2.10.2016

Querem saber quantos kgs ganhei em 5 meses de gravidez?

Estou surpreendida. Sempre achei que seria, tal como a minha mãe foi, uma grávida grandona (a senhora dona Isabel ganhou 30kgs na gravidez do meu irmão). Da Isabel tive alguns cuidados básicos: tentava ter refeições variadas, muitos legumes, controlava os meus impulsos por doces, não me alambazava toda com croissants a toda a hora (nada contra, mas eu já me conheço e como achava que ia ficar gigante, controlei-me mais). Como vomitei nos primeiros 4 meses, ganhei ali uns bónus de vantagem e acabei a gravidez com mais 9 kg, se bem me lembro. 


1kg e meio. É a resposta ao título. Estou de 23 semanas.
Nesta gravidez, perdi quase 5 kg nos primeiros tempos e nada teve a ver com enjoos. Acho que andava a mil e o meu metabolismo queimava tudo o que eu consumia num ápice. Por isso, sim, é normal que não tenha ainda ganho grande coisa. Mas nestes últimos tempos tenho comido como gente grande. Muito, muitas vezes e muita m****. Como sopa todos os dias e tal e tal, mas também ando a pôr para dentro muitos "miminhos". "Eu posso", já sabem como somos. Sabe-me bem: umas bolachas, uns bolos, uns croissants. Não tudo no mesmo dia, calma, mas acho que todos os dias meto "droga" para dentro.

Pelos vistos, posso abusar mais. Hahaha Estou a brincar, obviamente. Sei que a Luisinha tem de receber nutrientes e que o açúcar em excesso faz mal. 

Bem, mas pelos vistos é assim que o meu corpo reage à gravidez. A bebé terá por volta de 500g, por isso, só tenho mais 1 kg em cima e está todo na barriga, com certeza. E nas mamas.

1kg e meio. Poderia ter ganho 5, que estaria na "curva normal" dos boletins que a médica preenche. Continuo a estranhar imenso estar a ganhar tão pouco peso, pelo histórico da minha vida, mas estou bem e a bebé também.

E vocês, como reagem à gravidez em termos de peso?

26 comentários:

  1. Na primeira gravidez tive diabetes gestacional e controlei bastante o que comia. Nos últimos 2 meses não ganhei peso nenhum e no total ganhei 9 quilos. Nesta segunda já engordei mais de 6 kg em 20 semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá purpurina. Estou de 13 semanas e com pré-diabetes. Ando a controlar o que como por iniciativa própria. Só consigo ir ao nutricionista Às 16 semanas porque estou em Luanda (isto aqui não é pêra doce). Pode indicar-me que tipo de dieta o nutricionista aconselhou? Até agora emagreci 500gr.

      Eliminar
  2. Na primeira gravidez engordei 5 quilos. Agora, grávida de 18 semanas, tenho mais 1 quilo do que antes de engravidar. Na primeira gravidez tive diabetes, a dieta não me deixou ganhar muito peso. Agora tenho receio de voltar a ter diabetes e controlo o mais que posso a alimentação, e isto tem ajudado a ganhar pouco peso :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, eu também tive diabetes gestacional e fiquei com pre diabetes. O problema é que estou sempre cheia de fome e sou muito gulosa (acho que é psicológico) e custa-me seguir a dieta da nutricionista. Nunca come doces, pão ou massas ou continua a incluir esses alimentos na alimentação?

      Eliminar
    2. Olá Purpurina! Doces como muito raramente. Normalmente ao fim-de-semana faço panquecas ou um bolo, mas não passo daí. Como tão poucos doces que há dias comi uma cenoura ao lanche e achei-a mesmo docinha :D Pão quase não como (para aí um quarto de pão ao pequeno-almoço de vez em quando, mas normalmente ao pequeno-almoço como ovos, queijo fresco e tomate) e massa/arroz/batata como mesmo muito pouco. Costumo acompanhar o peixe e a carne com salada, legumes (p ex., abóbora no forno com canela, nhami, nhami!, brócolos com alho e azeite no forno, muito bom!) e meia dúzia de massas ou afins. Penso que é mesmo uma questão de hábito :-) Por vezes substituo a massa ou afins por bulgur. Nunca tinha comido antes, experimentei durante a gravidez e gostei.

      Eliminar
    3. Ena, obrigada pelas excelentes dicas! :) Um grande beijinho

      Eliminar
  3. Olhe que esse quilo que lhe sobra não está todo na barriga,nao se esqueça do líquido amniótico e da placenta, também pesam, e provavelmente esse quilo está por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me referia a barriga, referia-me a isso mesmo: à piscina! :)

      Eliminar
  4. Eu engordei 21kg!!!!! :(

    ResponderEliminar
  5. Eu engordei 15kg!...
    Era enjoos de dia e de noite, sem vomitar, aquilo só aliviava quando comia. então pronto, comi! E também comi m*** a mais LOL
    O que é certo é que 2,5 anos depois ainda cá andam 3/4 quilitos que teimam em não me abandonar. Que chatice!

