5.29.2016

Que roupas compro para o meu bebé de 0 a 3 meses?

Claro que isto vai depender daquilo a que estiverem acostumados e, principalmente, do estilo de vida. No meu caso, não acho necessário, nem tenho grande gosto em vestir um recém-nascido com roupa de rua e, aparentemente, menos confortável que um babygrow e, por isso, prefiro investir em babygrows do que em coisas mais complicadas para mudar a fralda ou que me dêem vontade de chorar caso haja um cocó mais maroto (que é o mais provável) - bem, esta frase é tão grande que, se fosse para eu dizer na rádio, ficava sem ar. 



São só dicas de UMA mãe. Todas as que lerem, acho que seria giro se dessem o vosso input nos comentários para haver opções para quem leia. 

0 meses: 

- Já vos disseram de certeza que esta roupa não vai durar muito tempo - se tudo correr pelo melhor. Convém sempre comprar para eles estarem mais aconchegadinhos nos primeiros tempos e até - bater na mesa - caso nasça antes do tempo e, por isso, mais pequenino. Compraria (ou, neste caso, mendigaria às visitas): 

- 4 babygrows

- 4 bodies

- 1 gorro 

- 5 babetinhos 

- 1 mantinha de algodão ou polar (consoante o tempo, para cobrir o ovinho nos passeios).



0 a 3 meses: 

- Principal: o bebé estar o mais confortável possível e ser muito fácil trocar a fralda porque é 50% do trabalho com um recém-nascido. 

- 10 Babygrows com molas à frente e não atrás (os outros baralham-me toda, mas há quem diga que dá mais jeito). Além de que agora põem-se os bebés a dormir de barriga para cima e, por isso, convém que as molas estejam para cima também. Compraria uns 10 (ou pediria emprestado) porque lavar a roupa nestas alturas não é algo que nos apeteça fazer com grandes timings. Bom, lavar tem que se lavar logo, mas passar... fica para depois. Eles sujam IMENSO os babygrows, imenso, desde cocó a bolçar.

- 10 Bodies com aberturas grandes para a cabeça, de maneira a que dê para tirar tanto por cima como por baixo. Aqui apostaria também nos 10. Penso numa semana e mais uns, vá. 

- 5 Leggins com pézinhos, ou lá como se chame. Depende muito do mês em que o vosso bebé nascer, mas às vezes convém por mais qualquer coisa por baixo do babygrow e collants nem sempre são 100% de algodão. Aqui compraria menos. Acho que nem sempre é necessário. Compraria umas 5. Depende do tempo, depende se os babygrows forem de "veludo" ou só de algodão. Depende de muita coisa. 

- Um gorro - Imprescindível caso se saia à rua, para estarem mais protegidos nas orelhinhas e até porque é por onde sai a maioria do calor. 

- Dois conjuntinhos bonitos - Sempre tendo em atenção a questão da fralda e do conforto, claro. Ah! E também ser fácil de substituir as peças por outras caso haja acidentes. Isto vai depender do vosso grau de "cerimónia" e gosto. Pode ser que gostem de ter sempre o bebé vestido quando há visitas para as fotografias. Eu só precisaria de dois, mas eu sou eu. 

- 5 babetinhos para ver se se conseguem salvar algumas roupas com o leite das maminhas que pinga, os bolçados, os vómitos... ;) Por mim ainda serviriam os dos 0 meses. 




*atenção que, se tiverem mães extremosas e sogras amorosas ou ajuda na limpeza de tudo e não se importem de ter a casa com gente nestes dias - eu importava-me imenso - compram menos porque lava-se mais. ;)

33 comentários:

  1. Acho a tua lista excelente. Também apostei mais nos babygrows mas fiquei cheia de dúvidas em relação aos bodies. A minha filha nascerá no final de junho e só tenho bodies de manga comprida porque dizem que é conveniente os recém nascidos terem mais roupa que o normal mesmo no verão. Mas, quando ela tiver uns 2 meses já deve poder usar manga curta, ou não?
    Estou realmente confusa em relação a isto porque a minha filha de 2 anos é muito calorenta e, mesmo no inverno, se tive roupa a mais sua imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os bebes devem se vestir como cebolas, ou seja com camadas, precisamente para o caso de terem calor tirar. se o bebe transpirar no pescoço atras tem calor, estar quente é normal mas a transpirar não. os bebes no primeiro mês devem estar mais protegidos sim mas se tiver muito calor podem estar com rupas mais leves. idealmente o bebe deve ter mais uma manga que a mae ou seja se estamos de manga curta eles devem estar de manga comprida. se estamos de manga comprida eles devem estar de manga comprida e um casaco se estamos de manga cava então devem estar de manga curta. mas como em todos os bebes é uma questão de se ir vendo as necessidades do bebe. o mesmo se passa com os bebes de verão e a questão da agua o leita materno tem agua sim mas se o bebe for muito preso de intestinos e os dias estiverem quentes devem beber agua extra ao leite. espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Olá! Vou dar a minha opinião de mãe muito massarica ;) uma boa aposta para os meses quentes será teres dois dois, podes vestir babygrows de algodão de manga comprida, porque há dias ventosos e noites frias, por baixo poderás vestir bodys de manga curta. Por exemplo se a bebe suar muito dos pés podes não vestir as calcinhas. Uma opinião de uma mãe massarica beijinhos

