5.27.2016

Não dormiu a sesta!

O sono sempre foi uma das preocupações que eu tive com a Irene. Desde que ela nasceu, até acho que foi o que me fez "passar para o outro lado": não conseguir pô-la a dormir a primeira sesta a tempo de conseguir adormecê-la na segunda. Se sofria de ansiedade? Epá, sim. E juntar ansiedade e maternidade é quase pior que gasolina e um lança chamas. Depois daí, fiquei mais calma e também ela passou a dormir só uma sesta por dia (não a conseguir adormecer também poderia ter que ver com o facto de pasmem-se: ELA NÃO TER SONO) o que tornou tudo mais fácil. Há mais de um ano que não há problemas com as sestas. É hora de ir dormir, ela dorme, tranquilinho. 

Menos ontem. 

Ontem não adormecia por nada deste mundo e eu, parva, insisti imenso. Claro que resultou em choradeira e eu, de coração apertado, a tentar perceber as consequências de uma desistência da minha parte. Fiquei triste porque queria ir com ela ao Jardim Zoológico a seguir e queria que ela fosse descansada para ir mais tranquila. Não consegui e confesso que fiquei algo quentinha de nervos por causa da situação. O Frederico é que me disse (depois de também tentar): "Joana, não quer dormir, não dorme". E eu: "mas eu queria ir ao Zoo e já lhe tinha dito que íamos!". Ele: "E vais!". E... realmente!  Tanto que fomos. 

Foi uma óptima decisão porque pode realmente aproveitar o Zoo, não era como eu fantasiava saltar uma sesta (como vos expliquei, a última vez que vi a Irene sem uma sesta foi há mais de um ano) e isso fez com que começasse a questionar próximos eventos onde, se ela não dormir uma sesta, não será assim tão grave. Tem é de compensar. 

Querem ver as fotos? Beijinhos às mães que, apesar do meu aspecto domingueiro, me reconheceram. Desculpem estar tão acanhada, mas apesar de parecer "toda à vontade" é só quando estou preparada para isso, senão foi aquilo que se viu: timidez. 

Joana Paixão Brás, já sei que são muitas fotografias e tenho de aprender a ser mais selectiva, mas não consigo tirar fotos daqui, gosto de todas. Vai-te parir e não me chateies a cabeça. ;)










































8 comentários:

  1. Joana, e se lhe disse que a seguir à sesta iam ao zoo, pode bem ter sido por ter ficado entusiasmada com isso na ideia que não quis dormir, hein?
    Está linda, mesmo com papos de quem não dormiu a sesta debaixo dos olhos! ;)

    ResponderEliminar
  2. Desde que começou a adormecer sozinha de noite que a Lara se recusa a dormir a sesta. Em casa porque na creche dorme.
    Eu stresso imenso. tento obrigá-la a dormir e ela farta-se de chorar e espernear... Até que desisto. Sinceramente, acho que fico nervosa demais e se calhar a sesta não é assim tão importante... Não mais que a minha tranquilidade e a dela.
    O que acontece depois é irmos passear de carrinho e ela adormecer ao fim de 5 minutos.

    ResponderEliminar
  3. Joana epa se ainda não te disseram eu digo te: deixa de ser assim stressada com a miuda! É precisonficares histerica porque ela não quis dormir a sesta? Ao fim deste tempo todo a ler-voa continuo sem perceber porque es assim?!!
    A minha filha de 20M já dormiu muito boas sestas no carrinho de passeio,no automovel...e??? E muitas outras que não dormiu!
    Obviamente que temos rotinas tem regras mas ao fim de semana temos é que aproveitar que a vida é curta!
    Deixa te disso e não te metas noutro filho antes de te curares! Quem te avisa teu amigo é!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguem tambem está stressado sem necessidade 😁

      Eliminar
  4. Se a procupaçao genuína de uma mãe com o sono da criança, que é de facto um factor muito importante para o desenvolvimento, é sinônimo de stress...então eu sou a mais stressada de todas! Admito que entro em paranóia! Beijinho para todas as " stressadas".

    ResponderEliminar
  5. Deixa lá q tb sou assim com as sestas.. neste momento estou à espera q durma para sairmos :p

    ResponderEliminar
  6. Também sou uma stressada com as sestas e tenho muito orgulho nisso... tenho uma filha muito alegre, inteligente e saudável :-) logo o que faço é bem feito!! E sestas são só até ao 4 anos..depois tenho a vida toda pela frente para aproveitar o dia sem pensar nisso. beijinhos às stressadas como eu

    ResponderEliminar