11.18.2015

Quando se faz o desfralde do trocador?

Bem sei que a palavra desfralde não é para ser aplicada a trocadores, mas... é um pouco isso que sinto. Nós temos aquele trocador mais básico do Ikea, com um daqueles colchões insufláveis e as capas azuis e vermelhas dos corações. Sinto mesmo que é o suficiente. Mais fácil que isto só usar uma secretária que já tivéssemos em casa ou uma cómoda. Aconselho.

Agora... a Irene está a ficar demasiado grande para o trocador. Já bate com os pés na moldura de madeira e, quando se mexe, aquilo abana tudo. Como fazem vocês, mães, para trocar as fraldas sem ser no trocador? Em cima das camas? Blergh. Blergh, só porque tenho gatos e eles gostam de deixar rasto capilar em todo o lado (e também porque me custaria mudar um edredão todo por causa de um mini acidente). 

É agora que se compram as fraldas cueca e isso pode-se mudar em pé? Já mudei algumas em cima da cama dela, mas como temos a cama no chão, tipo Montessori (num estrado, para ser mais exacta), não me parece muito prático...

Posso dizer-lhe "limpa-te!" e ver o que acontece? 

A minha bebé está a crescer... 




28 comentários:

  1. O ideal é mudar no mudador até deixar as fraldas :)
    Não te preocupes muito.
    Os 2 anos vão chegar logo, logo e com eles o desfralde a sério.
    E deixas de ter esse dilema.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um trocador desses e tirei a ripa de madeira dos pés ahah

    ResponderEliminar
  3. A minha vai a caminho dos 26 meses... Não lhe consegui fazer o desfralde no Verão, embora já diga bem xixi, coco, e na creche áàs vezes faz as necessidades no penico, mas em casa nem o aquece. Continuo a mudar-lhe a fralda no trocador, muito por causa da minha coluna. Mas ela ainda cabe lá, pois é grande, é daqueles que dá para por a banheira (mas nunca lhe dei lá banho). era da minha prima, já tem 18 anos. :)

    ResponderEliminar
  4. Joana, onde comprou o estrado para por no chão? Não têm pernas certo?
    Quanto ao trocador não posso ajudar porque o meu bebé é mais novinho que a Irene e eu já tenho esse dilema...
    Mas aconselho os resguardos descartáveis, os de bebe mas também os para incontinência que são enormes e baratos (falo dos do continente) e previnem acidentes. Mas há que ter cuidado pelo menos aqui em casa a gata apanhou um e achou que podia fazer daquilo uma casa de banho :)

    ResponderEliminar
  5. Também continuo no trocador... mas o meu trocador é a parte de cima de uma comoda (também da loja sueca)... Não tem essas madeiras para magoar...

    ResponderEliminar
  6. A Lara tem 20 meses e ainda uso o trocador normal. Está a ficar pequeno mas... não sei até quando vai dar.
    O facto é que não estou nada motivada a tirar-lhe a fralda e andar de esfregona em riste pela casa toda. Acho que vou guardar para o verão.

    ResponderEliminar
  7. Por aqui mudamos a fralda onde calha. Colocamos o colchão insuflável em cima de uma cama, do sofa, de uma mesa ou mesmo no chão. O que interessa é mudra a fralda.

    ResponderEliminar
  8. Acho que depende de onde tens o trocador. A minha filha já tem 32 meses, já não usa fralda desde pouco depois de fazer os dois anos e ainda temos o trocador na casa de banho ao pé do quarto dela. Dá-nos jeito para lhe colocar creme, etc depois do banho... mas só mesmo para isso :-) beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    O meu filho fez 3 anos em Setembro e continuo a usar o trocador do IKEA (deve ser o mesmo que o seu) e efectivamente para poupar as minhas costas tenciono continuar a usá-lo enquanto o peso permitir. neste momento tem 15 kilos. Não utilizo já para troca de fraldas, mas para vestir depois do banho etc.
    Atenção com as fraldas cueca, pois estas não têm a mesma absorção das outras.
    É preciso é ir com calma, deixar acontecer, quando está certa das suas decisões e escolhas não precisará de questionar!
    De qualquer forma os seus posts são sempre fantásticos :)

    Um beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  10. Pode mudar em cima da cama, mas utilizar um resguardo descartável, evita os acidentes menos desejados e pode guardar em qualquer lado para ter sempre à mão. Existem de várias marcas e tamanhos. Ainda uso o trocador porque a minha bebé tem 10 meses, mas noutras situações fora de casa uso assim.

    ResponderEliminar
  11. Lá em casa usamos esse mesmo trocador nos dois até deixarem as fraldas, basicamente só lá ficava o tronco porque as pernas já não cabiam, mas o rabiosque ficava lá que é o que interessa na muda da fralda. Abençoado dinheiro gasto num trocador devia fazer parte do pack, bebe não devia vir ao mundo sem trocador... e sling. Não imagino o que é passar 2 anos ou mais a trocar fraldas em cima de uma cama, ai as minhas costinhas, dói só de pensar.

