5.23.2016

Casava-me já.


Adoro casamentos. O ritual, as juras de amor, a festa, a partilha. Claro que não acho que estar casado, os papéis, o contrato, tenha peso numa relação e claro que sou muito feliz sem estar casada e continuaria (continuarei) a sê-lo. Mas, romântica incorrigível, tenho esse sonho, desde miúda. Talvez desde as brincadeiras na escola primária (apesar de não me ter casado com o noivo que eu queria... hehehe). E, estando eu a viver a maior história de amor que poderia viver (e agradeço todos os dias o homem que apareceu na minha vida e com quem estou a construir uma família maravilhosa), acho que faz ainda mais sentido celebrar, com aqueles que nos rodeiam, este AMOR. E vim do casamento lindo de sábado com essa vontade ainda mais refinada... Não estão bem a ver o momento em que a noiva dedicou um texto ao marido... que choradeira!

Apesar de adorar mil vestidos de noiva e de me imaginar uma princesa com alguns bem clássicos, até poderia ser com um daqueles compridos rendados da Zara. Flores do campo espalhadas em frasquinhos de vidro. Sangria, bolos de camadas e salgadinhos. Crianças a correrem por todo o lado. Dançar até a sola dos pés ficar preta. Ter a Isabelinha e a Luísa no nosso colo, às gargalhadas, ao som de uma música qualquer. Os amigos, enfrascados, a dizerem babosices. O meu pai a chorar baba e ranho. 

Não preciso de mesas enfeitadas com pratos de porcelana não sei do quê nem copos de cristal. Fogo de artifício nem sapatos de seda. Entrada num carro de alta cilindrada nem lua de mel numa ilha paradisíaca.

Mas preciso de algum dinheirinho, porque sei que - mesmo dispensando muitas coisas - acaba sempre por ficar carote, verdade? Como geriram tudo? Querem dar ideias para "poupar"?

26 comentários:

  1. Olá Joana,

    Casei-me no passado dia 30 de Abril. :) (ainda estou em lua de mel)
    O nosso casamento ficou em 9.000€ com tudo incluído..... para 150 pessoas(pagámos tudo do nosso bolso desde, quinta, a fotografo até ao fato dos noivos)
    Poupámos em:
    - Alianças; (comprámos as alianças a um ourives diretamente, entregámos o nosso ouro que já não utilizávamos e ele fez as nossas alianças com esse ouro);
    - Vestido da noiva; (mandei fazer a uma costureira, super simples e leve, nada de especial);
    - Fato do noivo (Zara, super simples e dá para usá-lo novamente noutros casamentos);
    - Lembranças (apena uma pequena foto da nossa sessão que fizemos antes do casamento, com uma pequena dedicatória nossa)
    - Decoração (Reutilizámos material e fizemos nós próprios a decoração);
    - Quinta (fizemos apenas jantar e ceia. A comida chegou perfeitamente);
    - Cerimonia e quinta tudo no mesmo sítio, por isso não tivemos de gastar dinheiro no "carro";
    - E convidámos apenas as pessoas que são realmente importantes para nós;
    É um dia perfeito.... :) Onde o que importante realmente é o amor que existe ali naquele pequeno lugar..... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo com essas 'poupanças' todas ficou caríssimo

      Eliminar
  2. Arranjei uma quinta linda mas low cost (pq marquei com ano e meio de antecedência) com comida maravilhosa e com marcadores de mesa, ementas etc incluido no preço. Cestas, convites e lembranças fiz com a ajuda de amiga jeitosas para estas coisas. Onde gastei mais dinheirinho acabou por ser no vestido pq queria realmente levar o dos meus sonhos, mas por exemplo, os sapatos foram 10€ na lefties em saldos. Cabeleireiro, unhas e depilação, tenho uma tia q é cabeleireira, logo foi presente dela... Foi à 3 anos e foi um dia maravilhoso. Ainda hoje os nossos amigos recordam o nosso casamento como O casamento. Já tivemos outras pessoas a casarem com toda a pompa e circunstancia e o nosso continua no TOP. beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá, acho que dicas para poupar que utilizei: decoração da igreja simples e dividida com outra noiva, em vez de lembranças, tivemos um caricaturista (n sei se poupámos dinheiro mas poupámos tempo e trabalho), comprei as flores diretamente a uma estufa e fiz o bouquet com a minha sogra (foi muito especial), fizemos jantar e depois n tivemos buffet de marisco (só doces, pratos frios, queijos e ceia) e mesmo assim sobrou tanto... Fizemos nós o placard de mesas (o resto da decoração estava incluída na quinta), convite foi um vídeo que seguiu por email, fizemos o missal num a4 desdobrável- poupou papel, trabalho e dinheiro. Se quiseres detalhes de algo, envia msg pelo blog. Bjs www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, lembrei-me de mais umas coisas: o véu foi emprestado, não levei saiote (o vestido não precisava), a roupa interior e da noite de núpcias não foi das linhas de noiva (mais caras) mas foi dentro dos tons:), o meu marido comprou o fato clássico na Boss mas no Freeport. Bjs

