos descaídas. Acho que outra coisa que tem ajudado é o voltar ao ginásio e perder gordura com #omelhorptdomundo . Gostava de vos mostrar, mas não consigo. 

Isto só para dizer que, se por acaso, um dos factores para não "quererem" tanto amamentar for o estado das mamas, é possível que muitas das mães que tenham ficado com as mamas num pior estado, talvez não tenham tido a hipótese ou vontade de fazer um desmame natural. 

Não digo que ficaram exactamente iguais, mas vivo até melhor com estas do que com as anteriores. 

E já não faço dupla-mama nos meus soutiens pré-gravidez! Importantíssimo. 



Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui.. 
O nosso canal de youtube é este

30 comentários:

  1. Este desabafo parece ter sido escrito por mim :) sinto exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!!! Então não é impressão minha, é mesmo verdade! :)

      Eliminar
  2. Posso reforçar o seu testemunho. Amamentei por 2 anos e 7 meses e minhas mamas voltaram ao que era antes, exatamente iguais (nada de especiais, são pequenas como de uma menina de 13 anos), mas pronto é o que temos!!! E o desmame foi natural, passei dois meses dizendo a ela que eu estava pronta, que não queria mais dar as maminhas mas que esperava por ela... e num dia ela disse que tudo bem, não precisava mais! Ufaa, digo ufa pq eu já estava bem cansadinha de dar as mamas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olé!!! :)) Mais uns pontos para o desmame natural! :)))

      Eliminar
  3. Joana, é com grande pena minha que constato que já não tens mais temas para escrever no blog. Nao faça uma obrigação publicar às 9h e às 21h. Aguarde por melhores temas que a sua escrita até é boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pense que lá por não gostar que não é pertinente. Somos muitas pessoas no mundo e não somos todas iguais :) Semi-obrigada! <3

      Eliminar
    2. Joana, não leve a mal mas concordo com o anónimo. Ás vezes dá ideia que escreve por obrigação.

      Eliminar
    3. Concordo... Dá a ideia que têm obrigatoriamente que por um post ás 9, 14 ou 21 porque são as horas de mais tráfego, do género: "deixa lá escrever qualquer coisa pra ver se ganho mais visualizações". É uma crítica construtiva. Beijo.

      Eliminar
    4. Um blog também pode ser um negócio (tantos que o são). Se realmente for uma opção da Joana publicar nas horas de maior tráfego, então está a ser estratégicamente inteligente...

      Eliminar
  4. Parou de amamentar? O que vai ser da sua vida? Suicidio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parei. Daqui a bocadinho quando for para ela dormir retomo.

      Eliminar
    2. Ah! Ah! Ah!

      Eliminar
    3. O humor inteligente é uma coisa que não está ao alcance de todos. das melores respostas possíveis!!

      Eliminar
  5. Eu, se as tinha pequenas, depois de 14 meses a amamentar ainda estão piores. Também pode dever-se ao facto de ja ter perdido o peso todo que ganhei na gravidez e mais algum :( estou com uns míseros 43kg... Odeio. Neste momento tb estou de mal com o meu corpo... Hei-de recuperar e ficar boazona como estava na gravidez! Eheh sim era uma grávida bem boa! Ahahah
    As vezes é complicado fazermos as pazes conosco....

    Joana, es linda! E uma mulher quer-se com curvas e nao assim escanzelada como eu estou! Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para cada panela há um... testo? Não sei como se diz! Depois cresces :) Não preocupa! E as minhas aos 14 também estavam uma valente m...
      Beijinhooooss <3 Tu é que és linda!

      Eliminar
    2. Ana oliveira4:01 da tarde

      Joana estava distraída...acho que não percebeu o comentário da Luali!!:)

      Eliminar
  6. Oh Joana sem duvida a melhor notícia matinal! :) sendo mãe de primeira viagem a amamentar só tenho visto as minhas a viajarem em direção ao chão😁😁 é bom saber que há esperança!

    ResponderEliminar
  7. Amamentei o mais velho 4 anos e os gémeos ainda mamam mesmo a caminho dos também 4. Duvido que isto volte ao que era, mas também nunca foram muito grandes, logo tb nunca descaíram. Não me arrependo nem um segundo pela escolha que fiz.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, só dás uma vez por dia?! Durante a noite a pequena ainda acorda a pedir mminha?

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana, até agora revejo-me nos vossos posts todos. Mas neste... Sempre tive um peito pequeno, quando engravidei fiquei com um peitinho "decente" quando a Maria nasceu "puff, fez chocapic..." Mas agora ao fim de 15 meses a dar de mamar ficou mais pequeno do que era... Tenho pena por isso, mas ver a felicidade da pequena quando lhe pergunto se quer leitinho não tem preço.

    ResponderEliminar
  10. Qt às mamas, acho as minhas mt grandes ainda... quero menos, muito menos... estou para ver como ficarão...
    E o desmame natural como se faz? Estou igual a ti, na mesma situação, uma menina da mesma idade da Irene, que adora mamar para adormecer e ao acordar. Não estamos a conseguir o desmame natural (eu quero acabar mas ela ainda não está interessada em me largar as maminhas). Venham daí umas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez o ideal fosse acabar com isso enquanto eles ainda não precisam de grandes explicações. Ou então continue, já li aqui que há quem amamente até aos 4 anos!!!

      Eliminar
  11. Mamas! As minhas ficaram pequenérrimas, nunca foram grandes mas eram redondinhas e bonitas. Agora é só pele. Mas acho q normalizaram um pouco após o término da amamentação. Iguais iguais não, mas decentes na sua pequenez :)

    ResponderEliminar
  12. Acho que isso resulta para quem tem mamas grandes (tenho amigas que ficaram satisfeitíssimas quando as mamas ficaram mais pequenas depois de terem amamentado).
    Eu faço parte do clube das que tinham mamas pequenas, ficaram com mamas espetaculares na gravidez e primeiros meses de amamentação, e depois ficaram quase sem mamas. De facto não gostei de como as minhas mamas ficaram. Não ficaram mais bonitas não.Mas se soubesse disso antes de decidir amamentar não mudava nada. Estou muito satisfeita e feliz a amamentar a minha segunda filha e, se tudo correr bem, há de ser até quando ela quiser. Depois invisto num silicone. :P

    ResponderEliminar
  13. Isto é uma verdadeira ode às maminhas! Ansiosa para que chegue a vez das minhas... andam tão cansaditas, coitadas haha

    ResponderEliminar
  14. Que saiba, a mãe é k sabe o melhor para o filho, e se o melhor passa por amamentar até aos 4 ou 10 ou 20 anos, a Mãe, a Mulher é k sabe. Afinal é ela que manda no seu corpo e é ela que tem o poder de decidir o melhor para os filhos. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  15. Fiquei sem perceber se ainda amamenta ou não. De qualquer modo o efeito da amamentação nas mamas leva algum tempo a aparecer após a amanentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda amamento e "planeio" desmamar naturalmente :)

      Eliminar
  16. A Joana escreve bem, mas este texto não devia tee visto a luz do dia. Na minha humilde opinião. ....

    ResponderEliminar