    ResponderEliminar
  6. Na primeira ganhei 16kgs. Na segunda fui super acompanhada por já ser obesa mas não consegui resistir a mimos diários....sim sim, a Carolina fez-me passar a gostar de doces e não perdi o gosto com o fim da gravidez. Mesmo assim na segunda gravidez que durou 40 semanas e 5 dias só ganhei 4 quilos :D e ela pesava 3650. Saí da maternidade e só me queria arranjar e ver ao espelho pois nunca me tinha sentido tão esbelta :D

    ResponderEliminar
  7. Eu engordei 12 kg na gravidez da Laura... Mas em menos de um mês já tinha voado tudo e estava com menos 2 com que tinha engravidado... Só havia um problema, menos peso, mas era tudo peles moles e flácidas...
    Hoje, ela tem quase 2 anos e meio e peso menos que quando engravidei, mas estou mais barriguda, e mole...
    Infelizmente não tenho muita queda para ginásios e vou controlando o que como... O metabolismo já não é o mesmo de quando tinha 18 anos...

    ResponderEliminar
  8. Neste momento estou de 27 semanas + 5 dias e só tenho 3 kg a mais do que quando engravidei. E sim, tenho comido bastantes coisas que não devia, mas elas sabem tão bem :D que lá tem de ser.

    ResponderEliminar
  9. Eu por essa altura também estava mais ou menos na mesma. Só nos ultimos meses é que engordei mais uns quilinhos, no total de 7 kg. E deixei-os todos e mais na maternidade (bem, tirando os 3,420 que vieram comigo para casa ;P). Mas eu tive diabetes logo desde o inicio da gravidez, nao me pude mesmo alambanzar com nada!

    ResponderEliminar
  10. Eu estou com 20 semanas e já engordei 4,5 kg �� Tenho feito uma alimentação igual à que já fazia anteriormente e não tenho comido assim tantos doces. Existem semanas que sinto alguma necessidade de doces ��

    ResponderEliminar
  11. Já eu perco o controlo e encho-me de mimos a toda a hora! Sou super gulosa! Da primeira gravidez ganhei 16kg e da segundo 14kg. Mas não sei o que é um enjoo!

    O mais novo tem quase 2 meses e ainda me faltam perder 4kg, e se ele é um mamão! Mas só agora é que comecei mesmo com a comida saudável a sério. Tenho um objectivo é tenho de seguir o plano.

    Parabéns pelo controlo do peso, quem me dera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa, na primeira descontrolei-me um bocado no pós-parto, depois de ter chegado ao meu peso, achei giro começar a crescer de novo. Hehe

      Eliminar
  12. 26kg foi a ultima vez que me pesei duas semanas antes dos partos...um ano depois estava com o mesmo peso antes de engravidar...

    ResponderEliminar
  13. Sempre fiz barrigas grandes desde o inicio das gravidezes...
    Em todas as gravidezes que tive (3) aos 5 meses já pesava mais 8 ou 9 kg que no início da gravidez.
    Do primeiro filho abusei (tinha fome a toda a hora e levantava-me de noite para comer sandes de queijo e presunto!!!!) e engordei 20 kg. Perdi-os em 5 meses.
    Do segundo filho tive mais cuidado, mas mesmo assim engordei 16 kg. Perdi-os em 6 meses.
    Da terceira vez, tive cuidado pois o metabolismo já não é o que era, mas desculpava-me com o facto de ter recuperado bem das últimas duas vezes. Engordei 17,5 kg e perdi-os de forma relativamente fácil (prai em 6 meses). O problema são as peles que ficaram na barriga...

    ResponderEliminar
  14. Eu engordei 15 kg mas passei as férias e o Natal grávida, serve de atenuante? :)

    ResponderEliminar
  15. Eu nos primeiros 4 meses perdi 4-5kg porque passava o tempo a vomitar. Depois do nada engordei 22kg mas veio-se a concluir que era retenção de líquidos, saí da maternidade com 12kg a menos do que quando entrei e na consulta pós-parto passados 15 dias estava com o peso e corpo de sempre. Só posso dizer que depende da gravidez, do metabolismo e da tendencia fisica da própria pessoa. Importa sim que se mantenha a saúde da mãe e bebé controladas para despistar qualquer problema como a diabetes. E fora isso, não se preocupar demasiado, afinal a gravidez é uma experiência tão única que não devemos "gastá-la" a ocupar-nos com a linha em demasia! ;)

    ResponderEliminar
  16. Engordei quase 5 kgs na gravidez toda e o meu pequenino nasceu com 2,590 gr. Tinha uma mini barriga! Às vezes quando digo que engordei 5 kgs as pessoas olham para mim "uau, sério? Ou estás a mentir?" Lol

    ResponderEliminar
  17. Gente eu to assustada, eu sempre tive tendência pra engordar, mais nunca fui gorda, só que na minha primeira gestação engordei 36 kg, agora na segunda, perdi 5kg, no inicioe nem tive enjôo e quando eu tinha ai que comia msm, agora estou com 20 semanas e não engordei nem 1 grama, nem tenho barriga ela ta durinha e o umbigo estufando, mais não cresce!...
    Sendo que na primeira gestação com 20semanas ja teria engordado uns 13 kg.
    Vcs não imaginam o quanto estou feliz com isso, e como normalmente até mais!
    Boa sorte pra gente.
    Conselho nao engordem mt, eu tive diabete gestacional e é muito ruim.. bjos ;)

    ResponderEliminar
  18. Eu engordei 25 do primeiro et 24 do segundo. Do primeiro perdi até rapido porque eu era bem jovem e amamentei bastante. DO segundo demorei 1 ano pra voltar e agora estou esperando o caçula e espero me controlar mais.

    ResponderEliminar