2.02.2015

Colo? És a minha mãe, por acaso?

Eu sabia que este dia ia chegar. No fundo, no fundo, eu sabia. Durante 9 meses, a Isabel ia com todos, salvo seja. Família, amigos, amigos dos amigos, o colinho de todos era bem-vindo.


Agora? Parece que está a ser raptada. Colinho só o da mãe, do pai, da avó Béu e das educadoras. Ui, ui, que ela vira fera! Agora já faz uma selecção apertada, consoante o vínculo que criou com as pessoas. Claro que depois os outros avós e os tios ficam cheios de pena, mas é a vida. Assim à distância está tudo muito bem, sorri para todos os desconhecidos que se metam com ela, mete-se com toda a gente, agora confianças dessas? Nem pensar. Só ao fim de umas boas horas de ambientação é que a conseguem conquistar e nem sempre!

Não sei se são como eu, mas adoro que a minha filha seja sociável, que digam que é simpática e sorridente. Sinceramente, custa-me ver as reações das pessoas e ter de estar a justificar "ela faz isso com toda a gente agora, não é por seres tu". Por um lado, adoro ver que é em mim que ela confia e que é de mim que ela precisa, mas espero que ela não esteja sempre de volta das minhas saias, porque acho um piadão a crianças bem-dispostas, dadas e cheias de lata.

Espero que isto, tal como todos dizem - e os livros -, seja apenas uma fase, um marco no desenvolvimento psicológico e emocional da Isabel. 

Também acontece(u) convosco?

2 comentários:

  1. Olá! A minha filha também era assim! Primeiro não estranhava ninguém, depois quando passeava com ela (no pano/sling) ela sorria a toda a gente, mas não ia para o colo de ninguém e agora, com um ano e meio, depende dos dias!!! Continua super sociável, sempre com um lindo sorriso mas vai para o colo de apenas de quem quer... olha...pela altura do natal, estava eu no café com a minha mãe e ela pediu colo ao dono do restaurante, que nunca o tinha visto na vida! Até fiquei um bocado sem jeito, mas o senhor pegou!!! Mas também já rejeitou/estranhou colos de todas as formas e feitios...agora tá na fase que seja de manhã, tarde ou noite, quando encontra alguém diz "bo tade" que quer dizer, claro está, boa tarde =)

    ResponderEliminar