11.15.2017

Stressam muito de manhã?

Eu stresso. 

Como é o início do dia em que já sistematizei tudo aquilo que quero fazer, a manhã parece-me uma espécie de obstáculo para começar a aliviar a minha ansiedade. Tenho de enviar aquele mail, redigir aquela proposta, ainda tenho aquela reunião, não me posso esquecer de ir buscar as botas da Irene... e, entretanto, está a Irene a dizer que não quer usar aquela camisola, mas outra. Ou que o iogurte não era aquele, ou que quer que eu brinque com ela na cama. Tudo me parece um obstáculo. 

Um dos truques que comecei a apreciar foi acordar mais cedo. Deito a Irene a horas porreiras e ela acaba o sono mais cedo e podemos gozar a nossa manhã com calma (e eu posso gozar a minha noite mais à vontade). 

Também é possível sermos só nós a acordar mais cedo e adiantarmos tudo o que pudermos enquanto eles dormem para, quando acordarem, temos só tempo para eles, mas no meu mundo real, isso não acontece. 

Podemos, porque não, deixar o máximo de coisas possíveis preparadas no dia anterior como o lanche (se não tiver coisas frescas que se estraguem), a roupa para o dia seguinte, etc. 

Descobri ainda num blog (só poderá ser o da Catarina Beato porque não leio blogs - how ironic -  no geral) o truque dos 5 minutos para lidar com a hora do caos. A Catarina aplica muito o truque para o final do dia por ser especialista nas manhãs, como diz. Eu acho que, de manhã, também faz muito sentido.



Apertar e abraçar a Irene. Poder observá-la e senti-la relembra-me de quais são as minhas verdadeiras prioridades e relativiza os e-mails da trampa ou que, afinal, se não for buscar hoje as botas, até poderei ir amanhã.

O meu objectivo (que consigo cumprir 99% das vezes, mas ela ainda só tem 3 anos) é um início de manhã sem nervosismos, gritos, ameaças ou recompensas. E, no cenário mais perfeito de todos, ainda aprecisar a amanhã e aproveitar para começar bem o dia.


Coisinhas giras: 

Fotografia - Joana Hall




O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :)
a Mãe é que sabe Instagram


3 comentários:

  1. Eu também...
    Anónima Catarina

    ResponderEliminar
  2. Digo mais vezes do que gostaria, "despacha-te" :-(

    ResponderEliminar
  3. Eu sou das que acorda mais cedo para tomar banho e pequeno almoço antes de acordar os miúdos. E sabe-me muito bem tomar o pequeno almoço em silêncio sossegadinha da vida. Depois de os acordar, só me dedico a eles. Enquanto eles comem preparo lancheiras e muitas vezes há tempo para lhes contar uma história enquanto estão à mesa. Depois, trabalho de equipa - eles vestem-se enquanto eu me visto e lavo os dentes, depois lavo a eles, calçar casaco mochila e saímos. Eles acordam às 8h e saímos de casa pelas 8h45.

    ResponderEliminar