      Eliminar
  4. É só fazer mais uns choradinhos no blogue, e vem tudo à borla, como tem sido apanágio!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso. A parte boa é que não temos de fazer grandes choradinhos, porque as marcas já se aperceberam que ganham em querer trabalhar connosco. Bem-vindo ao mundo da blogosfera, onde, quando se trabalha de forma genuína, quando se gosta do que se faz e quando há retorno, há parcerias. Volte sempre, caso goste. Caso não goste, volte também. ;)

      Eliminar
  5. David?? (parte 208176...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha acho que já está convencido. Quase, vá... Hehehe

      Eliminar
  6. Festa de Casamento, humm :) é sempre linda e sempre cara para quem um extra é sempre caro.. casei-me vai fazer amanha 2 anos e, posso dizer que com muito jeitinho, organização e alguma imaginação sempre se consegue uma festa Bonita :) Eu casei e baptizei o nosso filho na mesma festa (poupança) casamos à tarde e apenas fizemos jantar e ceia (e mesmo assim sobrou imensa comida). Vi preços desde 30€ por pessoa em quintas lindas (fora a decoração). Quanto a vestido o meu fui a uma costureira e ficou 900€ (oferecido) há bem mais baratos na net e em lojas, já vi a 300€ (net) e a 500€ (loja). O fato do noivo também foi oferecido e foi 580€ (com sapatos), ah e os meus sapatos foram 19€ na seaside (em tons de cru). Os convites foram uma foto A6 com um texto impresso em papel com textura, e as lembranças: uma medalhinha com uma fita dentro de um saquinho (a imitar uma pulseira) comprado em retrosarias e/ou lojas de bijutarias e tudo ficou em 200€. Posto isto e tive 100 pessoas na festa, eu gastei 5000€ (45€/pessoa para o jantar, quinta com decoração e bolo incluídos + 200€ convites e lembranças + 300€ animação musical) (fotografo foi um amigo e foi oferta, o fato e vestido foram oferecidos). Não sei se ajudei, mas fica um testemunho ;) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensamos juntar com o baptizado das miúdas :)

      Eliminar
  7. Ola.
    Carro emprestado da minha irma.
    Decoracao feita com bugavilias (k haviam a dar co pau na rua e casa da tia do noivo) dentro de frascos de vidro (da decoracao do casamento da mesma irma) e velas coloridas feitas por mim.
    Decoracao da igreja tambem feita por mim e 2 arranjos comprados.
    Buque feito por mim com rosas fornecidas pela madrinha.
    A madrinha tambem ofereceu penteado e maquilhagem.
    Bolo feito por outra amiga.
    Convites feitos uma parte por mim, outra oferecida e outra comprada.
    Lembracinhas... bem... comprei uns frascos em promocao (1 ano antes do pedido de casamento) e cheios de um salgadinho típico indiano.
    Os numeros das mesas tambem fiz....
    Fiz muita coisa em 3meses (desde o pedido ate ao casamento).
    Gastamos em vestido, fato, fotografia, espaco e algumas bebidas. A comida tambem ofereceu a irma.
    Em vez de lista de prendas,pedimos que nos dessem dinheiro ja que ja estavamos a morar juntos ha algum tempo e nao precisavamos de nada.
    Mas o meu casamento foi uma especie de mini weddding pk nao chegavam a 100 convidados. Foi lindo e gastamos pouco.
    Filomena Amaral

