11.29.2017

Ligaram-lhe da escola a dizer que a filha não conseguia andar!

Tinha marcado ontem um encontro com uma amiga e a filha lá em casa. E, quando enviei mensagem a confirmar, ela respondeu-me (ofegante) que não poderia ser porque lhe ligaram da escola a dizer que a filha não conseguia andar e não tinha batido em nada nem se tinha magoado. 

Quando o meu telefone toca e é da escola já me apetece falecer, imagino se me dissessem uma coisa dessas. Não estamos equipadas para saber lidar com isto (ou estamos?). 

Falei com uma colega minha do trabalho (Catarina) que me explicou que, na família dela, tanto ela como a irmã já tinham tido esses sintomas: na irmã era porque algo ali estava inflamado e passou com gengibre (fazer uma boneca de pano) na coxa  mas, no caso dela, era um parasita que ainda tinha ficado alojado no corpo dias depois do antibiótico - algo do género que não somos médicas. 

Perguntei se precisava de alguma coisa e tentei acompanhar a história sem ser metediça ou sem obrigar uma mãe stressada e preocupada a responder a pessoas no whatsapp. E, ao que parece é uma Sinovite Transitória da Anca

"Na maioria das articulações do nosso corpo, para se poderem mover livremente, possuem líquido no interior, chamado líquido sinovial. Esse espaço contendo líquido é revestido por uma membrana, designada membrana sinovial. A palavra sinovite significa inflamação da membrana e líquido sinovial. Assim entende-se facilmente o que é a sinovite transitória da anca – uma inflamação transitória da articulação da anca."


Decidi contar-vos isto porque da mesma maneira que falar das convulsões da Irene já ajudou uma amiga minha a lidar melhor com a primeira convulsão febril da Irene, também este post poderá acalmar o vosso coração se vos acontecer algo do género ou alguém que conheçam. 

Já esta diagnosticada a pequenita e agora ficará boa num instante (mais ou menos que pode ser um mês  a ser levada ao colo de um lado para o outro, sem poder ir à escola). Força meninas! 


O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :)
a Mãe é que sabe Instagram

9 comentários:

  1. A minha filha tb já teve disso, embora sem sintomas tão graves. Falei disso no meu blog - http://avidadagorduchita.blogs.sapo.pt/sempre-a-aprender-6803 - também para servir de informação a quem me lesse. :)

    ResponderEliminar
  2. A minha filha teve tal como descrito acima pela Gorduchita no inicio do mês.
    Gritava com dores, 1º numa anca, no dia seguinte na outra.
    3/4 com a medicação passou.
    Mas é aflitivo vê-los a mancar e arrastarem-se (literalmente) e a pedir ajudar para se mudarem :-(

    ResponderEliminar
  3. Olá! Parabéns pelo blog Joanas! As melhoras para a pequena! Aproveito para divulgar o site http://www.omelhordomundo.org/ , escrito por médicos portugueses com informação útil e actualizada sobre saúde infantil e juvenil. E para divulgar esta pequena bíblia sobre saúde dos 0 aos 80, que se pode descarregar em http://www.apmgf.pt/websites/apmgf/publicacao.html?id=216 . Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Por aqui acordamos um domingo em que a princesa não andava, chorava e mal conseguia colocar o pé no chão. Nunca eu tinha ouvido falar disso. São as vulgarmente chamadas dores de crescimento. Urgência com ela, sempre a tentar q pelo menos desse um passo e nada.... deitou se tão bem e de manhã isto? Depois deste episódio houve outro mas mais leve. Dizem q pode ser até aos 6 anos e depois voltar na adolescência.

    Beijinhos

    Ana Brito

    ResponderEliminar
  5. Olá! Tive isso 2 vezes em miúda, uma delas tive que ficar internada no hospital, com as pernas presas numa posição superior à do corpo (terrível para uma criança com energia que só queria brincar e pular!). E aqui estou eu, a andar e a correr normalmente, todos estes anos depois :)

    ResponderEliminar
  6. Aconteceu me o mesmo com o meu filho, no caso fui eu que reparei que ele estava a cochear, quando o fui buscar a escola, estava super bem disposto, sem dor, mas a cochear, como enfermeira fiz logo mil filmes na minha cabeça e tracei os piores sinais ( o excesso de informação às vezes e tramado), no fim também foi diagnosticado com uma sinovite transitória da anca

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que não é nada de sério mas força para essa mãe que vai ter um mês daqueles!

    ResponderEliminar
  8. Ser mãe é mesmo andar com o coração nas mãos o tempo todo :/
    As melhoras para a menina e força para a mãe.

    ResponderEliminar
  9. A minha S. Teve no pulso por causa de uma otite.... não mexia a mão...

    ResponderEliminar