6.25.2019

O que fariam, no meu lugar?

Agora que estamos em finais de anos lectivos, reuniões de pais e tal e tal, trago este tema à baila.

Já vos falei várias vezes (aqui e aqui) do meu contentamento com a escola onde as miúdas andam. Às vezes tenho pena de não poder revelar, mas isso seria expor (ainda) mais as nossas vidas e rotinas e não gosto. [nunca tive grandes dúvidas em publicar fotografias delas, mas não adoraria a sensação de se saber qual a escola nem onde vivemos]. - Se gostavam de ver escolas alternativas, há já vários grupos de FB sobre o assunto, com testemunhos, ideias e recomendações.

Mas bem, resumindo, elas andam numa IPSS que tem modelo Movimento Escola Moderna e estamos todos muito satisfeitos. Tenho este ano para pensar no que fazer. A Isabel, daqui a um ano, terá de mudar de escola, mas gostava que passasse para outra com o mesmo modelo e, provavelmente, com alguns dos colegas. 

A minha dúvida é se manteria a Luísa na mesma escola, com os colegas actuais ou se, tendo a outra escola pré-escolar, a tentaria mudar logo com a irmã. Por um lado, penso que pode ser bom continuarem as duas juntas, na mesma escola. Além de que - sejamos francos - me facilitaria muito a vida ir levar e buscar apenas a uma única escola. Por outro, fico com alguma pena de afastá-la deste sítio onde é tão, mas tão feliz.




Isto são tudo hipóteses já que nem sei ainda se haverá vagas, mas gosto de começar a levantar estes caminhos com alguma antecedência para ir pensando, devagar, e não tomar decisões já em cima do joelho e com alguma ansiedade. Assim, vou gerindo melhor.

O que fariam (claro que dependerá sempre muito de cada criança e adaptação, etc, etc, mas...)? 

Irmãs na mesma escola e vida dos pais facilitada ou manter o que está bom e mudar só o que tem mesmo de ser? :) 








Fotos lindas!!!: THE LOVE PROJECT 
(marquem sessão com a Joana, que não se vão arrepender)



11 comentários:

  1. Para que a mais nova nao sinta que tem de andar sempre a reboque da mais velha e que a sua estabilidade também é importante, deixá-la estar onde está. No meu caso tenho sempre uma primeira opiniäo pessoal que pöe a justiça em primeiro lugar, mas pergunto-lhes sempre o que querem fazer elas, exponho o meu raciocínio e chegamos juntas a uma conclusäo. Poder ser que a mais nova até queira ir com a mais velha e aí tem a vida facilitada e 100% guilt-free ;-)

    ResponderEliminar
  2. Deixaria a Luísa na escola onde está. Não vejo assim tantas vantagens para elas (para si são inegáveis) estarem na mesma escola, até acho que lhes vai fazer bem.

    ResponderEliminar
  3. Pergunta à Luísa! Com linguagem simples, tipo: "a mana está crescida e vai mudar de escola. Tu podes ir tb. Queres ir para a escola da mana ou ficar na tua com os teus amigos? ". Também depende mt do quão longe seria a escola nova, se os horarios seriam os mesmos ou não, pq perderes horas a fazer piscinas acaba por ser prejudicial para a dinâmica familiar (e nesse caso, eu mudaria a Luisa, tb). Se forem relativamente perto, acho q se a Luísa quiser deves mante-la onde está, pq nisto da educação, em equipa q ganha não se mexe. :)

    ResponderEliminar
  4. Só trocava a mais nova se ela assim o quisesse. Se não, vai sentir que tem que andar para trás da irmã para todo o lado, mesmo que não o queira.

    ResponderEliminar
  5. Joana,como sei bem quais são as escolas e não são assim tão longe uma da outra, apesar do trânsito, não será assim tão difícil manter a Luísa onde está. Acredito que ela será feliz em qq uma delas, que de diferentes não têm nada a não ser o local.

    ResponderEliminar
  6. Num mundo perfeito perguntava à mais nova, pensava mesmo o que seria melhor p ela... no mundo real, e partindo do principio que a outra escola é otima tb, iam as 2 p a mesma p facilitar a munha vida(e no fundo a da familia)

    ResponderEliminar
  7. Sempre o que for mais prático, dentro do que suficientemente bom para as crianças, claro!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho os dois em escolas diferentes precisamente por esse motivo.
    O mais velho teve de sair do colégio que frequentavam porque terminou o ciclo de estudos aí existente e foi necessário transferi-lo para um novo colégio. A irmã continua no colégio "antigo" porque é um estabelecimento de ensino que os miúdos adoram e no qual tenho muita confiança, mesmo que isso implique atravessar a cidade de uma ponta à outra para fazer a distribuição das crianças. Na maior parte das vezes a mãe leva um a um lado e o pai leva o outro.
    Como vê, tudo se consegue; no seu caso até não deve ser tão dramático, pois agora não tem horários laborais rígidos para cumprir.

    ResponderEliminar
  9. Eu mantinha a mais nova onde está. E se calhar não perguntava, porque mesmo que dissesse que queria ir com a irmã, até que ponto é que ela tem noção das implicações reais dessa mudança. Será que uma criança tão pequena pode ter a palavra final sobre a escola onde quer estar? E depois, será que ia ficar melhor na nova escola? Acho que essa decisão só cabe aos pais, pelo menos nestas idades tão pequenas. Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Mas a Luísa vai ter que mudar daqui a 3 anos, se mudar já tem a companhia da irmã, dá mais jeito aos pais e evita a mudança no futuro.

    ResponderEliminar