    ResponderEliminar
  8. Li há uns tempos que os portugueses gastam, em média, 20 mil euros com o casamento. Com esse dinheiro, eu e o namorado tiramos uma licença sem vencimento de 1 ano e vamos viajar pelo mundo ;) estamos juntos há 6 anos e queremos engravidar este ano. Quando comemorarmos 10 anos juntos se calhar assinalamos a data e casamo-nos! Mas vai ser no registo, só os 2 espero que já com um filho e os nossos pais. Depois pisgamo-nos os 3 durante um mês para uma viagem e mandamos postais aos nossos amigos e família a contar o que fizemos :) assim vejo-te a casar. Tudo o que seja enormes planeamentos, grandes gastos, muitos convidados,receber dinheiro e prendas dos amigos, roupa que só se usa uma vez, um dia muito espalhafatoso... não tem nada a ver connosco. Por isso, assim nunca será! Algo simples e que meta uma grande viagem pelo meio (que é o que mais gostamos de fazer), será perfeito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive a mesma idéia de pegar no miúdo e no marido e fazer uma viagem com o dinheiro que íamos gastar na festa (que foi aos 10 anos de casamento, que casamos de verdade). Mas depois pensamos que vaijar podemos sempre, e queríamos dividir este momento com a família.
      Então em resumo foi: quinta com decoração incluída, só coquetel antes da cerimonia (que tambem foi la na quinta, no jardim), jantar e ceia; Convites fiz eu e mandei imprimir numa gráfica da faculdade (muito mais em conta); Vestido feitio oferecido por uma aluna minha; bouquet feito por outra aluna; fato comprado diretamente no fabricante em barcelos (sob medida); lembranças feitas pela sogra e madrinha (potes de vidro decorados com amêndoas da Arcadia); a ama do meu filho foi a festa e ficou com as crianças todas duante o jantar; Música (ao vivo e DJ) foram a prenda de outro aluno (é o que dá ser professor, temos gente de todas as áreas).
      E foi a nossa cara, dançamos muito, nos divertimos muito. Mas foi lindo porque recordo com muito carinho o que cada um contribuiu para a realização do casamento. Espero que o seu seja inesquecível como o meu foi.

      Eliminar
  9. Usar o vestido da mãe. Sempre terá que fazer uns ajustes mas para além de poupar terá um simbolismo especial. Eu casei com o da minha mãe, todo ele com renda francesa um estilo vintage bem actual. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a ideia, mas acho um bocado impossível por a minha mãe pesar na altura menos de 50kgs e eu ser uma senhora de 70 e tal. ;) Será que dava à mesma?

      Eliminar
  10. Joana, aproveita que agora estás por Santarém e faz o casamento por aí que as quintas são mais baratas! Casei à dois anos e ficou à volta dos 12000. Eram 130 pessoas, almoço e Buffet à noite com mesas de tudo e mais alguma coisa. Uma coisa que sempre disse que iria poupar e que não consegui foi o vestido de noiva, assim que me vi dentro do meu vestido perdi a noção de "muito caro". O valor já inclui a lua de mel a NY. Uma das coisas que hoje faria diferente era o fotógrafo. Foi demasiado caro e tirou-me tempo com os meus convidados... aí... casava-me outra vez já amanhã se não chovesse 😁

    ResponderEliminar
  11. Hoje em dia consegue-se um casamento com bom gosto e por menos dinheiro (as quintas são sempre caríssimas)! Eu tive um casamento "by the book há quase 7 anos, oferecido pelos pais e apesar de ter economizado uma série de coisas tive alguns caprichos que hoje teria abdicado, mas pronto, foi um dia lindo :) cá ficam algumas ideias baratas: pedir a amigo talentoso para fazer a parte gráfica do casamento e pode ser a prenda dele para vocês, depois é só imprimir (eu tenho um tio arquitecto que fez essa parte); fazer a festa num restaurante giro, só jantar ou só almoço, não é preciso ter buffets de tudo e mais alguma coisa; mandar fazer o vestido (berrem mais barato que comprar feito!);encomendar toda a decoração no aliexpress (milhares de coisas giras);dispensar lembranças e respectivos cestos (ninguém quer mais tralha!);fazer próprio bouquet ou alguém que ofereça!; procurar fotógrafo em conta, bem como DJ. Eu não tive vídeo mas de certeza que para vocês é fácil arranjar alguém! Usar véu ou acessórios de família ou emprestados...enfim pode-se ter um dia especial e inesquecível com pouco mas com gosto. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  12. Não sou exemplo uma vez que foram os meus pais e sogros que pagaram, mas posso dizer que casei numa quinta espectacular com 100 convidados e incluía dormida para nós e família próxima. Ficou por 7500€. O vestido foi prenda da madrinha e as alianças do padrinho... Fiz eu os convites e gastei à volta de 30€ lol as lembranças fez a minha sogra...
    Aproveito para te dizer (permite-me a ousadia de te tratar por tu) que tive ontem o meu segundo bebe com precisamente 39 semanas, o Duarte. O mano Dinis (2A) veio logo conhecer e correu bem (não ligou assim muito mas parece que foi para casa a dizer que as maminhas eram dele e o mano não podia beber leitinho!). Desejo que aí corra tão bem como aqui

