11.17.2017

Primeiro filho? Não é preciso comprar tudo novo!

Depois de se saber que se está à espera do primeiro filho, as maiores dúvidas são - a par do "vou dar conta do recado?" "Vou conseguir sobreviver à privação de sono?" ou "vai chamar-se Henriqueta ou Camélia?" - o que é mesmo essencial comprar? E é aí que damos por nós todos baralhados e, a depender de todos os opinanços à nossa volta, teríamos uma lista de 79 páginas, frente e verso com mais de 891654 itens. E como é o primeiro filho, estamos mais inseguros e somos até capazes de ficar convencidos de que precisamos mesmo de um fato de astronauta para o momento da muda da fralda. E compramos. Em primeira mão porque para o nosso filho tem de ter tudo do melhor que há no mercado e a brilhar. Esta é a lógica, exagerada, mas com um fundinho de verdade.

No meu caso, acho que não fui sempre atrás desta lógica, por já ter amigas e família já com filhos e por acreditar muito nas coisas emprestadas ou em segunda mão. Antes de ter o blogue que, como sabem, nos possibilita ter acesso a pouco de tudo o que é artigos de puericultura, comprei no OLX, por exemplo, uma banheira de bebé e roupa. Dinheiro bem gasto, artigos impecáveis e, ao mesmo tempo que poupei bastante dinheiro, ajudei alguém e ajudei o ambiente. Sim, sim, consumimos demasiado, compramos demasiado plástico, e essa é também uma preocupação minha. Nem sempre mas quase sempre.

Para mim, o OLX é um dos melhores sítios para se encontrar tudo o que procuramos. Com a aplicação no telemóvel então nem se fala. Além de ser fácil a pesquisa, onde podemos escolher o tipo de artigo, o estado e o preço, e até a localização que nos for mais conveniente, podemos facilmente falar com o vendedor por chat para saber mais pormenores, negociar valores, o que seja, e receber notificações. Das coisas que mais gosto na aplicação é poder guardar os favoritos numa listinha e depois ver tudo com mais calma e escolher melhor. Há de tudo, mas o que tenho visto ultimamente são muitos produtos de qualidade a preços muito bons. Há mais de 100 mil artigos de bebé e criança



É um mundo, mas é bastante fácil navegar nele e escolher o que mais nos agrada e para a nossa carteira. Já o disse mil vezes, uma das melhores coisas que podem comprar é uma mochila ergonómica ou um sling para transportar os vossos bebés. Por cá gostamos imenso do nosso ergobaby e já vi que no OLX há imensos à venda a um preço espectacular, como por exemplo este aqui.
Depois, por exemplo, uma banheira Shantala, que eles adoram. Por que não poupar 50% na compra de uma? E cama de grades, que é para usar tão pouco tempo, dá perfeitamente para comprar em segunda mão e encontra-se muitas vezes já com colchão e roupa de cama (estou seriamente a pensar colocar lá a nossa à venda).
Sem falar de carrinho de bebé! Eu sou das que considera um essencial (não tanto quanto uma mochila ou pano mas quase), tive emprestado nos primeiros tempos da Isabel e deu imenso jeito. Há imensas opções por aqui que me parecem em óptimo estado!



Só têm de fazer o download da App aqui e começar a navegar. BOAS COMPRAS!

PS. Tenham em atenção todos os pontos do vendedor porque há quem não aceite devolução (o que não significa que as coisas não estejam em bom estado).

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Quero saber as vossas. O que vale a pena comprar no OLX?


* post escrito em parceria com o OLX




Sigam-me também aqui: 


a Mãe é que sabe Instagram


5 comentários:

  1. Subscrevo! Compramos o trio para o nosso primeiro filho lá, a um casal super simpático, tinha 5 meses de uso! Comprei um sling por 10€ e fui eu que o tirei da caixa, estava novo a estrear. Também recorri à Kid to Kid para roupas e banheira. Tive outras coisas emprestadas. Só fiz questão de comprar as primeiras roupas e outros mimos. De resto não me faz impressão nenhuma. Acho uma atitude ecológica e os artigos estão mesmo impecáveis. Não tive aquela vaidade de ter tudo novo a estrear.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não consigo ser assim. Sou incapaz de usar/vestir roupa ou objectos pessoais em segunda mão, porque me preocupa não saber de onde vêm ou quem os usou. Acho que todas as energias passam naquilo que nós usamos e nos são próximas. Pensando assim nunca conseguiria comprar roupa no olx ou no kid to kid por não saber que bebé a vestiu antes. Era feliz? Era uma criança doente? Sofria de alguma coisa? Morreu e os pais num imenso desgosto venderam tudo? Sei que a maioria das pessoas não pensa nisso nem se preocupa com essas questões e assim sendo têm sorte porque consegue optimas poupanças e vive de uma forma mais ecológica. Já com os carrinhos, cadeiras de carro e ovo, muitos não sabem que a vida útil desse material é no máximo de 5 anos, quando guardados em boas condições. Se não conhecemos quem vende como temos a certeza que aquele ovo tem apenas 1 ano de uso em vez de 4 anos? E vale a pena colocar em risco a segurança de um filho por isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo a lógica porque pensava assim quando procurava casas e via as das retomas dos bancos. Em relação a roupas e outros objetos não me faz qualquer impressão. Quando compro novo por vezes também penso em que condições trabalham as pessoas (muitas vezes crianças) dos países subdesenvolvidos onde são feitas. Há sempre um lado negativo de tudo! E para mim pesa mais o estado em que vamos deixar o planeta para os nossos filhos e por isso prefiro reutilizar, claro que a poupança também pesa

      Eliminar
    2. Compreendo e partilho a sua preocupação com as cadeirinhas auto, que de facto têm um tempo de vida relativamente reduzido. Mas aparte esse item, todos os outros são passíveis de ser comprados em segunda mão, mesmo carrinhos de bebé.
      E eu penso sempre que um dia também eu vou por coisas do meu filho no olx. E vão ser coisas, algumas, que estão quase novas porque ele pouco as usou, e que merecem uma oportunidade; outras foram usadas, mas ainda estão "prontas para outra volta" - sortuda da criança que brincar tanto e fôr tão feliz naquelas botas de borracha e impermeável como foi o meu filho!
      Também as coisas novas já passaram por muitas mãos... Prefiro, francamente, mil vezes comprar coisas em segunda mão de uma marca com consciência, do que novas das baratas, porque essas eu SEI que foram feitas em condições de trabalho que eu não gostaria de ter, e nem gostaria que os meus filhos tivessem um dia.
      E sim, as preocupações ecológicas são muito reais para mim. Tudo o que eu compro em segunda mão são duas peças a menos que vão para o lixo (a que não comprei, e a nova que acabei por comprar), são recursos e água e pesticidas e gasolina e tantas outras coisas mais que eu poupo. Um dia, é o meu filho que vai ter de viver neste planeta. E naquilo que eu puder, vou ajudar a cuidar dele. Por ele.

      Eliminar
  3. Tenho duas filhas e para começar vendi o trio que usaram as duas no espaço de três anos por 200€! E estava mesmo como novo. Estimei o bem e antes de o entregar, desmontei todo e lavei todas as peças têxteis e acessórios. A senhora adorou! Até ia na caixa original porque tinha tudo guardado na arrecadação. Um trio da bebeconfort que me custou 500€ vendi por 200€!

    ResponderEliminar