2.24.2016

Hacks de uma mãe despachada (#01)

Eu não sou a mãe mais despachada à face da terra, longe disso. Porém, com o tempo lá vamos arranjando uma maneira mais fácil (para nós) de fazer as coisas.

A Irene tem pele atópica e reage mal a toalhitas e a produtos para limpar o rabinho. Borrifei-me (literalmente) para tudo e agora uso só água. Até passei por uma fase em que pus um bocadinho de bicarbonato de sódio nessa água (só para contrabalançar o PH porque ela estava muito assada), mas água parece ser mesmo a melhor solução. 

Usamos, então, um borrifador que comprei na Tiger (1 euro) e as compressas de tecido não tecido mas de tecido que afinal não são de tecido porque não sei quê. É tipo este que está aqui em baixo mas um pouco mais giro, claro. 




Partilhem aqui como comentário os vossos hacks que nos próximos posts até posso divulgar as vossas ideias e os vossos hacks para passarmos todas a ter o trabalho mais facilitado ;)

11 comentários:

  1. Olá Joana,
    Eu uso a embalagem da água de limpeza (tenho a da Uriage e a da Klorane) e ponho água com um bocadinho de gel de banho dele. Fica a 1ere eau bem mais económica. Só comprei duas vezes, depois foi sempre refill caseiro.
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. As toalhitas são compressas de tecido não tecido, passados na torneira (pego num molho de compressas de uma só vez). Espremo o que acho ser excesso e guardo numa caixinha do IKEA (para usar em casa) ou numa caixinha dos cotonetes (para levar na mala). Se precisar de mais qualquer coisa, tenho uma embalagem doseadora (que era do gel de banho deles) com um restinho de gel de banho deles e água. Ponho nas compressas para situações mais difíceis de retirar.

    ResponderEliminar
  3. - Também sou fã do borrifador enquanto são pequeninos e têm a pele sensível para toalhitas, também é muito prático para humedecer os discos de algodão para limpezas à gato.
    - Vivo em Londres e por cá não se usam estores, o que era problemático para as sestas e quando no verão anoitece às 10pm, tive que instalar estores opacos que depois de fechados ainda ficam bem encostados à parede com velcro.
    - Nao sei se se pode considerar hack - passar a ter máquina de secar roupa (onde seco praticamente toda a roupa que sai quase sem rugas - passar a ferro é coisa que abomino), mas como o único sítio onde a podíamos enfiar era a sala, que apesar de caótica, passar a ter um electrodoméstico era o cúmulo da barracada, consegui transformar a máquina numa mesa com estante para livros :)
    - usar os radiadores como painel para brincar com ímanes
    - usar toalha de mesa impermeável para as refeições da pequenada
    - quando ainda comem como piriquitos congelar porções em caixinhas numeradas e ter uma lista com os conteúdos e datas
    - lavar os dentes com bicarbonato de soda para remover as manchas das multivitaminas com ferro
    - para bebés chorões (com cólicas ou o que lhe queiram chamar) sentar na bola de pilates com o bebé ao colo e dar saltinhos para embalar
    - ou pôr o bebé no carrier/sling e dançar para embalar
    - aproveitar para estudar, ler livros/blogs, fazer crochet enquanto se dá de mamar
    - (este é controverso) prender a chucha com um elástico à volta da cabeça (tipo fita de óculos de desporto ) para o bebé chorão não chorar cada vez que deixa cair a chucha enquanto vai no carrinho (sempre sob supervisão! )
    ... Os que me lembro enquanto danço com o bebé nr 2 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou grávida de 22 semanas, mãe de 1ª viagem e adorei as suas dicas! :) Parabéns pela descontracção! ;) Uma dúvida... O ferro torna os dentes amarelados? Tenho notado isso mas nunca pensei que fosse das vitaminas... :O Bjinhos