      Eliminar
    3. Fui mãe no final de Junho de 2013. No Algarve! Ao 6dia já ela andava de Bodie de manga curta. Umas vezes ainda vestia calça de algodão, mas a maioria das vezes era apenas Bodie e peúgas. E mesmo assim tinha calor. No 2 dia no hospital as enfermeiras mandaram tirar o babygrow e deixar de Bodie. Por isso, compre de tudo 1 pouco e veja como reage o bebé.

      Eliminar
    4. Olá, muito obrigada pelas respostas. Vou comprar alguns bodies de manga curta porque só tenho de manga comprida e, de facto, faz sentido ter os dois para o caso de estar muito calor. Beijinhos :)

      Eliminar
    5. Fui mãe de uma menina em Junho de 2015 ... os bodies de manga comprida que comprei nunca os usei, calcinhas de algodão nem cheguei a comprar e também nunca fizeram falta :)
      Confesso que quando comecei a fazer compras fui na conversa de "os bebés têm muito frio", mas ainda estava gravida quando uma amiga mãe de 2 filhos me disse uma frase que fiquei a pensar: se tiver 30 graus para o bebe não está 20 ...
      E na maternidade perguntei à enfermeira e ela disse-me não agasalhe demasiado a bebe, estamos no verão está calor, os bebes também sentem calor, o ideal é terem mais uma camada que a mãe, por exemplo se estamos de manga-curta o bebe deve estar de manga comprida.

      Eliminar
    6. Vai depender muito do clima, mas não convém expor o bebe a muito calor, e muito menos a sol!
      Se estiver em ambientes climatizados, e forem passear em horas mais frescas eu diria que um bebé 2/3 meses nunca andará muito ao leú

      Eliminar
  2. Olá! Adorei a lista, excelente!! Já agora uma ajudinha, a minha bebé nasce em Agosto! Estou a pensar vesti-la com babygrows de manga comprida com body interior de manga curta. É pouca roupa?? Deram me alguns babygrows de veludo, será muito quente?? Help!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha nasceu na primeira semana de Setembro do ano passado e nunca usou babygrows de veludo antes de meados de Novembro, inícios de Dezembro. São muito quentes. Nos primeiros tempos vestia body de manga comprida com calcinhas com pés (esses "leggings que a Joana descreve) e para sair babygrow de manga comprida e body de manga curta (sem calças por baixo), mesma coisa para dormir. Chegou a usar duas vezes manga curta quando tivemos de sair, mas porque estava muito calor e o ovo aquece imenso.
      Espero ter ajudado.
      Lili

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Ajudou imenso! Felicidades!:)
      Filipa

      Eliminar
    3. De nada. Depois, tudo depende da temperatura dentro de casa, mas confie no seu instinto (porque certamente vai ouvir muitas vezes que a bébé tem frio, que tem calor, que isto e que aquilo) e se estiver com dúvidas, coloque a sua mão nas costas dela (na zona do pescoço) para verificar a temperatura do corpo. Vai correr tudo bem. :) Felicidades para si também!
      Lili

      Eliminar
  3. Também tive esse receio :')a minha filha nasceu em Agosto e acabou por andar como nós, de conjuntos fresquinhos. Manga curta e só para dormir vestia babygrows pq de dia fazia muito calor :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu só não uso babygrows ou calças com pezinhos (a não ser para dormir) porque ando com o bebé no sling todos os dias e é menos confortável para ele

    ResponderEliminar
  5. Olá, olha por aqui a minha bebé nasceu no princípio do inverno, vivo numa moradia no Alentejo e isso muda muita coisa, no entanto quando nasceu adivinhava-se pequena, também comprei alguns zeros e sim a pequena deu-lhes muito uso. Ganhamos alguma roupa de rua para 3 meses, mas sinceramente não teve uso algum. Babygrows foram a palavra de ordem. Gorros não usamos, botinhas também não, e casacos também não. Só agora aos 6 meses já veste alguns conjuntos e faz-me mais sentido pelo facto de existirem dias mais quentes. Venha o verão para vestirmos os macacões com manguinhas e a abrir entre pernas. O que interessa é que estejam confortáveis e não transpirem demasiado pois isso é que estraga tudo. Vão ter ter tempo para vestir roupa como gente grande! ;) beijocas

    ResponderEliminar
  6. E como acessório, as tradicionais fraldas de pano.