    ResponderEliminar
  12. O trocador cá em casa é uma cómoda (aliás duas encostadas, que dá mais espaço e arrumação) da mesma loja sueca e de sua referência Malm... As de 3 gavetas. Colchão em cima e fico com espaço para caixa dos toalhetes, caixa com fraldas e local para a roupa que vai ser usada, tudo ali à mão de semear! E como são duas cómodas, tenho logo por baixo 6 gavetas cheias de roupa e tralhas dela.
    PS - comprar duas em separado ficou mais barato que a opção de 1 cómoda com as 6 gavetas... Nunca percebi porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estranho Inês.parece q esta a descrever o quarto dá.minha princesa.lol.2comodas mas não malm. Roupa do dia a seguir,sapatos e a cesta das.meias. E 6 gavetas cheias de roupa.ahah.MT bom

      Eliminar
    2. Ainda pensei em trazer o trocador da gama do berço, que também obviamente veio da mesma loja!!! (E o tapete, e as cortinas, e as prateleiras, e o mítico Panda e outros peluches! ehehehe). Mas achei que as cómodas eram suficientes! Ando para ir buscar outra igual! LOL Raios da miúda já deve ter mais roupa que eu e já me vejo aflita para enfiar tudo lá! Tenho um roupeiro no quarto dela, que está por conta dos casacos de inverno da mãe e do pai! Por isso, a arrumação dela ainda é mais limitada! Ap(e)rtamentos sem arrumação são tramados!!!!

      Eliminar
    3. Olá mãe estava a pensar fazer o mesmo,comprar duas cômodas dessas,mas surge me uma questão...n fica aflita das costas sendo que o bebê fica de lado??e a altura da cômoda é suficiente ou é melhor comprar as de 4 gavetas??obrigada

      Eliminar
    4. Olá boa noite,estava a pensar fazer o mesmo,comprar duas cômodas dessas e a esponja para mudar a fralda mas surgem me duvidas...a mãe n fica aflita das costas sendo que o bebê fica de lado? e a altura é suficiente ou é melhor comprar as de 4 gavetas??obrigada mãe

      Eliminar
  13. No desfralde do trocador não te posso ajudar que a minha Laurinha só tem 4 meses (quase 5). Mas tal como já referiram aqui, investe nuns resguardos descartáveis. Tens das marcas próprias dos principais supermercados e são óptimos. É assim que eu faço quando mudo as fraldas em cima de uma cama. E cá em casa também moram dois gatos ;)

    ResponderEliminar
  14. Eu mudo em cima da cama. Como é alta não tenho que me inclinar muito, o que por si já é uma mais valia. Quando ele era realmente bebé também tinha um trocador desses do IKEA, mas já o arrumei faz muitoooooooo tempo....já não fazia sentido. Até agora com 15 meses tem corrido bem,sem ter que mudar o edredom :)

    ResponderEliminar
  15. A Mia tem 29 meses e ainda mudo lá (é uma cómoda Malm de 4 gavetas com o colchão insuflável do Ikea).. caso contrário ela foge-me. É grande para a cómoda, mas andar a correr atrás dela quando mudo a fralda é bem mais difícil! :)

    ResponderEliminar
  16. A Lara faz 2anos no sábado e sempre mudei em cima duna cômoda e vamos continuar até pq ainda está na cama de grades.qdo mudar p cama.normal isso muda tb.mas ela já há mês e meio q anda a fazer o desfralde por iniciativa própria.tb preferia o verão.mas esta miúda tem mta vtd própria.lol.

    ResponderEliminar
  17. O meu filho vai fazer 4 anos em Março pesa 15kg , já não usa fralda há um ano e tal mas os pais ainda não fizeram o desfralde o trocador igual ao seu !:) Na verdade as minhas costas não anseiam esse dia, e a cama até é alta, mas o trocador é mesmo perfeito! !!

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao trocador desfiz-me dele aos 18 meses do Lourenço e comecei a mudar em cima da cama com um resguardo sempre à mão. Em relação à fralda cueca, sinceramente acho que são a coisinha mais sem jeito que existe. Não é bom para nada, nem para colocar nem para o desfralde porque eles nao percebem a diferença entre ter fralda e ter fralda cueca.

    ResponderEliminar
  19. A minha também batia com os pés e magoava-se muito, o que fiz foi, comprei outro colchao insuflavel de trocador e (a ver se me faço entender) coloquei um por cima do outro mas ao contrario, de maneira a ter uma almofada na cabeça e nos pes e não insuflei a lateral do colchao de baixo. resultou :D

    ResponderEliminar
  20. Eu deixei de usar o muda fraldas cedíssimo. Não me lembro quando, que isto memória de mãe - ainda por cima grávida - é pior que a memória da Dóri peixinho - mas deixei de usar muito antes dos 2 anos, acho que é quando eles deixam de ser bebés e começam a ficar pesados para os alancar para cima do trocador. E é quando começo a usar a fralda cueca.

    ResponderEliminar
  21. Tirei o trocador do ikea este fds... ela passava a vida a bater lá com os pés e cabeça... e tirei a cama de grades pra um no chão, caixote com estrado e colchão... Fiquei só com o mudador de encher, do ikea, e coloco me cima da cama, fico de joelhos e pronto, é assim... está a crescer mesmo,,, 15 meses hoje! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda, posso perguntar onde comprou o caixote com estrado?

      Eliminar
  22. Eu vou alternando entre o trocador (Ikea, pois claro) e a nossa cama. Claro que este fim-de-semana ouvi "uma boca" do meu marido sobre o sítio onde vou limpando o cocó da miúda. Isto porque, às vezes, é tanto que não há resguardo que aguente e lá passa um bocadinho para o edredón da nossa cama. C'a nojo, eu sei. Vai daí, hoje mudei-lhe a fralda no trocador, e tenciono fazê-lo nos próximos tempos. Pensando bem, é melhor para todos: para as minhas costas e para o bem estar familiar ;) Ah, a Sofia tem 9 meses.

    ResponderEliminar