      Eliminar
    2. Ola Raquel! Muitos parabens pelo baby :) Se as dicas facilitarem a vida de mais alguem ficarei muito contente! Em relacao ao ferro, eu estava a referir me a multivitaminas liquidas das minhas babes. Em comprimido nao deve afectar a coloracao dos dentes. Mas de qualquer forma escovar os dentes com bicabornato de soda ou carvao activado e' optimo para branquear os dentes. Aqui vao mais algumas dicas:
      - o borrifador tambem e' optimo para dar um jeitinho no cabelo dos babies quando acordam (olha boa... e' mesmo para isso que o vendem!)
      - se tiverem a sorte de terem um bebe chorao devido ao refluxo (como a minha baby nr 1) que chora por tudo e por nada, incluindo trocar a fralda, usem um suporte para portatil debaixo do troca-fraldas para ajudar a elevar a cabeca; tambem podem por o suporte para elevar o colchao do berco
      - usar um regador da praia ou oculos da piscina quando ainda tem medo do chuveiro e panico de molhar os olhos
      - usar um mini secador de cabelo daqueles de viagem para secar o cabelo das babes que tem medo do secador grande
      - uma caixa de plastico daquelas grandes para guardar coisas debaixo da cama e' muito versatil: a) encher com flocos de aveia e voila' - uma praia para babies, b) encher com agua - um piscina, c) encher com esparguete cozido com corantes, e tem uma piscina de minhocas, d) optimo para atirar todos os brinquedos perdidos pela casa ao final do dia
      - as toalhas de mesa impermeaveis tambem sao optimas para por no chao, para fazer pinturas, colagens, bolas de sabao, ...
      - uma vassoura e uma pa pequenas sao baratas e dao horas de distracao
      - embalagens de plastico, cartao, assim como panelas e colheres de pau funcionam muito melhor que os brinquedos xpto que lhes oferecemos
      - se juntarem algumas leguminosas secas 'a festa das panelas e colheres de pau os nenucos e os ursos vao ficar bem alimentados
      - carteiras e cartoes antigos, e moedas/notas estrangeiras que nao chegamos a gastar tambem sao optimos para brincar
      - guardar os tubos de cartao do papel higienico ir ao Pinterest e descobrir 1001 ideias divertidas (https://uk.pinterest.com/search/pins/?rs=ac&len=2&q=toilet+paper+roll+crafts+for+kids&0=toilet%20paper%20roll%20crafts%20for%20kids%7Cautocomplete%7C1)
      - fazer bonecos com caneta nas solas dos pes
      - as roupas e outros acessorios dos bebes passarem para os bonecos
      - formas de cortar bolachas (estrelinhas, flores, numeros, letras) sao boas para brincar com plasticina
      - ainda hoje aprendi um tecnica nova para pinturas: espuma de barbear, tinta/corante alimentar e cola nao toxica, misturar e deixa-los a solta com pinceis ou com as maos
      (peco desculpa pela falta de acentos... raio de teclado estrangeiro)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Para assaduras não há melhor que agua tépida com umas gotinhas de vinagre, garanto que não arde. Usei na minha filha pois como também tem uma pele muito sensível volta não volta assava e a pediatra disse-me para usar isto e é remédio santo. Recomendo a todas as pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Muito boa ideia! A minha pimpolha também é super sensivel e uso água termal... quase que vou à falencia... :P

    ResponderEliminar
  7. A minha filha de 10 meses fica terrivelmente assada com o cocó dos dentes.. Basta ficar 5 mint com a fralda.. Experimentei e fiquei fan da farinha Maizena.. Faz milagres na pele dela!

    ResponderEliminar
  8. Uma dica que me deram nas aulas de preparação para o parto na maternidade do Porto, usar óleo de amêndoas doces. Depois de limpar o bebé aplica-se o óleo ( e caso o bebé já esteja muito assado, aplica-se posteriormente o creme das fraldas), que repele a humidade dos xixis e cocos da pele do bebé. O óleo para além de ser hidrofóbico (repele humidade) é um excelente hidratante. É também bastante económico e uma embalagem dura bastante tempo (nas farmácias há à venda em formatos grandes).

    ResponderEliminar