    ResponderEliminar
  7. Fui mãe a primeira vez à 2semanas. Deram me imeeeeensa roupa 0-3meses. Nao comprei nada recem nascido porque nas ecos sempre me disseram que ia ser um bebe grande. Afinal nasceu com 2.990kg e 48cm, ou seja, so tinha um ou dois new born que a minha mae me tinha oferecido. La fomos as compras e tenho à volta de uns 10 babygrows e mais uns 3conjuntinhos camisola e calças tipo pijama e uns 10bodys. E vejo me aflita porque todos os dias suja pelo menos 2!!! A mudar a fralda faz sempre uma surpresa e bolsa imenso. O que vale é que a minha mae me ajuda com a roupa.
    Gorrinhos ate perco a conta de quantos tenho, und maiores e outros mais pequenos. Estou em inglaterra e aqui nao ha calças com pezinho mas tenho imensas meias.
    As casas aqui sao quentes entao ele anda so com um babygrow e body.

    ResponderEliminar
  8. Em relação aos bodies, pensando apenas nos meses iniciais, para mim faz mais sentido usar bodies tipo kimono, sem necessidade de os enfiar pela cabeça. Acho muito mais fácil para nós que os vestimos e muito mais confortável para os bebés :-)

    ResponderEliminar
  9. A nascer no final de Junho apostava mais nos bodies de manga curta! Não é conveniente sobreaquecer o bebé com o risco deste desidratar. Pode ter uns babygrows de manga comprida para as noites ou dias mais frescos. Pense no que veste em cada altura do ano e acrescente uma camada para o bebé.
    Quanto à lista da Joana está óptima! Mas esta é apenas a minha modesta opinião de mãe de 2 ��

    ResponderEliminar
  10. Realmenr cada caso é um caso... a minha filha nasceu no fim de Junho e usava babygrows de algodão para dormir, com bodie de manga curta. Durante o dia não lhe vestia babygrow porque, apesar de nascer de 39 semanas nasceu com peso de prematura, os babygrows ficavam a nadar e estava tanto calor nesse ano que apostei mesmo em conjuntos frescos. O meu principezinho nasceu em.pleno inverno e aí sim babygrows de veludo com bodie e calcinha de algodão, mas só para dormir... adorava vê-los vestidos con roupinhas fofinhas pois passa tão rápido... sim, sobrava trabalho para mim, mas... eles são bebés durante tão pouco tempo....

    ResponderEliminar
  11. Olá, sou mãe de dois e sempre apostei muito nos babygrows. Acho que são mais práticos e confortáveis para os bebés para os primeiros 6 meses, sempre com os bodys por baixo. Tanto de verao cono de inverno. E há babygrows tão giros... �� ��

    ResponderEliminar
  12. Pois eu, que serei mãe pela primeira vez em outubro, vou fazer como as inconscientes: vou seguir o meu instinto :-)
    Tanta gente a dar-me palpites e com tantas certezas absolutas só me faz cada vez mais acreditar que ninguém mais além de mim saberá o que é melhor para o meu filho (eu sei, já me estão a julgar uma tola).
    Assumo que não sei nada de roupas para bebés, só sei que não quero exagerar nas quantidades e que, lá está, na hora certa o meu instinto me vai dizer o que falta.

    ResponderEliminar
  13. Um comentário totalmente diferente por aqui: o Tiago nasceu no fim de março e durante o primeiro mês só usou roupinha confortável de bebé porque mais nada lhe servia de tão pequeno. Alternamos entre babygrows e conjuntos de calça e camisola. Nunca usou calças interiores porque sempre foi encalorado. A partir dos dois meses começou a usar conjuntos de rua e até calças de ganga (em casa usava calças de algodão claro). E andava de manga curta e calções consoante o calor - e olhem que eu sou muito friorenta mas o meu filho não sai a mim. Para mim a dica de ter mais uma camada que os pais não serve se não a criança fica cheia de calor!!
    Já o sujar, o Tiago não sabia fazer coco sozinho por isso não tive esse problema - tive-o depois a partir dos 4 meses e com muita alegria! Antes lavar a roupa do que ter de estar sempre a ajudar o nosso bebé a fazer as necessidades. :)

