6.04.2019

Temos tido azar com os professores de natação...

Não consigo explicar porquê, embora tente e muito.  Esta foi a segunda vez que tentei inscrever a Irene na natação. No ano passado fiz o mesmo e o cenário foi IGUAL - antes que alguma hater venha para aqui dizer "qual é que é a variável comum? tu!", também eu já pensei nisso e, sabem que mais? Acho mesmo que é "azar". 

No ano passado, inscrevi a Irene numa das piscinas que frequentei durante mais tempo e, antes da professora chegar, houve duas aulas em que teve um rapaz que a substituiu. O rapaz era super divertido, brincalhão e, no meio da brincadeira, lá ensinava o que era preciso às crianças. 

Tenho várias motivações para inscrever a Irene na natação: as óbvias e eu adorar nadar e querer fazê-lo ao mesmo tempo.

Depois, quando conheceu a professora, nada sorridente mas muito focada no "trabalho", a Irene disse que não simpatizava com ela. Que ela era antipática. 

E sabem que mais? Tinha razão. A professora, naquele dia, não estava especialmente simpática. Expliquei à Irene que todos temos dias e que iríamos tentar novamente e quase de certeza que a professora já estaria mais bem disposta... mas não. 



Fazer natação naquele momento (e agora) não é algo que seja crucial e fundamental e, por isso, não ia obrigá-la a estar com uma professora que não a fazia sentir-se segura ou que tornasse a natação numa espécie de início de formação para competição ou lá o que é. A questão técnica, aos 3/4 e 5 anos não é algo que me interesse muito, honestamente. Quero que não se afogue e pronto. Se um dia ela tiver gosto por nadar, depois aprenderá a nadar. E lá fará os festivais como a mãe e ganhará as suas medalhinhas que alguém comprará naquela loja que "tem tudo para o desporto". 

Não a obriguei. O meu papel é dizer-lhe que ela não merece ser tratada assim e quero mesmo contribuir para a felicidade da minha filha. Alertei a "piscina" para a reacção da Irene, perguntei se havia outros horários com outra professora e não, não havia. Assim ficámos "em águas de bacalhau". 

Este ano, inscrevi novamente, até para ir com as amigas Luísa e Isabel. E voltou a acontecer o mesmo. As miúdas da Joana estão óptimas e nada disto as afecta. Só a mim e à Irene que devemos ter uma sensibilidade particular ou, então, como pensarão algumas de vocês, somos umas "con*s de sabão". 

Seja como for. 

Reparei que não era aquele tipo de ensino que queria para a Irene. E ela também deixou isso bem claro. Na primeira aula - que curioso - teve um professor substituto que era brincalhão e simpático (talvez por não ser aquela a rotina dele) e, na aula seguinte, quando chegou a professora residente (não sei se isto se aplica também aos professores de natação ou só aos DJs), o ambiente foi completamente diferente. A reacção da professora à inscrição de duas novas alunas foi notoriamente de desagrado (poderá estar hiper mega ultra sobrecarregada e não ter as melhores condições para trabalhar e estar muito frustrada e cansada) e reparei que o trato com as crianças não era afectuoso, era apenas directivo. 

A Irene também me chegou a contar alguns episódios que não tenho a certeza se terão acontecido mas, o facto de eu não conseguir dizer a pés juntos que não aconteceram, faz-me não ter dúvidas e mudá-la de turma ou de sítio - ainda não fui ver outras opções. 

Falei com uma mãe que é isto que ela procura para a filha dela e não julgo. Cada uma de nós teve educações diferentes, tem objectivos diferentes e procura dar coisas diferentes aos filhos. A Irene e eu não nos sentimos bem nestes casos e recuso-me a pensar que sou eu quem está errada. Não me parece ser errado procurar um local ou professor que ensine as crianças a nadar de forma divertida e com afecto. 

Ainda para mais algo... lúdico, por favor!

Posto isto, querem dar dicas de sítios em Lisboa? Please?



29 comentários:

  1. As piscinas do slb.. com o prof Edgar! 😁 és a maior oh Joana!

    ResponderEliminar
  2. Não estarás à procura de uma escola idealizada por ti mas que na realidade não existe?