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha! Felicidades para o Duarte, para o Dinis e para ti!!! <3

      Eliminar
  13. Joana, qual a quinta desse casamento das suas fotos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a Quinta do Hespanhol, em Torres Vedras. Fiquei apaixonada!

      Eliminar
  14. Eu também estou assim, 40 anos, duas filhas e cheia de vontade de me casar, coisa que nunca antes tinha pensado....antes disso gostava de ter o menino eheh

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana....e o meu casamento...o meu casamento! Casei fez este ano 9 anos (sim...para o ano é a valer!). Casei no mesmo dia que a minha irmã, no dia do aniversário do nosso avô materno. Era sexta-feira santa! Não sei se poupámos pois foi pago pelos meus pais (o meu pai não aceitou o dinheiro dos meus sogros e este serviu para pagar a animação, o fotógrafo e o restante foi dividido entre mim e a minha irmã! Tinhamos cerca de 210 convidados de 3 familias diferentes! Mas penso sempre que poupamos pois só a familia do meu pai eram 80! A primeira coisa que comprei foram os meus sapatos (40€) e o vestido, véu e tiara foi a minha madrinha que ofereceu; usei um saiote armado de uma amiga (algo emprestado) e desse valor ainda ofereci o vestido da menina das alianças. Casei num feriado e tive que pagar mais para a conservadora ir ao espaço onde fiz o copo de água. O meu pai é militar e o casamento foi num palacete do século XVII em plena Rua de S. José, junto à avenida da Liberdade! Fechado a público...foi uma maneira de dar a conhecer à família uma riqueza do património nacional com frescos no teco e candelabros de cristal! Lindo!As fotos foram mais baratas pois foram tiradas por um amigo de família, as flores e decoração foram tratadas por nós noivas e pela minha mãe, as lembranças foram feitas por nós com a ajuda da mãe e madrinha, a esteticista era uma amiga que fez um preço especial, a cabeleireira também (mas também tinha o cabelo pelo rabo logo dificil de fazer algo lindo sem ajuda!) e a maquilhagem fui eu mesma que fiz! Como casei na Páscoa, as viagens eram muito caras e acabámos por fazer uma subida no Douro oferecida por um dos convidados! Ficou combinado fazer a lua-de-mel quando festejassemos 1 ano mas já não deu...estava grávida de 7 meses... talvez seja a única coisa que me arrependo...não ter gozado logo a lu-de-mel! A lingerie comprei eu mesma na intimissimi (ainda as tenho), os brincos foram um presente para a vida da minha mãe (swarovski) e a liga azul foi oferecida pela loja onde comprei o vestido. Vesti 4 e escolhi no próprio dia...e voltaria a casar com o mesmo, sem dúvida....amo o meu vestido e custou cerca de 650 euros!!O meu marido casou com um smoking alugado (80 euros) e a mãe ofereceu-lhe a camisa e o laço que ainda tem e não mais usou. Comprou uns All Star em pele maravilhosos e casou com eles (ainda os tem).No total, sei que o casamento custou cerca de 14000 euros mas eram dois e não um!
    Acho que o mais importante é que o teu casamento (ou melhor, o vosso) vos defina e que tenha tudo a ver convosco. Quando, onde, com quem e como só a vós diz respeito....e o resto são pinuts! :-)

    ResponderEliminar