    ResponderEliminar
  14. Por aqui para a primeira filha foi babygrow até aos 3 meses até porque nasceu a 19 de Dezembro e estava um frio que não se podia! Até para ir as consultas ia de babygrow. Agora vai nascer em Setembro e estou um bocadinho à nora sem saber se compre mais quente ou fresco, o mais certo é apostar nos dois e depois ver comsoante a necessidade. Entretanto desta vez optei também por macacões de algodão (no fundo sao babygrows sem pés mas sem aquele estilo pijama)! Encontrei uns muito giros. De resto tudo roupa confortável, eles não precisam de gangas, e roupas chatas de vestir e despir... Tudo que querem é sossego pobrezinhos e verdade seja dita nós também!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alo! Também vou ser mamã em Setembro e das primeiras coisas que pensei foi, o que raio veste um bebe de Setembro? Mês de transição entre Verão e Outono? Ando a apostar também nas duas coisas, mas confesso que tenho coisas mais para o quente do que frescas. Nos comentários acima li imensas referências a bodys de manga curta e não tenho nem um -_- bahh
      E quantidades??? Onde encontrou os macacões sem parecerem pijaminhas?
      Beijinho

      Eliminar
  15. desafio: o mesmo post/tema, mas escrito pela JPB! Rio só de imaginar o grau de oposto!! :D
    (eu sou pelos cueiros e pela mesma razão: pelo prático que é, especialmente para mudar a fralda. não uso babetes - para as bolçadelas uso fraldas de pano - a não ser que as golas sejam consideradas uma espécie de babete! ;))

    ResponderEliminar
  16. Também fui nessa do "não compres roupa tamanho 0, que não vais usar...", "pela eco, ela vai ser grande"...
    Por descarga de consciência, tinha 3 bodys e 3 fatinhos... E a miúda nasceu com 3,180kg, e 48 cm. Não sendo um bebé pequeno, também não era grande. E não tinha roupa suficiente para ela, porque o tamanho acima era imenso para ela... No dia em que nasceu, lá foi a avó às compras...
    Nunca fui de a vestir com babygrows, a não ser como pijama. Durante o dia, vestia vestidos, cueiros, calças de felpa de ganga, jardineiras, camisolas, ... Aos 3 meses vestia-lhe uma canadiana igual à minha, da benetton!! :D

    ResponderEliminar
  17. A minha nasceu a 10 Agosto e so tinha babygrous de algodão por causa dessa história de que os bebés tem sempre frio. No dua 29 a prima fez 1 ano e estava tanto calor que a miúda até suava, a minha cunhada vestiu-lhe um cambre da minha sobrinha e eu achei que awuilo dava muito jeito. Acabei por comprar e deu jeito pois foi um verão super quente.

    ResponderEliminar
  18. A minha filha nasceu no final de Agosto e enquanto esteve bom tempo andou sempre de bodie de manga curta e sem meias. Quando estava a dormir, tapava-a até ao peito com uma manta fininha. Nos bodies também acho melhor com molas a apertar à frente, quando são muito pequeninos é mais difícil enfiar a roupa pela cabeça, principalmente sem ajuda. Na C&A e na H&M há vários de algodão biológico e baratinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá sou mãe de 4 e aconselho para os recém nascidos os bodies de molas de lado que abrem a frente são muito mais fáceis de vestir. Felicidades

    ResponderEliminar
  20. Qual é a difereça entre um babygrow e um body?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende do sítio onde estamos.
      Aqui em Portugal, um babygrow é um fatinho completo - com mangas e pés. Há polares, de veludo, de algodão. Um body não tem pernas, tem só a parte do tronco (com ou sem mangas) mas aperta também na zona da fralda (para maior suporte e pra não sair do sítio- ficam sempre aconchecadinhos).
      Já quando estive em Inglaterra, vi que elas lá chamam onesies aos fatos completos e babygrows ao que nós chamamos bodies :)

      Eliminar
  21. Mães onde compram babygrows de algodao tamanho 0m fresquinhos para o verão? (E com golinha que eu sou pelas piroseiras)

    ResponderEliminar
  22. nas primeiras semanas acho que daá muito jeito os bodies de cruzar à frente que apertam com molinhas de lado e em baixo, pq eles são muito frágeis do pescoço e facilita imenso.
    gosto dos interiores da HM

    ResponderEliminar