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem 4 anos e anda no estrelas em Alvalade e todos os profs são ótimos. A Dela é a Margarida, mas já aconteceu ter outro pq a prof faltou ou eu mudar de dia e são todos excelentes, divertidos e super atentos. Ela adora. No final da aula há sempre espaço para brincadeiras dentro de água! Super recomendo .

    http://www.estrelas-sjb.pt/modalidades/natacao/

    ResponderEliminar
  4. Joana já ponderaste seres tu a ensinar a Irene a nadar? Se é lúdico que Queres, sem stress e confusões, procura uma piscina em horário livre ou vai para a praia e ensina-a. Connosco foi assim. A minha filha mais velha pediu para tirar as braçadeiras o ano passado com 5 anos e já nada bem. Há pessoal que é "bem mandado", e há pessoal que não é. Os professores de natação simplesmente não têm tempo para se pôr com diversões. Eu não acho fundamental andar na natação. Nem tudo na vida tem de ser levado como os outros fazem. O que é natural e subjacente ao ser humano é que nos adaptemos às circunstâncias e convenhamos que nenhum desses garotos vai ser o Phelps ������ beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Não tenho dicas mas também não acho que os professores tenham de ter afeto para com os alunos. Têm de ser corretos, didáticos e pedagógicos. Afeto é algo que se dá a quem se gosta e com quem se tem um relacionamento especial e com alguma continuidade. Espero que encontre o que procura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. plenamente de acordo!

      Eliminar
    2. Ai meu Deus!!! Quem trabalha com crianças se não tem afectos tem o que? Como se conquista a confiança de uma criança para se sentir à vontade para aprender a nadar? A dançar? A cantar? A tocar um instrumento? As crianças não são adultos, e precisam de segurança emocional para se relacionarem, e terem confiança para basicamente tudo! Quando se fala de afectos, não é andar aos beijinhos e abraços a criança!!

      Eliminar
    3. Mais próximo de uma máquina e menos de um ser humano. Ser afectuoso com crianças? Que ideia peregrina.

      Eliminar
  6. Tive um problema semelhante. Decidi pôr o meu filho na natação antes dos 2 anos para que tivesse uma actividade divertida e aprendesse a nadar cedo. Acontece que o professor não era nada empático e, para além de não fazer um esforço para o cativar, eu tinha a sensação que tinha embirrado e portanto tinha um certo gosto em "provocar"... Enfim, retirei-o da natação com grande pena, mas voltará mais tarde...

    ResponderEliminar
  7. Holmes Place Oeiras. Antigo Virgin Active!!

    ResponderEliminar
  8. Holmes Place Oeiras, antigo Virgin Active!

    ResponderEliminar
  9. Piscina dos bebes nas docas. Excelente.

    ResponderEliminar
  10. A minha filha anda na piscina desde os 3 anos. Dos 3 aos 5 era uma atividade promovida pelo Jardim de Infância, agora que anda no 1.º ano, inscrevi-a eu. Ela adora! E pelo o que posso observar, o professor é rigoroso e brincalhão ao mesmo tempo. Aos 4-5-6 anos um professor tem que ter sensibilidade em ensinar e cativar ao mesmo tempo. Não só na natação mas também na escola, no ballet, na música... na catequese... Sei de casos que as crianças mudaram de horário porque o professor que tinham era sisudo, berrava... não somos obrigadas a sujeitar os nossos filhos, numa atividade extra-curricular, a conviver com quem não se dão.
    Joana, não sou de Lisboa por isso não posso dar sugestões. Só acho que não estás a exagerar e fazes bem em procurar um sítio onde a Irene vai aprender a nadar divertindo-se!

    ResponderEliminar
  11. Piscina do GCP em Campo de Ourique, professor Gonçalo!

    ResponderEliminar
  12. Joana, em Benfica tens o Complexo Desportivo da Junta de Freguesia. Tem natação para crianças e é barato.

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que já percebeste de quem é o problema.

    ResponderEliminar
  14. Passamos pelo mesmo! E adorava saber onde - na zona do grande Porto - há uma piscina que vá de encontro ao que a tua Irene precisa (e por conseguinte a minha filha)!!!

    ResponderEliminar
  15. GO fit dos Olivais, Professora Mafalda ou Professora Rute. Também gostei do professor Pedro Gaspar que infelizmente saiu do ginásio. Tive esses problemas com o meu filho, deixou de ter natação no colégio porque era um trauma e no GO fit Olivais ele passou a gostar da natação, claro que com muita paciência dos professores.

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana! Piscinas do Oriente (Parque das nações)!
    A minha filha anda lá desde os 2 anos e até agora 5*. Mas até aos 4 anos, penso eu, tem de ir um adulto para dentro de água com a criança.
    Qqr duvida diga! ;)

    ResponderEliminar
  17. Joana não tenho nenhuma sugestão de piscina a dar, mas percebo o que dizes. Senti o mesmo com a minha filha: o professor de natação era competente mas pouco empático. Ela tinha receio em mergulhar e ele queria forçá-la. Quanto mais forçava, mas ela recusava-se. As aulas eram completamente diferentes quando era com a professora substituta. Ela ria-se, divertia-se e lá ia mergulhando. A diferença está mesmo na forma como lidam com os miúdos. Como entendem as diferenças e respeitam-nas, forçando um pouco aqui e ali mas com tato. Não é fácil, mas é possível e desejável. Boa sorte nessa procura :)

    ResponderEliminar
  18. Bom, diria que terá de continuar a procurar ou então dar tempo à Irene para se adaptar. Os meus filhos frequentam piscina em Cascais e lá integram turmas consoante o nível que tiverem. Sempre que atingem os objectivos desse nível passam ao seguinte. Significa que podem mudar de professor e turma várias vezes por ano.
    Da minha experiência pessoal mais do que professor os miúdos precisam tempo dentro de água. Uma mãe já sugeriu que fosse com ela, o que não é nada má ideia.

    ResponderEliminar
  19. Olá, vou deixar o meu testemunho, porque talvez possa ajudar.

    A minha filha (da idade da Irene) esteve pela primeira vez na natação/adaptação ao meio aquático quando tinha 1 ano. O professor era excelente. eu ia com ela para a piscina, mas simplesmente ela não gostou quando começou a complicar (tentar por a cabeça de baixo de água), começou a chorar sempre que estava perto da piscina e acabamos por cancelar.

    No inicio deste ano letivo voltámos a tentar, porque ela adora estar na piscina connosco e disse que queria. Uma vez mais um professor super simpático (amigo nosso e com quem ela brinca bem fora do ambiente piscina) e após uns 3 meses ela começou a choramingar, a ficar ansiosa, não fazia todos os exercícios na aula...até ao dia que durante o fim de semana esteve sempre a perguntar quando tinha natação e quando eu disse que era no dia seguinte ela antes de adormecer começou a chorar compulsivamente que não queria ir. Obviamente que cancelamos.

    A minha filha adora estar dentro de água, na piscina e nos resorts ela está super bem , até tenta por a cabeça de baixo de água por sua iniciativa. Ela simplesmente não se adapta às aulas de natação. Não é culpa do professor..é mesmo dela. Talvez se passe o mesmo com a Irene.

    A nossa solução provavelmente irá passar por ter aulas sozinha com o pai, uma vez que tem essa facilidade por trabalhar no mesmo local das aulas de natação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Sei que há uma piscina nas Avenidas Novas, é da Junta e os residentes da JF têm desconto. Andei lá com a minha filha com 6 meses, entretanto depois desse verão deixei de ir por isso não tenho experiência recente.

    ResponderEliminar
  21. Olá, eu teria feito o mesmo que a Joana! A minha dica (não sei se dá jeito geograficamente) é piscina da Portela gesloures. Tenho 3 filhos. Andam lá os 3 e começaram desde pequenos. A mais nova tem 3 anos está com a Prof. Catarina que é querida querida.No início do ano calhou um Prof. que era novo lá e com o qual não houve empatia, eles compreenderam e mudaram-na de turma sem levantar questões. Com os irmãos sempre correu bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Sou do Porto, por isso sítios em lx não faço a mínima. Mas tenho a minha miúda desde os 3 anos na piscina, são piscinas municipais, mas a diferença é feita por quem lá trabalha. A professora é ótima, tem autoridade mas faz imensas brincadeiras e também puxa por eles, nota-se bem a evolução dos miúdos. Boa sorte e tenta ver outros sítios mas não desistas.

    ResponderEliminar
  23. Tenho a minha filha com 4 anos no Holmes Place de Oeiras há cerca de 1 mês. Fez aula experimental e só dps fiz a inscrição. A aula experimental foi com um professor e em horário diferente do q dps ficou mas tanto esse como a professora atual foram uns queridos e super compreensivos. Ela ainda tem algum medo mas eles passam-lhe confiança e são super atenciosos. As turmas tb são reduzidas o q eu acho q ajuda. Existem vários Holmes Place em Lisboa, é experimentar ��

    ResponderEliminar
  24. Professor Luís no cluve vii ou holmes place de oeiras, é top! Só mudei por incompatibilidade de horários mas foi professor do meu filho durante 2 anos

    ResponderEliminar
  25. Joana, sem questionar a necessidade de mudar de professor já pensaste que a Irene irá encontrar imensas pessoas pela vida fora com diversas personalidades? Quando leio muitos dos teus textos (e atenção que concordo com muitos deles) fico sempre com a sensação de "redoma"... Seria bom termos todos valores positivos semelhantes mas isso infelizmente ainda não existe. Será que não os temos de preparar para lidar com diversos tipos de pessoas? Infelizmente não vão poder sempre evitar ou afastar... sei que apenas tem poucos anos, não acho que tenha de ter a maturidade de um adulto, mas será que não devemos dar desde pequenos ferramentas para poderem "dar-se";neste mundo complexo em que vivemos? Enfim, é apenas uma reflexão... Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Não me parece que aqui o problema esteja nos professores, nem sequer na Irene. É mesmo a Joana que tem um problema. Qual o mal de um professor não ser brincalhão. O que importa é que seja competente, não simpático.

    ResponderEliminar